Coluna do Nenê

OPINIÃO Nos últimos 20 anos, surgiu no mundo corporativo uma sensibilidade correspondente aos novos cenários e as novas realidades e exigências dentro das organizações. …

OPINIÃO
Nos últimos 20 anos, surgiu no mundo corporativo uma sensibilidade correspondente aos novos cenários e as novas realidades e exigências dentro das organizações. Essa sensibilidade está ligada ao fator humano, a valorização do potencial, dos valores, dos relacionamentos interpessoais, do trabalho em equipe, enfim, do indivíduo como um todo e de suas diversidades. Não estamos falando somente da simples "valorização dos recursos humanos", mas, também, de entender verdadeiramente as pessoas que compõe a empresa que contribuem para o bom funcionamento da mesma. O crescente aumento da competitividade faz com que as empresas demandem um nível sempre mais alto de aprimoramento, em termos de desempenho e inovação. Entre essas cinco dimensões a do ser humano representa a fonte de maior desenvolvimento e o fator chave na geração do valor agregado, capaz de assegurar o sucesso da empresa. O conceito de liderança acompanha essas transformações e, para poder realizar e concretizar resultados na atual situação é preciso de uma específica figura: o líder. Porém, gostaria de refletir sobre uma abordagem mais refinada, uma reflexão mais profunda sobre qual tipo de liderança é necessária no contexto econômico-empresarial. Uma reflexão para os líderes atuais, que estão consumindo o desafio de guiar equipes, desafio que vai além de só reagir aos problemas que surgem na empresa. O primeiro passo, dentro dessa reflexão, é que, para o líder enfrentar esses desafios, ele precisa saber liderar a si mesmo de forma capaz, reconhecendo que, antes de ocupar um determinado cargo, ele é um ser humano em busca de um significado e um sentido naquilo que faz. Ser líder de si mesmo significa se reconhecer, saber motivar-se e saber definir estratégias necessárias para agir e buscar o equilíbrio entre as exigências da realidade da empresa e a satisfação dos colaboradores. Quem quer liderar com equilíbrio deve, em primeiro lugar, colocar a atenção no autoconhecimento, questionar-se e aprender a lidar com os próprios sentimentos, pensamentos, duvidas limitações e objetivos, fortalecendo, assim, a confiança na própria capacidade de pensar, agir e assumir decisões responsáveis. Quem quer liderar si mesmo tem modelos de pensamentos positivos, que são transmitidos, também, aos colaboradores, dando as condições para que eles adquiram competências e possam se tornar líderes de si mesmo, descobrindo, cada vez mais, suas potencialidades. Quem tem a sabedoria da autoliderança transmite as pessoas três elementos essenciais: orgulho do próprio trabalho, equilíbrio emocional e autoconfiança. Focando nos colaboradores e não em si mesmo, o líder os ajuda a emergir como líderes também. O crescente aumento da competitividade faz com que as empresas demandem um nível sempre mais alto de aprimoramento em termos de desempenho e inovação. Para isso, a companhia opera por meio de cinco pontos essenciais: produtos e serviços, processos, organização, sistema de informação e, especialmente, ser humano.
BRONZE
Partiu nessa última quarta-feira, uma das figuras mais queridas do mercado publicitário curitibano, que desempenhou suas funções em vários grupos de comunicação com muita competência e conhecimento. Marcelo Bronze, um jovem que vinha ao RS (ultimamente, atuando como executivo dos veículos da RIC Paraná) e tinha um relacionamento muito intenso e profissional com as mídias e veículos. Um atleta, um jovem na plenitude, um cara de fé e amigo. Que Deus abençoe e que as portas do céu se abram para uma alma pura e encantadora.
FERRAMENTA
Marketing de conteúdo ou inbound marketing não é uma ferramenta de vendas nova, muito pelo contrário. Hoje, a estratégia continua basicamente a mesma: atrai-se e cativam-se potenciais clientes através de conteúdo relevante, constrói-se uma relação
de confiança com eles e então é possível estimulá-los a agir, comprando um produto ou serviço.
No Brasil, o marketing de conteúdo ainda tem muito que crescer. Para serem mais aproveitadas, as empresas precisam ter uma visão menos imediatista.
Na era da informação, o mundo é dos que produzem conteúdo. E apesar disso, muitas empresas ainda acreditam e fazem uso de estratégias que funcionam em curto prazo.
DIVISÃO
A divisão da TIM entre as outras três concorrentes está mais perto de acontecer. Isso porque a Oi agora se encontra em uma melhor situação financeira, com condições de participar da oferta conjunta.
Se tudo correr como o previsto e a TIM realmente for comprada e dividida, a Anatel terá como atribuição definir como será feita a divisão dos clientes, regulando também se Claro, Vivo e Oi deverão oferecer os mesmos planos e condições.
ESTUDO
Empresas globais podem não conseguir capitalizar em seus investimentos para impulsionar a inovação devido a problemas nas habilidades de comunicação, de acordo com estudo da unidade de inteligência da The Economist. O estudo mostra uma queda na confiança dos funcionários quando compartilham ideias fora de seus departamentos e quando colaboram com colegas de outros países, departamentos e hierarquias.
Acesse o relatório completo aqui.
PLATAFORMA
Muito se falou em compra de mídia programática em 2014. Em 2015, ela será a bola da vez do marketing digital em termos de faturamento, a tendência é de crescimento no mercado brasileiro.
Para todo o mundo, tem vantagens e facilidades, pois a plataforma programática automatiza a comunicação e a compra da veiculação por diversos publishers. Para os anunciantes, o resultado é maior, para as agências é mais prático e, para os publishers, é interessante porque se pode monetizar um inventário que não necessariamente estava sendo monetizado no Brasil, onde, de maneira pejorativa, é chamada de calhau.
RENOVAÇÃO
Depois de Sony e Emirates, Castrol, Jonhson & Jonhson e Continental confirmaram que não renovaram contrato com a FIFA para patrocinarem a Copa do Mundo 2018. Em comunicado, o diretor de marketing da entidade, Thierry Weil, disse que a saída desses patrocinadores faz parte dos negócios. "A rotação no final de um ciclo de patrocínios é comum na indústria do esporte. É natural que as marcas reavaliem as suas prioridades de patrocínio".
H MÍDIA
Buscando conhecer as novas tendências do varejo, características do novo consumidor e dos formatos de comunicação com clientes, a H Mídia se fez presente na NRF Big Show 2015 em Nova Iorque. Selecionada pelo Sebrae-RS para a missão de empresários que já ocorre há alguns anos, a empresa compartilhou a vivência da feira e de uma agenda de visitas técnicas promovida pela entidade em uma lista de varejos inovadores e com propostas de experiência de consumo diferenciadas, em torno de cinquenta empresários gaúchos.
PATROCÍNIO
O Barcelona já teve inúmeros craques brasileiros vestindo a sua camisa. Entretanto, apenas a estrela mais recente, o atacante Neymar, foi capaz de levar uma marca brasileira a patrocinar o clube espanhol. Graças a ele, o Barcelona chegou a um acordo com a Tenys Pé Baruel.
Através deste acordo, a Tenys Pé Baruel adquiriu o direito de uso da marca do Barcelona em suas campanhas de comunicação e marketing. A empresa, entretanto, não deve estampar a camisa do clube espanhol.
TENDÊNCIA
Depois das selfies, a publicação de vídeos é a febre do momento na internet. De acordo com um levantamento feito pelo Facebook, em 2014 seus usuários publicaram diretamente na plataforma 75% mais vídeos do que no ano anterior, um incrível aumento de 360%, provando que essa forma de comunicação caiu no gosto popular.
De olho nessa tendência as marcas já estão bem atentas, utilizando o recurso em peças publicitárias online, como uma solução mais interativa e atrativa.
FRUKI
O presidente da Fruki, Nelson Eggers, apresentou ao governador José Ivo Sartori o plano de investimentos da empresa sediada em Lajeado. A partir de março, devem começar as novas obras do novo centro de distribuição em Pelotas, que atenderá a zona sul do Estado. Ainda neste ano, a empresa planeja adquirir uma área na região da Serra para, em 2017, começar as obras do novo centro de distribuição na região. O projeto de expansão prevê a construção de uma nova fábrica no Estado, ainda sem local definido.
TECNOLOGIA
A realidade virtual aparenta ser tão maravilhosa como rara de ser experimentada, pelo menos por enquanto. Até mesmo as marcas, com budget de sobra para apostar na inovação e surpreender os consumidores, costumam usar muito pouco a tecnologia em questão. Contrariando esse comportamento, a Lojas Renner marcou território como a primeira empresa do País a utilizar o Google Cardboard, um visor de realidade virtual.
