As sensações das cores nas campanhas de marketing

Por Gustavo Loureiro O impacto das cores em nossa vida é maior do que imaginamos. Tudo em nossa volta é colorido e esse é …

Por Gustavo Loureiro
O impacto das cores em nossa vida é maior do que imaginamos. Tudo em nossa volta é colorido e esse é o universo do homem, acostumado a  cenários como o azul do céu, o verde das árvores, o vermelho alaranjado do pôr-do-sol, etc. Por isso, as tonalidades atuam diretamente a emotividade humana, produzindo sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva.
Experiências psicológicas têm provado, na área da saúde, que há uma reação física do indivíduo diante da cor, por exemplo, o vermelho é puramente excitante e  azul provoca efeito totalmente contrário.  Se usarmos da nossa própria percepção, lembraremos que já tivemos a sensação de tranquilidade ao olhar para a cor azul ou já nos sentimos agitados ao nos deparar com a cor vermelha. Por ser expressiva, as tonalidades possuem a habilidade de, mais que qualquer outro elemento, liberar as reservas criativas do indivíduo.
Tão poderosas como as palavras, as cores desempenham alcance direto sobre a disposição de espírito ou humor, a conduta e a decisão de adesão ou compra do consumidor. Para se ter uma ideia, a cor aumenta em 80% o reconhecimento de uma marca. Isto pode ser utilizado também nas campanhas de marketing, pois as impressão colorida e personalizada aliadas a mídias digitais chegam a ser  quinze vezes, mais eficientes, ou seja, mais vistas e observadas com atenção.
Por isso, além das informações relevantes dos impressos, as cores precisam ser muito bem pensadas na hora de criar ou de escolher cartão de visitas, cartazes, flyers, folhetos, marca página, cartões postais, convites de aniversário personalizados, pastas, calendários, entre outros impressos, pois podem fazer toda a diferença e atrair ainda mais o público alvo.
Segundo um estudo chamado Colour Assigments, há diferenças entre preferência das cores entre homens e mulheres: eles preferem azul, verde e preto, enquanto elas têm uma queda maior pelo azul, roxo e verde.  Quanto as cores menos simpáticas ou aceita por homens estão o marrom e o roxo e para as mulheres o marrom e cinza.
Mas, além das cores é necessário prezar pela visibilidade, acabamentos personalizados e dados variáveis.  Dentro do conjunto criado, é necessário influenciar o público alvo através de cores isoladas, que servirão de guia dentro do material promocional criado.
Gustavo Loureiro é gerente de e-commerce.
[email protected]]
 

Comentários