Eleições: o desafio de comunicar com a Região Metropolitana

Por Nataniel Corrêa, para Coletiva.net

Mais do que nunca, a comunicação cumpre, nos dias atuais, um papel fundamental nas campanhas eleitorais. A mudança dos formatos e formas de comunicar, na qual a TV perde espaço a cada dia mais para as redes sociais e, paralelamente, para as fake news, exige uma comunicação qualificada. Desde as últimas eleições municipais, quando a campanha ganhou os curtos cerca de 45 dias, foi preciso dobrar a atenção e a agilidade nas respostas aos boatos plantados na rede social.

Nossas cidades da Região Metropolitana guardam entre si muitas semelhanças. Além de periferias e cidades que enfrentam dificuldades nos serviços públicos ofertados, os políticos e todos que participam da realização de políticas sociais sempre enfrentam o desafio de comunicar com um grande número de pessoas, principalmente com recursos escassos. O papel do jornalista, neste caso, é desafiar os grandes veículos, buscando espaços na mídia espontânea e de forma espontânea também nas redes.

Ainda que seja preciso pensar nas formas de comunicar - seja via Escola de Frankfurt ou via Gateekeper, onde alguém guardava e entregava a informação da forma como quisera que fosse entendida, é preciso muito mais atenção para entender como a comunicação chega nas pessoas na era da rede social. Teóricos propagam a morte do Facebook. Concordo, mas ainda reconheço seu poder de comunicar com nossas periferias.

Nas últimas eleições para o pleito municipal, a cidade de Gravataí viveu alguns momentos de desafio dobrado, ao passar por duas eleições. Além de convencermos a população a aprovar um governo em pleno desenvolvimento, foi preciso mostrar às pessoas que era fundamental enfrentar as urnas. Por fim, com uma equipe enxuta, mas absolutamente dedicada, vencemos.

Neste ano, aceitei o desafio de integrar novamente uma equipe de campanha eleitoral. Mais uma vez, não é fácil encarar praticamente os mesmos desafios, cada vez mais com o reduzido tamanho da televisão, que tanto entra na casa e na vida das pessoas. Para tanto, lutamos para mostrar às pessoas a importância de votar e, conscientemente, escolher alguém que realmente as represente. Alguém será eleito e venderá a bandeira de falar em nome da população, então, quanto mais essa pessoa conhecer nossa realidade, mais poderá fazer pela melhoria da vida das pessoas.

Para isso, é preciso "vender" ideias e ideais da melhor e mais honesta forma possível. Nós apostamos no fato de que aquele que conhece a aldeia é o que melhor pode fazer pela população, que tanto paga e tanto espera dos nossos governantes.

O trabalho é tão árduo, quanto prazeroso. Que orgulho de comunicar!

Nataniel Corrêa é assessor de imprensa do deputado federal Jones Martins.

Comentários