Nepomuceno: "Comunicação pública depende da gestão e do momento"

Jornalista e ex-superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa é um dos convidados do Coletiva Debates

O jornalista e ex-superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Marcelo Nepomuceno, declarou que a comunicação pública depende da gestão e do momento histórico. A afirmativa foi feita durante o primeiro evento do proejto 'Coletiva Debates - Precisamos Conversar', realizado nesta segunda-feira, 9, no Centro Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, pelo Coletiva.net. O bate-papo é conduzido pelo diretor de Operações da ESPM-Sul, Max Lacher, e aborda temas pertinentes à comunicação empresarial, como Endomarketing e Eventos.

Provocado por Max sobre a diferença da comunicação organizacional na medida em que as imagens da empresa se tornam um ativo importante, Nepomuceno conceituou a comunicação no setor público como instável, ora tratada com importância, ora descartável e outrora indispensável. "Sustentar uma estratégia comunicacional apenas através da publicidade não funciona." A sócia-diretora da Comfoco, Ana Cláudia Rimoli, por sua vez, comentou o receio de algumas corporações em utilizar a comunicação, desconhecendo o potencial de estratégia. Enfatizou, também, a necessidade de conhecer o seu público, tanto externo quanto interno. "Essa parceria com o consumidor e com o colaborador é o que dará norte à empresa", comentou.

A gerente de Marketing da Santa Casa, Andrea Schüür, falou sobre a rápida transformação da comunicação, seja para o bem ou para o mal, em uma velocidade que necessita de atenção. Defendeu, ainda, a ideia de que a comunicação é um caminho sem volta e ressaltou que tem vivido essa mudança de credibilidade na empresa onde trabalha. "Nem sempre, a organização está preparada, por isso temos a estratégia", pontuou.

Sobre os parâmetros que os profissionais possuem para compreender o público, Andrea informou que o âmago da comunicação é entender o público interno e compreender a diversidade. "Vejo no Marketing que o nosso maior volume de estratégia é através do Endomarketing. Precisamos conhecer nosso público interno antes de fazer qualquer ação", orientou.

Comentários