Confira o filme:


FACEBOOK
Os anunciantes terão, de fato, uma forma cientificamente comprovada de determinar resultados de negócios a partir das pessoas que foram impactadas por anúncios no Facebook em diversos dispositivos.
A partir de agora, os anunciantes da plataforma em todo o mundo poderão aplicar esse método de medição para as vendas online (usando a conversão e os pixels da Custom Audience) e vendas offline (usando o Custom Audience e os dados de CRM de anunciantes).
A mecânica funciona assim: ao criar uma campanha no Facebook, um grupo de teste e um grupo de controles são estabelecidos. Quando a campanha terminar, os anunciantes podem determinar quais vendas foram impulsionadas por quais anúncios e ver que aumento de conversão ocorreu dentro do grupo de teste.
MUDANÇAS
Os padrões para mensurar a efetividade de uma campanha virtual mudaram.
Confira as mudanças que esse redirecionamento traz ao mercado se as métricas de quantidade como a taxa de cliques ainda ditam o alcance, mas ainda não é tão precisa quanto o sucesso da ação.
Espere por alterações mais trabalhosas: A fase de transição inclui mais que uma atualização de sistemas de compra e de medição.
O retorno sobre o gasto em mídias aumenta: Publicitários precisam perceber que ainda que acabem pagando um CPM mais alto, o retorno sobre o gasto em mídia tende a melhorar.
O verdadeiro medidor do ROI (retorno sobre investimento) se torna a norma para o desempenho de mídia: Está na hora da indústria abandonar a taxa de cliques como uma forma de medir a desempenho de campanha.
Compras programáticas serão mais inteligentes: Os novos padrões nos deixam um passo mais próximo da visualização no estilo shopping, onde os marketplaces oferecem uma verdadeira compra programática.
SPR Agency
Com o conceito "Brincadeira é brincadeira desde sempre", anúncios e peças contam histórias de polvos, cometas e dragões em duas perspectivas, dos pais e das crianças. Esse foi o desafio da SPR com a nova campanha institucional da Ortopé, recém-apresentada e desenvolvida para durar as quatro estações do ano todo.
Sabendo que muitos pais que agora calçam e brincam com seus filhos já usaram Ortopé quando crianças, a ideia da SPR Agency é que essa história relacionada à magia da brincadeira e da infância seja contada em todas as campanhas e peças da marca daqui para frente.
AGÊNCIAS
Será que as agências que estão participando das licitações têm condições de suportar o ganho? Será que todos fizeram as contas direitinho? Tem muita gente que está aplicando o ter por ter, o ter por perder, o ter para o outro não querer.
Quando terminávamos esse texto, eis que vem a notícia de uma liminar suspendendo as duas licitações. Uma sem abertura de envelope e outra alguns envelopes foram abertos. Como fica?
MERCADO
Já se deram conta que, a cada mês que passa, uma "nova conta publicitária" sai do Rio Grande amado?
NFR
Os participantes do encontro de lojistas do mundo em Nova York, que estiveram no evento com o grupo de empresários do CDL, concluíram que: para as empresas de tecnologia, a previsão era de que, em 2017, as vendas físicas e e-commerce se juntassem. Isso já está acorrendo em 2015. Que os varejistas se queixam. Mas estão entre as maiores riquezas do mundo. Que vender em 10 vezes sem juros só o varejo consegue. Por outro lado, os consultores dizem que os lojistas precisam fazer de tudo para atender o cliente e isso inclui alimentação, iluminação, brilho. De nada adianta experimentar, tem que existir talento e uma equipe preparada em todas as áreas. As lojas deveriam mudar constantemente para surpreender o cliente. O evento ZOOM do CDL, foi proveitoso, organizado e muito bem realizado. Parabéns a todos!
e21
A Votorantim Cimentos, maior empresa do setor de materiais de construção do Brasil, elegerá novo profissional da obra como garoto-propaganda da campanha Respeito se Constrói, das marcas de cimento Votoran, Poty, Itaú e Tocantins. A seleção acontecerá por meio de um concurso, no qual os profissionais enviam histórias que mostrem relação de proximidade com as marcas de cimento. As inscrições podem ser feitas pelo canal Mapa da Obra ( www.mapadaobra.com.br) até 28 de fevereiro.
No ar desde dezembro, a "Campanha Respeito se Constrói" foi criada a partir de uma pesquisa antropológica com profissionais da obra de todo Brasil, buscando identificar sua trajetória de vida e as conquistas proporcionadas pelo trabalho na indústria da construção, como a educação dos filhos e o cuidado com a família. A criação e concepção são da agência e21.
FELIZES
A e21 acaba de assumir integralmente a conta publicitária da Água da Pedra. A agência, que já era responsável pela conta digital, agora passa a responder por toda a comunicação em suas multiplataformas. Com a conquista, a agência atuará no trabalho de gestão da marca, mapeamento dos pontos de contato, desenvolvimento de projetos integrados e campanhas, além de dar sequência ao trabalho de planejamento e geração de conteúdo para as redes sociais.
A diretora de Atendimento da agência, Mara Bussolin, aposta em um trabalho altamente relevante para a marca em 2015. "A chegada da Água da Pedra representa uma oportunidade ímpar de criarmos um projeto alinhado a um storytelling verdadeiro e fascinante. Já estamos trabalhando no desenvolvimento da primeira campanha", adianta.
Com a confirmação da nova conta, a e21 já deu início às ações previstas para o primeiro semestre do ano e, em breve, colocará no ar material inédito para a marca.
GAV
Reunião Geral do GAV.
Pauta: Aprovação do Planejamento 2015.
A reunião será no dia 4 de fevereiro, às 8h30, na sala de reunião nº 03 da ARP (Tobias da Silva, 120).
Confirmação de presença pelo e-mail: [email protected]
MÍDIAS
Uma nova sigla está em voga nas mídias das agências: 3M; que significa MILAGRE, MENOS verba, MAIS programação e resultado.
GRAMADO
O otimismo e a alegria são grandes entre os conselheiros da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade), entidade promotora do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, com as confirmações da maioria dos conferencistas nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2015, no Centro de Convenções Serra Park em Gramado, onde são esperados 4 mil participantes, sob a presidência de Roberto Duailibi. Está sendo aguardado Fabio Coelho, presidente do Google; Leonardo Tristão, diretor-geral de operação do Facebook no Brasil; Maximiliano Maddalena, diretor de Criação da Ogilvy & Mather de Buenos Aires; Roberto Martini, CEO Global da FLAGCX; João Bell, da Divisão de Web e Mídias Sociais da Telefônica e Vivo; Rafael Urenha, diretor nacional de Criação da DPZ; Hugo Rodrigues, CEO da Publicis Brasil e Salles Chemistri; Roger Serrasqueiro, cineasta da Garagem Filmes de Portugal; José Miguel Sokoloff, vice-presidente de Criação da Lowe SSP-3 da Colômbia; Rafael Guida, VP Criação da Ogilvy - Hong Kong, China; Sergio Gordilho, sócio e copresidente da agência Africa; João Dória Junior, presidente da João Dória; Larry Kilman, secretário da WAN-Associação Mundial de Jornais de Paris; Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Mauricio Sita, presidente da Editora Ser Mais, Daniel Schalfon, presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, Ricardo Pedreira, diretor da ANJ (Associação Nacional dos Jornais),  Giancarlo Beting, diretor de Marketing da Azul Linhas Aéreas; Flavia Moraes, cineasta e diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS; Orlando Marques, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); Glaucio Binder, presidente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda); Murilo Coutinho, presidente da Fenap (Federação Nacional dos Publicitários); Jacques Bille, professor de marketing da ESP (Escola Superior de Publicidade de Paris); e  Hiran Castelo Branco, presidente do CNP (Conselho Nacional de Comunicação). Estão previstos painéis como: "Jornal, do Papel à Multiplataforma",  "Marketing de Guerra e Paz", "Cases de Sucesso", "Comunicação, Indústria em Agressiva Transformação" com (Facebook e Google), "Integração das Mídias", "Seja o Primeiro a Mudar" e Os Novos Comportamentos do Prazer - Um Mundo Superinformado" entre outros.
Receberão homenagens: João Carlos Saad com a Láurea Roberto Civita, por sua contribuição para o desenvolvimento do mercado publicitário e na defesa da liberdade de imprensa e expressão na América Latina; Willy Haas Filho, como Patrono, por grandes serviços prestados à profissionalização da indústria da propaganda , Fausto Silva, Melhor Apresentador Latino-Americano, João Dória Junior com o Mérito Publicitário,  e os Publicitários Latino-Americanos do Festival de Gramado de 2015 dos estados brasileiros escolhidos pelos capítulos da Alap e Sindicatos de Agências, e nos países da América Latina pelos representantes da Alap.
Veja o evento no site www.festivalgramado.com.br

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários