Coluna do Nenê

OPINIÃO ÉTICA EMPRESARIAL: ISSO EXISTE? O cenário do País ao falar de questões éticas é bastante questionador e intrigante. Muito se fala sobre falta …

OPINIÃO
ÉTICA EMPRESARIAL: ISSO EXISTE?
O cenário do País ao falar de questões éticas é bastante questionador e intrigante. Muito se fala sobre falta de transparência e ética em prestações de contas, fechamentos de contratos, escolha de fornecedores, entre tantas outras decisões empresariais. Em poucos negócios o termo ética é relacionado como sendo uma premissa básica para um possível acordo e é notório que boa parte das práticas de mercado não são voltadas para um comportamento ético.
O significado da palavra ética está muito ligado a itens que compõe o caráter humano e diz respeito a assuntos morais.
A ética pode ser específica de algum ramo ou segmento e no sentido amplo de toda e qualquer relação empresarial. Relações empresariais no mundo moderno envolvem adaptações a diferentes culturas e características específicas de personalidade.
Assim, até que ponto existe transparência na relação comercial entre empresa e empresários? Até que ponto ser ético agrega valor a um negócio? É interessante notar que todos os negócios deveriam partir do pressuposto que deveriam seguir padrões éticos de confiabilidade, contudo, o cenário atual é totalmente inverso, pois muito querem aproveitar possíveis brechas  contratatuais para conseguir maximizarem seus próprios resultados.
BRANDING/PERFORMANCE
É possível aliar branding a performance! As agências utilizam o branding como desenvolvimento de ações de suas campanhas, como construção de imagem, reputação e posicionamento da marca.
Do outro lado, temos as ações de performance, que significa o conjunto de ações nas negociações de valores.
O primeiro passo a ser dado seria as agências aliarem o branding à performance, aliando resultados à construção da marca, estando assim 10 vezes a frente.
Logo, performance deve sim ser aliada ao branding, tendo como base dessas ações, análises de BI e tendências do mercado, sem os quais qualquer planejamento pode naufragar.
MÃE SEMPRE CABE MAIS UMA
Este é o mote criado pela Competence para a Panvel. Com a campanha intitulada "Mãe não é só uma", ou seja, todos têm um pouco de mãe, seja ela avó, dinda, irmã u tia.
A Panvel tem sempre um kit que combina com cada uma delas. A campanha está baseada em anúncios de Jornais no RS, SC e PR, outdoor, fronts, busdoor, traseira de lotação, além de peças de PDV. Uma verdadeira homenagem a todas as mães, sejam elas de sangue ou coração.
SAVE THE DATE
Propaganda gaúcha e agora?
Com o título "o secretário de Comunicação encontrou na agenda um horário só para debater com você", o GAV estará promovendo o segundo encontro com a propaganda gaúcha, com Cleber Benvegnú, secretário de Comunicação do Estado, para trocar experiência e conversar sobre o mercado gaúcho de propaganda.
29.04.2015 - ÀS 18h
W3HAUS
A W3Haus acaba de contratar dois grandes criativos: Murilo Santos  (ex-Leo Burnet), e Vinicius Cunha (ex-Ogilvy,NBS e Escala) fazem parte da equipe comandada por Moacyr Netto.
E21
"No próximo dia 26, às 15h, no Parque Moinhos de Vento, queremos que você encontre sua essência ao som de músicas, com artistas fazendo som com garrafas e garrafões de Água da Pedra." Esse é o convite da e21 para que todos participem desse evento.
Informações: www.fruki.com.br
E21 2
A agência, além de conquistar cinco novas contas, sendo a maioria de fora do RS e uma vinícola daqui, fechou o primeiro trimestre com crescimento acima do previsto. E deve conquistar mais três contas e todos os clientes da agência estão em pleno desenvolvimento e investindo.
BOM
A agência Moody´s, conhecida como a mais qualificada agência de classificação de risco, teve um incremento no primeiro trimestre. As notas dadas pela agência na avaliação de risco são utilizadas para balizar as decisões de investidores em marcas líderes. O Brasil e suas marcas continuam em boa posição.
IMS
A IMS, conhecida por ser a maior Hub digital, tendo como clientes Apple, Cracle, Waze, Lindeken, Foursquere e Spofy, fez com seus executivos estivessem em São Paulo, no dia 22 de abril, apresentando resultados e informando que seu aplicativo concentra informações estratégicas para marcas que querem estar presentes em momentos positivos das pessoas.
INICIATIVA
Na busca de processos mais modernos e que irão determinar os objetivos de secretario de comunicação do RS, Tiago Dimer, diretor de mídia, viajou para Brasilia, onde se reuniu com o secretário da Secom federal, Roberto Messias, a diretora de mídia, Ana Carolina, e o secretário de comunicação integrada, Fabrício Gonçalves.
INTERATIVIDADE
O Brasil é o segundo consumidor de vídeos online, mas é inexpressivo diante do crescimento da publicidade interativa. Como mudar?Fazendo os anunciantes estimular comentários, curtidas, investir em conteúdo Premium, assim aumentando a identidade da marca em conversão em vendas.
ESTRATÉGIA
Promovida pela Associação dos Profissionais de Propaganda, a 9ª edição da Eletronic Lounge apresentou mudanças na propaganda digital, expondo mudanças na publicidade digital e seu forte alcance no meio multiplataforma através de displays, mobile e social, detectando o comportamento do consumidor para gerenciamento de Budget.
SPR
A SPR criou para Abicalçados uma campanha digital, mobilizando designers e empresas, para que esses possam criar projetos e assim "fazer seu nome". O portal está no ar desde início de abril, tendo atingido objetivos e resultados com o público envolvido.
20 ANOS
A e-commerce e Keys Cores lançam anuário de indicadores de e-commerce nestes 20 anos.
IN - APP
A Criteo, líder global em tecnologia digital, reuniu em São Paulo, publicitários e gerentes de marketing para discutir o futuro do marketing digital. Com sua nova tecnologia, já expandiu suas habilidades, colocando banner dinâmicos, personalizáveis e em tempo real de propaganda em aplicativos.
HOUSE
Inversão é a campanha da Netshoes para o Dia das mães, em que aparece o filho incentivando a mãe a realizar suas compras. Com promoções já em andamento, os consumidores encontram vantagens como descontos, vale massagem na conceituada clínica Onodera e personalização gratuita em artigos femininos. Essa é mais uma campanha da house da Netshoes.
www.netshoes.com.br
FENAERT
Estão programados para dia 28 de abril, em São Paulo, debates e painéis focando aproximar sindicatos patronais da federação, tendo como momento de reflexão a realidade econômica do País, visando melhores resultados. A  Fenaert, desde sua fundação em 2006, tem como objetivo representar, coordenar, proteger e defender a categoria das empresas de rádio e TV, atuando em âmbito trabalhista, sindical e de formação profissional.
E-COMMERCE
Empreendedores vêm buscando via e-commerce sua fatia no mercado online, visando ampliar e manter um site a partir de um template com custo reduzido e loja virtual personalizável.
JOVENS
Hoje em dia, cada vez mais jovens vem conquistando o espaço digital no Brasil.
Como uma tendência europeia e americana, os jovens começam a pensar "fora da caixa", criando produtos e serviços inovadores .
COMPETENCE
A agência criou campanha para o Dia das Mães, com a chamada "compre bolsa, ganhe encharpe". As peças contempladas para Paquetá serão PDV, mídia externa, através de outdoor em Porto Alegre e Santa Catarina .
PUC
Depois de atuar por muitos anos com uma house, agência experimental dos alunos da Famecos, sendo que sua última agência foi a DCS, está em fase final da concorrência para contratar uma agência .
3YZ
A agência digital de Roberto Sirotsky, que já havia conquistado São Paulo, agora conquista a conta do Shopping Iguatemi Brasil.
BALANÇO
Tranquilamente, a publicação do balanço da CEEE deve ter acabado com toda a verba de comunicação do Governo do Estado. Foi o maior do século e, na continuidade, o da SULGAS também surpreendeu .

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários