Estudantes gaúchos são destacados na Intercom Sul

No total, 26 projetos de instituições do Rio Grande do Sul foram agraciados na Expocom

Evento aconteceu no último fim de semana na UniRitter - Maíra Bernardo/Agência INQ

No último final de semana, o campus Orfanotrófio da UniRitter, em Porto Alegre, sediou, pela primeira vez, o Intercom Sul. Nesta edição, o evento contou como tema 'Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia'. E, na ocasião, também aconteceu a Expocom, que premiou 26 trabalhos de estudantes gaúchos.

Na categoria 'Cinema e Audiovisual', foram premiados os trabalhos 'Terrorismo Lírico', de Gabriela Bottega Dullius (Unisc); e '313 Experimentos de Gerson - Laboratório Suicida', de Emmanuelle Schiavon Melgarejo (Ufpel). Em 'Rádio, TV e Internet', o projeto 'Jogando com Elas', de Guilherme Maia Gonçalves (UniRitter) foi destacado.

Em 'Relações Públicas', os projetos vencedores foram 'Grupo Focal: Criando Oportunidades para a Aldeia da Fraternidade', de Graziela de Lima (UniRitter); 'A Mostra de Cinema da Unipampa: transformando a arte, a cultura e o audiovisual na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul', de Gabriel Pinheiro Bolzan (Unipampa); e 'Rainbowhost: Inserindo Diversidade na TI. Um Case Redehost', de Julius Almeida Breyer (UniRitter).

Ainda na mesma categoria, foram agraciados os trabalhos gaúchos 'Design Thinking como metodologia para o Planejamento de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional', de Eduarda Campanholi Ferro (Unipampa); 'Website - Influências da Teoria da Persuasão em Relações Públicas', de Laura Garcia Vinhola (UniRitter); 'Vem Para a Unipampa - Os Melhores Anos de Sua Vida - Storytelling Campus São Borja', de Gabrielle Yasmin Menegatti Vieira (Unipampa).

Em 'Produção Transdisciplinar', os destaques foram 'Tentáculos da Condor', de Luana de Oliveira (UniRitter); 'As ações comunicacionais no projeto 'Ressignificando a percepção da comunidade sobre a atuação do conselho tutelar'', de Amanda Vianna Iung (UFSM); e 'Revista Dossiê', de Leonardo da Silva Dutra (UniRitter).

Os trabalhos vencedores na categoria 'Publicidade e Propaganda' foram 'Destinar: uma campanha sobre caminhos', de Martina Bergallo Rodrigues (ESPM); 'Ashua: a beleza de ser você', de Emanuelle Livi Canielas (ESPM); 'Spot 'Não faça Papelão' para o Projeto Transformar - Coleta Seletiva', de Pedro Cobra Lisboa Rosa (Unipampa); e 'Seus órgãos não fazem o caminho. Sua família sabe?', de Laura Graef Hartmann (ESPM).

Seguindo na mesma linha, os projetos 'Palavras', de Ricardo Dorneles da Silva Chies (ESPM); 'Mostra (In)visível: o mundo através da percepção de pessoas com deficiência visual', de Julia Silva Fermiano (ESPM); e 'Distorções Eleitorais - Publicidade e Propaganda UFSM', de Eduardo Melo Moura (UFSM).

Em 'Jornalismo', as iniciativas gaúchas premiadas foram: 'Núcleo de Jornalismo da Agência INQ - Inteligência e Experiência em Comunicação', de Andrew Fischer Sotoriva (UniRitter); 'Agência Síntese', de Bárbara Henn Bitencourt (ESPM); 'Jornal Unipautas - Edições 11 e 12', de Andressa Oliveira Schütz (UniRitter); 'Revista Universus - edições Horizontes e Legado', de Matheus Pereira Closs (UniRitter); 'Podcast Sextou', de Vitória Ramos Nascimento (ESPM); 'Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Água: a Década Internacional para Ação', de Gabriel Masarro de Araujo (UFSM); e 'Os sonhos da prostituição', de Andreza Silveira Ferraz (UniRitter).

De acordo com o professor de Relações Públicas da UniRitter Marcelo Tavares, que foi quem coordenou a Intercom Sul na instituição, receber o evento foi um grande desafio, com seis meses de planejamento, elaboração e montagem. Ele também ressalta que o regional Sul deste ano contou com recorde de trabalhos inscritos. "Foram mais de 1.800. Contabilizamos mais de 50 instituições de ensino de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de participantes de outros lugares - inclusive, tivemos colegas de Portugal apresentando trabalhos".

Tavares ressalta, também, que a escola de Comunicação Social nasceu em 2012 e, em sete anos de história, conseguiu adquirir maturidade e personalidade para sediar um evento do porte da Intercom Sul. "Foi lindo e maravilhoso, dentro de tudo o que planejamos", contou, em conversa com Coletiva.net. Para ele, um dos principais resultados o encontro deste ano foi que, dos 1.800 inscritos, 160 eram alunos ou egressos dos cursos de Comunicação Social da UniRitter. "No total, tivemos quase 300 alunos engajados em função do evento. E, além disso, das 70 categorias da premiação da Expocom, nós conseguimos deixar em casa, 10 prêmios da Expocom Regional Sul. E, agora, vamos concorrer nessas 10 categorias na Intercom nacional, em setembro, em Belém", completa.

No evento, reuniram-se pesquisadores, alunos e profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Produção Audiovisual. O encontro regional foi uma das prévias para o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom nacional, que este ano ocorrerá na Universidade Federal do Pará, em Belém, entre 2 e 7 de setembro.

Comentários