Protegei os consumidores e iluminai os prestadores de serviços

Nossa Senhora dos Consumidores Desvalidos e Desprotegidos, livrai-me da ira acumuladora e desenfreada dos prestadores de serviços. Eles não trabalham com tabela de preços. …

Nossa Senhora dos Consumidores Desvalidos e Desprotegidos, livrai-me da ira acumuladora e desenfreada dos prestadores de serviços. Eles não trabalham com tabela de preços. Eles não costumam chegar na hora acertada. Eles carregam o péssimo hábito de marcar a visita, nem que seja somente para fornecer o orçamento (por favor, fuja daqueles que não fazem orçamento prévio), e não comparecer. Eles arrumam as desculpas mais esfarrapadas e nem percebem o tamanho da mentira inventada, Do início de janeiro até agora, por exemplo, um que viria arrumar o ar condicionado que fica na sala do meu apartamento, enterrou três cunhados, chorou a morte de dois irmãos e destroncou todos os dedos das mãos.
Por isso, Santa Rita de Cássia, protetora dos casos impossíveis, iluminai a mente dos prestadores de serviços. Fazei com que eles percebam que o ato de trocar uma tomada (coisa rápida) e que não exige mesmo nenhuma habilidade não pode valer uma nota de R$ 50,00. Eu não sei fazer nada destas tarefas. Sou uma nulidade. Mas tem uma amiga minha que troca, sempre que é preciso, as tomadas do apartamento dela e assegurou que é muito simples. Na praia, certa vez, ela subiu num banquinho e trocou a resistência do chuveiro. Em minutos, o chuveiro funcionava normalmente. No ano passado, chamei um destes prestadores e ele cobrou R$ 100,00 para trocar a borrachinha do chuveiro, que estava gasta e jogava água para fora.
E se tudo está funcionando, porque no início do ano tudo resolve estragar, faça uma reza forte e com fé para Santa Efigênia, protetora das casas, a fim de que ela lhe ajude e lhe afaste da necessidade de chamar um prestador de serviços. Faça uma oração para que a torneira do banheiro não estrague, que a tomada do micro-ondas não resolva esquentar demais (porque isso pode indicar sérios problemas na rede elétrica), que o puxador da cortina da sala não enrosque todo e não se consiga mais ver o dia por fora da janela, e que o forno do fogão não apague toda vez que você planejou um vazio assado com batatas de almoço no domingo.
Se você realmente precisar chamar um prestador de serviços (para arrumar o micro-ondas, trocar tomadas, mudar a resistência do chuveiro, instalar o ar condicionado, ver o defeito da máquina de lavar, fazer revisão no fogão e outros pequenos estragos domésticos), acenda antes uma vela para São José, que entre outras funções, é protetor das famílias, dos carpinteiros, dos marceneiros e dos mestres de obras. Peça que o prestador contratado cumpra os prazos, chegue na hora marcada, tenha um certo apreço pela pontualidade, seja membro de uma família pequena (senão é muita gente para morrer e ficar doente) e que tenha os ossos fortes para não deslocar dedos e outras partes do corpo. E de preferência, que ele tenha uma certa precisão na composição dos preços.
Porque deveria existir uma tabela, carimbada por um sindicato específico e sério, que o prestador mostrasse toda vez que fosse chamado para determinado serviço. Assim, uma troca de tomada teria sempre o mesmo valor, a resistência do chuveiro também. Enfim, Nosso Senhor do Procon, iluminai estes consumidores tão desprotegidos.

Autor
Márcia Fernanda Peçanha Martins é jornalista, formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), militante de movimentos sociais e feminista. Trabalhou no Jornal do Comércio, onde iniciou sua carreira profissional, e teve passagens por Zero Hora, Correio do Povo, na reportagem das editorias de Economia e Geral, e em assessorias de Comunicação Social empresariais e governamentais. Escritora, com poesias publicadas em diversas antologias, ex-diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA) na gestão 2019/2021. E-mail para contato: [email protected]

Comentários