Coluna do Nenê

OPINIÃO Foi a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, que introduziu o conceito de marketing, ou mercadologia, …

OPINIÃO
Foi a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, que introduziu o conceito de  marketing, ou mercadologia, no Brasil, tendo aportuguesado a palavra no final de 1980.
A partir daí, o marketing passou por diversas fases em sua recente história no Brasil: 1ª fase na década de 1950, 2ª fase em 1960, 3ª fase nos anos 1970, 4ª fase 1980, e 5ª fase nos anos 1990 e início do século XXI.
No Brasil da década de 1950, houve uma rápida aceleração da economia em consequência do espírito otimista que pairava em virtude dos ideais de Juscelino Kubitschek e da implantação da televisão no País. Vale atentarmos para o detalhe de que o marketing nessa primeira fase era absolutamente primitivo, até mesmo porque o Brasil tinha uma economia baseada no campo (algo mudou?), e as pessoas que viviam nas cidades não tinham recursos financeiros ou mesmo a concorrência era quase que totalmente inexistente.
Foi justamente nesse período que aconteceu a vinda e desenvolvimento de grandes organizações com suas marcas que fizeram história e detém de boa parte da fatia do mercado consumidor até hoje a exemplo de Gillette, Leite Moça, Maizena, etc. Essas marcas souberam usar bem, apesar da escassez de recursos técnicos, os meios de que dispunham: rádio, revistas e jornais. Divulgando seus produtos de modo agressivo que ficaram até hoje na memória de muitos brasileiros como produtos únicos, confundindo-se até mesmo a marca e o produto em si.
As agências de publicidade desenvolviam as propagandas com base no que empresas americanas determinavam, ou seja, ninguém tinha muita liberdade para criar ou quando tinham essa liberdade não tinham criatividade suficiente para desenvolver uma boa campanha. Mas houve uma minoria que decidiu abrasileirar o marketing principalmente nas propagandas das rádionovelas que faziam sucesso no rádio. Nesse momento, o marketing começou a ser estudado.
Já no início dos anos 1960, os profissionais da propaganda e de vendas tiveram de frear suas expectativas, pois, devido ao golpe militar, a economia teve uma forte queda e a censura atuava fortemente nos textos publicitários criativos. Somente do final dos anos 1960, a economia voltou a crescer e pode-se fazer mais investimentos no marketing.
Investimentos em comunicação e transportes foi o combustível que proporcionou ao marketing um impulso junto ao crescimento aparente, onde os consumidores e produtores tiveram a facilidade de uma nova estrutura do sistema de mercado.
Mas o que realmente proporcionou uma contribuição bastante significativa no desenvolvimento do marketing foi a logística facilitada pela construção de rodovias e ferrovias fazendo crescer redes de lojas especializadas como nunca antes visto no Brasil.
Foi também nesse período que houve um considerável crescimento dos investimentos em propaganda, fazendo crescer as agências de publicidade em todo o País.
Anos 1970, o Brasil tem uma explosão de crescimento aparente, contraindo empréstimos junto aos bancos internacionais e mesmo nacionais. Nesse primeiro momento, o marketing teve uma ótima oportunidade, pois os consumidores tinham poder de compra e a inflação estava, aparentemente, sob total controle.
Mas o detalhe crucial para o Brasil na época foi o fato de o mundo sofrer uma crise de petróleo, atrapalhando o desenvolvimento industrial, principalmente. Crescíamos a incríveis médias de 10 % ao ano. E, com certeza, o marketing foi o principal beneficiário.
Vale lembrarmos aqui também que, como o consumidor estava comprando mais as indústrias, precisavam produzir mais e isso fez com que os gestores não investissem mais ainda em estratégias de marketing para investirem nos processos de produção das fábricas. Surgira então o Marketing de relacionamento com o cliente, ou marketing de consumo.
Nos anos 1980, chega a hora de o Brasil pagar a dívida. O dinheiro tinha que ser tirado de algum lugar, então foi tirado justamente das famílias consumidoras. As vendas despencaram, os investimentos foram subtraídos drasticamente e o Brasil parou de brincar de rico. A inflação ficou sem controle total e o período entre 1980 e 1995 foi chamado de "anos das ilusões perdidas". A economia estagnou.
Década de 1990, finalmente surge uma luz no fim do túnel. Há a retomada do crescimento especialmente após o plano real, e o marketing voltou a receber investimentos, tornou-se então mais científico e orientado para resultados.
O uso intensivo da informática proporcionou uma economia bastante considerável no processo de vendas assim como o surgimento da necessidade de treinamento de pessoal. Surge nessa década a chamada "gestão de risco", devido à preocupação que investimentos não tenham o retorno esperado e necessário.
Vemos aqui que o marketing passa a ter uma aparência mais flexível, ágil e adaptável para um mercado de consumidores mais exigentes e metamórficos.
Com o advento da globalização do mercado tem-se a necessidade de uma abordagem voltada para o mundo como um mercado único. Vemos atualmente que desenhistas europeus fazem seus projetos e estes são executados na Ásia, África, América e vice-versa. Assim como, devido a empresas serem multinacionais, suas campanhas são em sua maioria as mesmas em todas as filiais, em todos os países do mundo.
Contamos, sucintamente, a história do marketing no Brasil, porque estamos entrando em uma semana de três grandes eventos: um, o nosso descobrimento, que até hoje se discute nossas heranças e culturas que nos foram legadas; outro, o dia do Índio, que aqui estava e aqui foi molestado; e outro, a Inconfidência Mineira (Tiradentes), que marca e discute as nossas origens e os movimentos de não aceitação de cargas tributárias e a nossa exploração pelo Estado.
POA
Acaba de ser lançado a nova busca de carros usados nos classificados digitais na Capital, assinada em parceria com SPR e a RBS.
Fabio Henkel, diretor de Criação, explica que a estratégia de comunicação tem como objetivo atrair a atenção de revendedores e público final. O site POA Carros SC, responsável pelo portal BLUCARROS, líder como player de anúncios automotivos no estado de SC.
MUDOU!
Desde sua primeira edição, em 1975, o maior festival de publicidade de Gramado será realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2015, no Centro de Eventos Serra Park/Gramado, com o tema "Ou você muda,ou mudam você".
Alta Performance
Segundo a IAB Digital, os investimentos em marketing digital alcançaram 7 bilhões em investimentos em 2014, ficando atrás somente da TV. Criada na França e agora no Brasil, a ESV Digital, empresa especializada em consultoria estratégica, branding e otimização na web, vem com uma proposta diferenciada, instalando um programa trankig no site da marca, onde o cliente acompanha tudo sobre sua empresa por Dashboard.
SAMSUNG
Com novo celular inteligente, o novo Galaxy S6, com versão em bordas curvadas e tecnologia avançada, enfrentará dificuldades devido à demanda de vendas em 2015.
CONJUNTO
A agência Conjunto acaba de conquistar a conta do Banco Renner, único banco privado do Estado, com atuação nacional. A agência terá como estratégia integrar a comunicação on e offline com novas tecnologias, visando assim maior eficiência na aplicação de verba de marketing.
CRIARP
Ainda a tempo de fazer inscrições para a terceira edição do Prêmio Criatividade ARP.
Qualquer serviço dirigido ao mercado publicitário poderá inscrever suas peças até 27 de abril, pelo site www.kcsnet.com.br/arp. Mais informações pelos fones: (51)3233.3354  e 9872.5567.
ÁGUA NA BOCA
Nos dias 25 e 26 de abril, acontecerá na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo o " weekend food truck". Além da gastronomia, estão previstas atrações como DJ, pocket show, entre outras.
REI
O conteúdo é o Rei. Será? A E-BIT, em parceria com a Camâra Brasileira de Comércio, mostrou sua última atualização em relação  às atividades de bens de consumo realizada em 2014.
Hoje em dia, a maneira de impactar seu cliente é essencial, tratando-o como indivíduo e não mais como um grupo que consome informações da mesma maneira.
Propaganda contemplada
A publicidade foi contemplada pela operação Lava-jato, envolvendo o publicitário Ricardo Hoffman ,ex-vice-presidente da Borghi/Lowe, suspeito de crimes de corrupção, comissões indevidas e pagamento de propinas.
Juntos Somos Mais
Este é o novo relacionamento da Votorantim Cimentos, beneficiando 30 mil clientes em todo o País e aproximando lojas, equipes de venda e representantes.
INCOMUM
A agência Incomum acaba de conquistar a conta da Mercoplan, operadora de planos privados de assistência privada a saúde em Itajaí.
INTERNET
A empresa Criteo Live, líder global em tecnologia de marketing digital, reuniu-se em São Paulo, tendo como foco principal "como atingir o cliente através de seus dispositivos móveis de acesso a internet".
Prevê um incremento de venda de 63 milhões de smartphones, ou seja, um incremento de 15%  em relação a 2014.
Metrô Paulista
O projeto criado pelo Mercado Delivery de compras domésticas já está com seus aparelhos nas estações Butantã e Faria Lima em São Paulo. Basta o cliente baixar o aplicativo, fazer suas compras e receber seus produtos em casa.
CDL
No dia 21 de maio, ocorrerá a palestra "Horizontes", um novo olhar para você crescer durante a crise! Esta será mais uma parceria entre CDL e CIEE.
POLÊMICA
Será que uma agência nacional aceitaria todas as prerrogativas contratuais para ter a conta da AB INBEV? Prazos de pagamentos de 120 dias, sendo o normal 30 dias para o repasse de valores para projetos da própria empresa.
GAV
Ivan Novello, gerente de marketing do Sicredi, encantou os associados do Grupo de Atendimento de Veículos e representantes de entidades presentes na sede da ADVB/RS, com sua palestra sobre relacionamento, espiritualidade, humildade e convicção de estar em uma empresa que cresce e pontua seu público interno e externo com muito carinho e atenção. Ivan atribui o crescimento do Sicredi nos últimos sete anos, com mais de três milhões de sócios a mídia e a propaganda que atinge diretamente os objetivos da empresa. Não parar de crescer será sempre a bandeira da empresa, mesmo que o momento atual não seja favorável, mas acreditando na comunicação e na missão, o ano no seu início mostra que estão certos. Fazer propaganda certa, aproveitar as oportunidades é ter sucesso.
Esse foi o primeiro evento da série, propaganda gaúcha, e agora? Que o GAV está proporcionando para seus associados, aguarde o próximo e não perca.
CONTRATANDO
A Publivar ON necessita contratar com urgência atendimento de sexo feminino, que tenha experiência para atender as novas conquistas de contas da agência.
Candidatas devem falar com o senhor Mauro Lima, marcando entrevista ou mandando currículo para o telefone (51) 3017.9000 ou [email protected].
CRUZ
A busca do equilíbrio é essencial. Se apenas quem produz definisse o caminho do governo, também não seria bom. É importante ajudarmos quem precisa, mas nunca, em hipótese alguma, acabar com o interesse de quem produz.
U$$ 100 MILHÕES
Essa é a perspectiva da Point Blanck, idealizadora dos jogos mais baixados gratuitamente, tendo hoje mais de 150 mil usuários que passam até 6 horas online.
PINGUIM
Acaba de chegar ao Brasil o maior fenômeno coreano, chamado de Pinguim Pororo, que adora crianças, provocando assim um fenômeno de vendas de produtos licenciados e tendo como previsão de faturamento U$$ 150 milhões no varejo.
MÍDIA EXTERIOR
Agora, através da mídia OOH, é possível auditar a mídia externa e out of home com precisão de contadores e sensores que analisam a quantidade de pessoas, carros, perfil e análise de leitura, aumentando assim seu nível de competitividade frente às mídias digitais.
FIAT
Depois de mais de 10 anos na agência Dez, a conta regional da Fiat Automóveis passa a ser atendida pelo Leo Burnett, em São Paulo. Ou seja, mais uma que vai?

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários