Histórias para contar

Por José A. Vieira da Cunha, para Coletiva.net

O primeiro grande momento do Coletiva.net tem seu pilar no dia um desta história. Afinal, o portal foi pioneiro na comunicação online no Rio Grande do Sul. Como registrei outro dia, o uso intensivo da web estava ainda longe de se popularizar entre nós quando, em 1999, decidimos transformar em revista digital o informativo que enviávamos via fax com informações atualizadas sobre o mercado da Comunicação gaúcha.

A medida revelou-se acertada e vitoriosa, e Coletiva.net passaria a viver vários grandes momentos ao longo de sua longeva trajetória. Foi uma decisão acertada porque ali, no início do século 21, passamos a viver um período essencialmente digital, transformador das relações e da forma como as pessoas e as empresas se comunicam.

A internet, este ente pulsante com o qual nos acostumamos a conviver nas últimas duas décadas, provocou mudanças também na forma como pensamos e agimos. É um universo turbinado por uma tecnologia em constante evolução e, ao mesmo tempo, para desespero de empreendedores, em permanente defasagem. Um bom e recente exemplo está no fax, que há apenas 15 anos era uma forma de comunicação ágil, eficaz e disseminada no mundo empresarial e mesmo no ambiente familiar.

Este tal fax figura em lugar de honra na origem do Coletiva.net, meio pelo qual o informativo era enviado a algumas dezenas de privilegiados leitores. Virou peça de museu no século 21, um ambiente em que o analógico é sinônimo de ultrapassado e o digital dá as cartas.

A internet é meio e fonte ao mesmo tempo, e é nela que a comunicação se torna digital e cria asas. Potencializa, como nunca antes na história, as possibilidades de circulação de ideias e costumes. E vejo que o portal, em muito boas mãos - determinadas, competentes e éticas -, surfa muito bem nesta nova onda. Agora, que ingressa na véspera de comemorar seu vigésimo aniversário, ainda tem grandes contribuições a dar à Comunicação. E com uma responsabilidade crescente, visto que, num mundo em que vicejam as notícias falsas, credibilidade é porto seguro que Coletiva.net assegura a quem o consulta.

José A. Vieira da Cunha é fundador do Coletiva.net, atual sócio-diretor da agência Moove.

Comentários