A nova agência grande

Por Cristiano Fragoso, para Coletiva.net

Já se mediu o tamanho das agências de comunicação pelo número de funcionários, porte das marcas que compõem a sua carteira de clientes, faturamento e premiações. Mas, com o turbilhão de mudanças que nossa atividade atravessa, esse parâmetro ficou confuso. O critério informal onde classificávamos as agências como pequenas, médias e grandes se perdeu no tempo.

O mercado tem buscado formatos inovadores que consigam dar conta dos grandes volumes de demandas estratégicas e táticas das marcas com velocidade e profundidade. As maiores reclamações das antigamente consideradas 'agências grandes' por parte dos clientes são a falta de agilidade nas entregas e a burocracia dos processos internos. Porém, na hora de trocar o formato tradicional por uma empresa mais enxuta, sempre surge a insegurança: "Será que vão conseguir atender minhas expectativas?".

Eu, como planner, construí minha carreira pensando em estratégias criativas para negócios e empresas. Mas nunca tinha tido uma oportunidade real de aplicar o meu conhecimento e olhar analítico para as agências onde passei.

Até que um dia, a Liana Bazanela me chamou para fazer acontecer o projeto da DeBrito no Sul do País. A ideia era sedutora: transformar a unidade da agência paulista em Porto Alegre numa opção inovadora para o mercado, com espírito e linguagem jovem, focada em fazer negócios para seus clientes oferecendo soluções criativas com base em comunicação.

O desafio era fazer a gestão conjunta deste projeto, gerar visibilidade e crescimento, tornando-o desejável pelo mercado. E lá fomos nós. Depois de algum tempo, diversas aprendizagens e muito trabalho, a DB_SUL se consolidou como uma agência capaz de atender com excelência marcas de todos os portes.

Muita gente que acompanhou esse processo de crescimento pergunta qual é o segredo. A resposta é simples: pessoas.

Nós entendemos que uma agência é feita das pessoas que atuam nela. São elas que aprendem, entendem e traduzem as demandas. São elas que trazem seus aprendizado e critérios, suas visões de mundo para cada projeto. É essa conexão de sentimentos, percepções e raciocínios que fazem de cada entrega algo único. Por isso, o trabalho apresentado aqui faz sentido para os consumidores das marcas dos nossos clientes que, afinal de contas, também são pessoas.

Em junho, a DB_SUL completa nove anos. Estamos construindo com nossa equipe um projeto sólido de futuro, onde de forma colaborativa vamos idealizar, projetar e fazer acontecer uma agência cada vez mais diferente e eficiente. Um lugar feito de grandes pessoas, que emprestam seus talentos, suas ambições e uma vontade enorme de fazer realmente parte de algo bacana, leve e feliz.

Pode não ser a única. Mas, para nós, essa é definição de agência grande mais conectada com o momento: um negócio onde as pessoas são tudo. E, inclusive, são maiores que a própria empresa. Assim é a DB_SUL. A nova agência grande.

Cristiano Fragoso é head de Planejamento da DB_SUL.

Comentários