Mais colaboração e compartilhamentos

Para Mastrângela Teixeira, para Coletiva.net

Falamos muito sobre viver em uma sociedade colaborativa e transformadora, mas sempre me pergunto, se é apenas modismo ou se de fato, é algo que vem para ficar e realmente fazer parte dessa e das próximas gerações?

No ano passado, ao realizar um projeto que carregava no nome a palavra Transformação, por inúmeras vezes, fomos questionados, no detalhe, o que estávamos transformando e comecei a exercer a transformação em tudo que era possível. Claro, não é uma tarefa fácil e nem de uma hora para outra, mas é possível, transformar.

Esses questionamentos me fizeram pensar nas pequenas atitudes para transformar, não só o projeto e sim, a nossa sociedade como um todo, isso porque acredito numa evolução, através da colaboração para vivermos melhor e aprender com o todo.

Não há transformação sem colaboração!

Neste formato, todo mundo compartilha, dissemina, aprende e principalmente, contribui para o meio que vive.

É com essa ideia que se desenvolvem equipes e grupos, que se propõem a deixar marcas que serão lembradas, seja como pessoa ou como empresa.

Com isso tudo, chego à conclusão que de fato é isso que todo mundo espera, mas não é fácil mudar o mindset de um hora para outra. Muitos projetos são criados todos os dias, mas que muitas vezes não avançam porque falta esse espírito colaborativo, no sentido de apresentar e pedir ajuda para viabilizar ou até mesmo crescer junto com outras organismos? Sim, isso é possível e nome disso não é concorrência. Todos são beneficiados, desde quem entrega, até quem recebe.

Por fim, quero encerrar com uma frase que ouvi há alguns anos, quando pedi ajuda voluntaria para um projeto e quando iniciei a minha carreira também como voluntária: neste projeto, quem mais ganha sou eu, pode ter certeza.

Claro, esse é outro fato, mas que aprendi muito com ele e hoje divido tudo que sei, não apenas de forma voluntária, mas também, colaborativa. Conhecimento não é algo que se vende, é algo que se compartilha. Então vamos colaborar e compartilhar mais?! 

Mastrângela Teixeira é gerente-executiva de Eventos da ADVB-RS.

Comentários