Coluna do Nenê

OPINIÃO Ter uma agenda voltada para o desenvolvimento interno é imprescindível, extremamente salutar e necessario para manter a equipe produtiva e caminhando na mesma …

OPINIÃO
Ter uma agenda voltada para o desenvolvimento interno é imprescindível, extremamente salutar e necessario para manter a equipe produtiva e caminhando na mesma direção. No entanto ,antes de criar um programa de treinamento ou montar uma programação com palestrantes é necessário detectar quais as necessidades da sua instituição:qual é o problema que precisamos resolver?
Um levantamento de necessidades (LN) deve ser elaborado para ajustar as ações que serão implementadas,e que estejam alinhadas com as reais necessidades da instituição.Para isso muitos cuidados devem ser tomados para que o LN seja feito de form correta e consiga extrair as informações adequadamente.
A verdade é que o LN deve ser uma rotina dentro da empresa que se preocupa em estar sempre á frente dos seus concorrentes e prestando o melhor serviço /produtoatendimento ao seu cliente. Para tal podem ser usados vários mecanismos como por exemplo:questionário ,avaliação de desempenho,discussão em grupo, reuniões interdepartamentais ,entrevista estruturada ,pesquisa de clima organizacionais,pesquisa de satisfação de clientes .Existem ainda outros mecanismos que a criatividade e multiplicidade estrutural da instituição podem elaborar.Existem ainda muitos outros mecanismos que a criatividade e a multiplicidade estrutural da instituição podem elaborar.Importante relatar que ,com a rede mundial de comunicação, hoje é possível alcançar o cliente mesmo ele estando distante do espaço físico,e além do tempo da aquisição do produto ou serviço.Assim ,a empresa pode se fazer  presente ao questionar se o produto/serviço esta de acordo com as expectativas do clientes anos depois de sua primeira aquisição.
Publíco-alvo - Um programa de treinamento devedirecionar as informações no formato específico de seu público-alvo. De nada adianta usar uma linguagem única para públicos diferentes.Quanto maior for a empresa mãos diversidade teremos e, com isso,formas de comunicação ineficientes em alguns setores.Separar os diferentes públicos-alvo  que necessitam de treinamento, identificando a melhor forma de passar a informação .é um ponto decisivo no sucesso ou fracasso do seu programa de treinamento.
Objetivo e período - Qual é o resultado esperado e quanto tempo temos para isso? O interessante é que quando uma empresa passa por dificuldades de mercado, o primeiro ponto que se pensa em cortar para diminuir os custos é o programa de treinamentos, e, quando se lança um programa de treinamento,espera-se um retorno em curtíssimo prazo. Um absoluto contra senso. Para que tudo possa fluir, é bom definir claramente quais são os objetivos que devem ser alcançados em um tempo possível sem falsas expectativas.
Definição do tema e metodologia - Após definir os objetivos fica mais claro quais os temas que devem ser abordados e qual a metodologia que será no processo. Nesse ponto, um novo leque se abre e é necessária uma atenção maior.
DEBATE
A IBM, em parceria com a ADVB/RS, realiza a edição gaúcha do IBM Business Connect no dia 15 de setembro (terça-feira), no Centro Cultural CCEE Erico Veríssimo, das 13h30min ás 20h30min. O encontro, que terá o tema Como escutar seus clientes e parceiros para proporcionar uma experiência mais personalizada com a sua marca, conta   a participação especial do compositor, escritor, jornalista, palestrante, letrista e produtor musical, Nelson Motta, e de lideranças como o vice-presidente administrativo da GetNet, Cláudio Borges, a vice-presidente de jornais e mídias digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle,  e o superintendente de operações e finanças do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini. Os interessados podem se inscrever pelo link ibm.co/1LyTFTo ou pelo telefone: 0800 707 4856, opção 2.
O evento será mediado pelo CEO do Grupo Competence, o publicitário João Satt, um dos profissionais mais premiados do Sul do País em festivais nacionais e internacionais. Nelson Motta abordará os desafios da era digital e os caminhos para identificar qual tipo de produto o público quer consumir.
Segundo João Satt "as marcas mais do que nunca têm que dialogar com cada pessoa. O marketing e a tecnologia  precisam entender o quanto um é importante para o outro nesse caminho de diálogo.  O  IBM Business Connect será uma grande oportunidade. A IBM esta viabilizando canais exclusivos para que as marcas conversem com as pessoas encima das suas necessidades ", diz João Satt.  "A presença de uma personalidade  tão múltipla como o Nelson Motta nos mostra que tudo hoje é  orgânico. A vida são são várias coisas se cruzando o tempo todo" completa.
SBC
A Sociedade Brasileira de Computação - SBC - maior sociedade científica de Computação da América Latina e que tem um papel muito importante na definição de políticas de ciência e tecnologia no país e na América do Sul, tem na sua presidência para 2015/2017 o professor da UFRGS Lisandro Zambenedetti Granville.
O próximo Congresso da SBC será em julho de 2016 em Porto Alegre.
A MaxiMarket Gestão do Reconhecimento está assessorando a SBC em nível nacional.  
TOMOU DORIL
Quando o mercado estava forte, com muita gente anunciando e muita gente comprando, as agências ocupavam espaços na mídia para publicar, com certo orgulho e até vaidade, suas conquistas e campanhas. E agora?
Embora a crise seja muito menor do que os ventos desfavoráveis dos noticiários estejam anunciando - como venho insistindo e como bem disseram o Abílio Diniz e Maílson da Nóbrega - a grande maioria das agências tomou Doril. Sumiu. Parece que todo mundo se encolheu e ninguém reage.
No passado recente, diante de uma crise, eu me lembro de que o Júlio Ribeiro foi um dos primeiros a desenvolver um trabalho, assinado pela ABAP, falando, com toda razão, que o pior que um anunciante poderia fazer, diante de uma crise, era desaparecer. E deu muito certo na época. Muitas empresas, que aproveitaram o silêncio dos concorrentes e anunciaram, conquistaram novos e mais clientes.
Isto que está ocorrendo agora, quando o primeiro corte nos gastos acaba sendo na verba de propaganda, tinha desaparecido desde os tempos do famigerado Plano Collor. Tivemos outras crises, mas nunca como agora, com tantos cortes em verbas de propaganda.
ONG
Propagandas para promover ações de ajuda a animais normalmente tem um apelo mais emotivo, em geral tendo como objetivo comover o público e gerar empatia à causa. Isso não quer dizer, no entanto, que não é possível explorar o tema de forma bem humorada, o que também pode cativar e chamar a atenção das pessoas.
É nesse formato que aposta a Blue Cross, uma ONG britânica que dá suporte a animais abandonados, em seu novo comercial.
O filme mostra um cão que percorre as ruas à procura de um lar. Durante a saga, o animal "canta" o hino de Gloria Gaynor, "I Will Survive", enquanto é acompanhado por outros pets. Depois de ver animais sendo bem tratados dentro de suas casas, o cachorrinho finalmente chega ao destino final e encontra o esperado lar. Como havia cantado durante o caminho ele, enfim, sobreviveu.
A campanha, produzida pela M & C Saatchi de Londres, conta ainda com um site em que é possível conhecer a história do protagonista do filme, o cãozinho Baxter, e aproveitar para fazer uma doação para a ONG.
FOREST GUMP
No dia 27 de outubro, das 13h30 às 18h10, o Mackenzie, em São Paulo, será palco do GUMP, primeiro evento brasileiro de marketing com foco em storytelling e branded content. O encontro conta com cinco atrações, entre palestras e debates, que trazem ao público temas como a origem do storytelling e sua importância no mercado atual.
O idealizador do evento, Rafael Martins, explica que se inspirou no próprio Forrest Gump para criar o nome do evento. "Acho  muito interessante a narrativa do filme e a repercussão que ela trouxe junto ao público. Por isso, resolvemos batizar esse evento de GUMP. Assim como o filme, queremos envolver os profissionais de diversas áreas com informações que ajudem a compreender como a arte de contar histórias pode transformar uma marca em um grande sucesso", afirma.
A primeira edição do GUMP contará com a presença de Giovanni Rivetti, CEO do Grupo New Content, que apresentará sua visão sobre o branded content no Brasil e no mundo, Alexandre Maron, Diretor de Inovação Digital da Editora Globo e colaborador do Brainstorm9, que abordará as narrativas das redes sociais e Joni Galvão, fundador da Plot Company, que contará mais sobre sua experiência em aplicar storytelling às apresentações corporativas.
Martha Terenzzo, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo Douek, fundador da Lukso, e Newton Cannito, premiado roteirista brasileiro, participarão de um painel sobre clientes, agências e roteiristas.
O curador e palestrante do evento, Bruno Scartozzoni, esclarece os critérios levados em consideração para compor a programação do GUMP. "Escolhemos algumas das principais referências de storytelling no Brasil. São profissionais que trabalham com isso há muito tempo e já vivenciaram muitas experiências práticas, não apenas na teoria. Além disso, procuramos trazer pessoas com diferentes tipos de atuação, tanto em agências quanto em empresas, passando também por profissionais de cinema", destaca Scartozzoni.
TV MÓVEL
A Viacom anunciou o lançamento do Viacom Play Plex, um conjunto de aplicativos de TV móvel, permitindo com que seus parceiros distribuidores possam oferecer aos usuários de tablets e smartphones em todo mundo o acesso ao melhor conteúdo de TODAS as suas marcas internacionais de TV, a qualquer hora e em qualquer lugar.
A partir do quarto trimestre de 2015, os aplicativos do Viacom Play Plex estarão disponíveis para serem lançados em qualquer um dos 180 países e territórios onde a Viacom detém e opera canais de TV*. Haverá um aplicativo de TV móvel exclusivo para cada uma das maiores marcas internacionais de TV pertencentes à Viacom - Comedy Central, MTV, Nickelodeon, Paramount Channel, Spike e BET - oferecendo acesso de vídeo-on-demand (VOD) a uma grande variedade de conteúdo atual, do passado, bem como transmissões ao vivo e outros tipos de conteúdo - como games disponíveis no aplicativo Nick Play.
A Viacom explora diversas opções de distribuição para o Viacom Play Plex, oferecendo os diferentes aplicativos - tanto em conjunto, como isoladamente - para que os parceiros atuais de TV por assinatura em cada território possam incorporá-los em seus serviços de VOD. Muitas operadoras de TV por assinatura já assinaram acordos com a Viacom para oferecer a seus assinantes acesso ao App Nick, incluindo a NOS, em Portugal. A Viacom também já está colaborando com uma série de outros fornecedores para futuros lançamentos, incluindo a Foxtel na Austrália e a OSN no Oriente Médio e Norte da África. O App Nick, que já foi lançado em cinco mercados internacionais desde 2013, está sendo reformulado e passará a se chamar Nick Play para integrar ao conjunto de aplicativos do Viacom Play Plex.
A Viacom também vai procurar novos parceiros de distribuição para os aplicativos do Viacom Play Plex, incluindo operadoras de telefonia móvel.
Cada aplicativo será adaptado localmente em cada um dos países onde estiver disponível, tanto em termos de idioma como de conteúdo, dando aos usuários mais possibilidades de acesso aos sucessos globais da Viacom como Bob Esponja, Catfish e Batalha de Lip Sync, bem como a produções locais.
Usuários de TV móvel poderão desfrutar de uma interface intuitiva e um vídeo player de última geração que reduz o tempo de carregamento, bem como de um menu de opções que se adapta ao gosto de cada usuário. Os aplicativos ainda terão uma área social para compartilhamento de conteúdo e estarão disponíveis para download na App Store e no Google Play.
CIC
A coordenadora do mestrado e doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora Maria Emília Camargo, foi a palestrante da reunião-almoço que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) realiza na quarta-feira (9). O evento é alusivo à Semana Municipal da Administração - SMA 2015 e teve como tema "O desafio do administrador perante os novos modelos de negócios".
Já à noite,  no auditório do Prédio F da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG, a SMA 2015 promoveu palestra com o tema "Reputação, Propósito e Liderança, com Arthur Bender, Daiane Catuzzo e Tiago Lemos.
Arthur Bender é especialista em estratégia e branding com mais de 25 anos de mercado e experiência internacional. Autor dos livros PERSONAL BRANDING - Construindo sua Marca Pessoal e PAIXÃO e SIGNIFICADO DA MARCA - Ponto de virada de marcas pessoais, marcas corporativas e organizações. Palestrante sobre temas como Personal Branding, Estratégia de Marca, negócios, Comunicação, Tendências e Comportamento do Consumidor. Premiado por três anos como Profissional de Planejamento do Ano no Rio Grande do Sul. Presidente da KEY JUMP - Inteligência, Estratégia e Branding. Presidente e Diretor de estratégia da SELLING - Marketing e Comunicação.
A primeira Semana Municipal da Administração - SMA 2015 acontecerá até o dia 11 de setembro e é realizada pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul - CRA-RS, e a Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul - AANERGS. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do sul, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Sebrae, CJA - Câmara de Jovens Administradores, Filipe Valar Fotografia, Gáutica, Micael Oliveira Fotografia, Newagers Propaganda e Marketing, Diretório Acadêmico de Administração da FSG, MVC Design Gráfico, PJ Press- Informação e Conteúdo, Anhanguera, FSG - Faculdade da Serra Gaúcha, Ftec - Faculdade do Fazer, Fátima Educação, Ideau, Faculdade La Salle, Faculdade Murialdo e UCS - Universidade de Caxias do Sul.
VITOR KNIJNIK
Comitê Digital da ADVB teve no centro dos debates o experiente publicitário Vitor Knijnik, CEO da Snack - Rede de Canais. Em sua palestra COMO ANUNCIAR EM UM AMBIENTE EM QUE DÁ PRA PULAR O ANÚNCIO, na sede da instituição, das 8h às 10h, o especialista irá mostrou quais os melhores caminhos para anunciar no YouTube, 2º maior veículo de comunicação no Brasil.
Na pauta  do profissional, que teve passagens pela Escala  e SLM e participou da fundação do Sistema DEZ, estampa um portfólio com trabalhos para clientes como Cielo, Colgate Palmolive, GE, LG, Asics, Mini, Diageo, Netflix, TAM, Telefônica e Vivo. No encontro,  Vitor  detalhou as características do Youtube Brasil, como aproveitar os canais e suas comunidades, o novo star system, quem são e de onde vem os novos ídolos, razões para se  preocupar com estratégia no vídeo online, entre outros.
PESCO, LOGO EXISTO
Uma linha de produtos para quem ama pescar que precisava de uma marca, de um propósito, uma identidade conceitual, um posicionamento e uma história que envolvesse as pessoas. Esse era o desafio inicial da SPR no trabalho desenvolvido para a For Fisher, linha de roupas e acessórios lifestyle criada para o público ligado à pesca esportiva. A SPR traduziu o espírito da marca com a manchete " For Fisher: Pesco, logo existo".
Segundo o diretor da SPR Brand, Felipe Schmitt-Fleischer, o trabalho de branding começou ouvindo os empreendedores da marca, pescadores pelo Brasil e comunicadores de canais de televisão do meio, a fim de encontrar as tendências de consumo e marca dos esportes que mais crescem no mundo e os motivos disso.
"Chegamos ao propósito de que a For Fisher é muito mais que lifestyle ou marca esportiva. Ela nasceu para celebrar a paixão pela pesca. Sua identidade combina essa paixão com o pertencimento e orgulho de ser pescador. É uma marca de espírito explorador e aventureiro, que sabe o valor da liberdade e de estar junto à natureza. Isso tudo, mesmo quando o pescador não está praticando aquilo que tanto ama, a pescaria", detalha. A manchete "Pesco, logo existo" evidencia a intenção da marca de levar para todos os momentos casuais da vida a identidade única de quem tem na pesca um encontro.
Para lançar o e-commerce da marca, a SPR Agency elaborou um kit exclusivo que foi enviado para formadores de opinião e celebridades da pesca no Brasil. Várias dessas pessoas compartilharam no Instagram e no Facebook fotos com os produtos, mostrando ao mundo o amor pela pesca e engajando muitos admiradores da prática. No ar desde o final de julho, o canal de vendas online da For Fisher surpreendeu pelos resultados desde as primeiras horas. Agora, a SPR Digital está responsável pela gestão das campanhas para performance do e-commerce. Conheça no www.forfisher.com.
COACHING
Analisando o ranking da Great Place To Work (GPTW), que identifica as melhores empresas para se trabalhar, economistas perceberam que as organizações situadas nas melhores colocações são também as que obtiveram excelentes resultados de negócios. Isso mostra que investir no bem-estar do colaborador pode impactar diretamente nos resultados organizacionais.
Em função disso, pesquisas mostram que organizações estão buscando com mais frequência o desenvolvimento das habilidades e competências de seus funcionários por diferentes meios. A partir dessa necessidade, o Coaching surge como uma metodologia inovadora para auxiliar no desenvolvimento humano.
O Coaching é uma metodologia que utiliza de técnicas focadas em conhecimentos amplos de gestão e produtividade, fornecendo ao gestor ferramentas eficazes de aprimoramento e desenvolvimento das lideranças no contexto das organizações.
FOCCO
A Focco Sistemas de Gestão, empresa especializada em gestão há 25 anos, de Caxias do Sul - RS, recebeu no mês de agosto, pelo sexto ano consecutivo, o prêmio Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, na categoria 100 melhores em Tecnologia da Informação. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no dia 17 de agosto, no Espaço das Américas, em São Paulo. No evento os consultores Leandro Costa e Fabiane Debiasi representaram a empresa. Em sua 19ª edição, o prêmio bate novamente o recorde de inscrições: 1.454 organizações disputaram um lugar entre as vencedoras, com uma média de 10,7 candidatas por vaga. Em 2014 foram 1.276 participantes.
SER
A SER, empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia para gestão de pessoas, anuncia o lançamento da Casting: solução de inteligência de negócios focada em aumentar a produtividade das equipes no varejo. Voltada a lojas, franqueados e máster franqueados a solução oferece uma série de recursos para que proprietários e gestores engajem as equipes, reduzam custos e vendam mais.
A Casting inova ao fornecer para os pequenos e médios varejos uma solução composta de aplicativo (para celulares e tablets) e serviços de gestão de pessoas. A solução integrada Casting fornece a performance de indivíduos e equipes, o desempenho das lojas e as vendas das diversas categorias de produtos, comparando as performances reais e as metas, assinalando os gaps. Além disso, permite a gestão dos treinamentos das equipes.
A partir daí o gestor pode acompanhar, na palma de sua mão por meio do App da Casting, os principais indicadores e gráficos de performance de vendas de cada vendedor, além de uma série de outras informações que o ajudarão a ter uma gestão de negócios mais profissional.
Com o passar do tempo e a inclusão contínua de dados, o software passa a fornecer também informações de inteligência de negócios que auxiliarão o gestor a obter ganhos reais de produtividade, como a posição de cada um de seus funcionários em uma matriz que relaciona o investimento em treinamento por profissional com a evolução de sua performance, o perfil ideal dos profissionais e qual o dimensionamento mais adequado das equipes visando a máxima lucratividade do negócio.
JOINT VENTURE
O Fundamento Grupo de Comunicação - holding que concentra empresas especializadas em diferentes serviços de comunicação, como Relações Públicas, Live Marketing, Relações Governamentais, Comunicação Financeira e Marketing Digital - anuncia a joint venture entre a marca Fundamento Digital e a agência Uma Propaganda.
A movimentação, realizada esta semana, faz parte da estratégia de negócios do Grupo, que objetiva ampliar cada vez mais seu portfólio com um mix de serviços especializados e de alto valor agregado e, assim, aumentar sua competitividade. O primeiro passo desse plano foi a criação da holding Fundamento Grupo de Comunicação e a transformação de suas unidades de negócio em empresas independentes.
Formadas por times de especialistas em diferentes serviços de comunicação, as empresas juntas são capazes de trabalhar integradas em projetos 360 o com elevado nível de qualidade - o que leva o Grupo a se posicionar no patamar das grandes agências do setor - mas, donas de suas próprias carteiras de clientes e planos de negócios garantem novos e mais clientes a holding.
Fundamento RP, cujo objetivo é oferecer serviços premium de relações públicas para apoiar estratégias de negócios de seus clientes, como Relações Governamentais e Comunicação Financeira; Fundamento Produções, voltada a desenvolver soluções de comunicação e marketing para marcas de consumo; Fundamento Análises, com produtos e metodologia próprios para gerar inteligência de mercado e índices de mensuração de resultados; Fundamento Design e Fundamento Social, junto a Fundamento Digital, compoem o Grupo.
EL OJO
O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica e o Interactive Advertising Bureau (IAB), principal órgão representativo da indústria publicitária online do mundo, oferecem a todos os seus sócios da Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai desconto para a inscrição de peças. Além disso, o mais importante evento criativo das Américas prorrogou o prazo de inscrições até o dia 15 de setembro.
Considerado por muitos um evento único de inspiração, motivação e networking, o El Ojo oferece a possibilidade dos associados do IAB de inscreverem suas peças com desconto de 15% na 28ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 04, 05 e 06 de novembro, no Hotel Hilton de Buenos Aires, Argentina.
O El Ojo oferece aos que desejam participar deste evento único de inspiração, motivação e networking, a possibilidade de adquirir suas entradas com antecedência e obter grandes benefícios. Todos que adquirirem as entradas até 11 de setembro ganham um desconto de 30% sobre o valor do ingresso, basta enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato com o Executivo de Atendimento de seu país.
Para mais informações sobre inscrições para o Festival, credenciamento para participar do ciclo de capacitação ou para analisar a melhor forma para que sua empresa esteja no festival, entre em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo telefone (54-11) 4543-0790.
APLICATIVO
Um aplicativo que oferece dinheiro diretamente ao usuário. Esse é o conceito do PiggyPeg, app criado pela corretora Geração Futuro, do banco Brasil Plural, e que tem o Estadão como sócio. O conceito é premiar com valores creditados em conta-corrente consumidores que se dispuserem a visitar as lojas cadastradas. Em quatro meses de lançamento, já são 70 mil usuários cadastrados e 200 varejistas, entre eles redes nacionais, como Marisa, de moda feminina, e Chilli Beans, de óculos e acessórios.
O QUE PENSAM?
O mobile é um assunto que está cada vez mais em evidência nas conversas sobre publicidade. Mas, afinal, "O que os criativos pensam sobre mobile?".
Tendo essa pergunta como ponto de partida, Samantha Carvalho, sócia diretora da Queen Mob e professora de Estratégia Mobile da ESPM, resolveu criar o projeto  eu.Mobile - uma série de entrevistas com oito publicitários para descobrir como esses profissionais interpretam o mobile.
Para tirar o eu.Mobile do papel, Samantha contou com o apoio da ESPM e da MMA ?-? Mobile Marketing Association, associação internacional que atua no sentido de acelerar o mercado e gerar conteúdo sobre o tema.
O primeiro episódio do eu.Mobile estreou no canal do projeto no Youtube. Para a primeira temporada, Samantha conversou com criativos gaúchos como Fábio Bernardi, diretor da agência Morya e Presidente da ARP?-?Associação Rio Grandense de Propaganda, Beto Sirotsky (3yz), Alfredo Fedrizzi (Escala), Tiago Ritter (W3haus), Carlos Saul Duque (Dez), Marcio Callage (Pereira & O"Dell), Daniel Skowronsky (Global) e Cesar Paz (AG2 Nurun).
GESTÃO
Você já se sentiu decepcionado ao ir a uma farmácia porque algum item de sua preferência estava em falta? Quando o consumidor vai ao ponto de venda e não acha o que procura, é tomado por um sentimento de frustração e o varejista não é o único prejudicado com isso. Pesquisas apontam que mais de 80% das compras são decididas dentro da loja, no próprio ponto de venda.
A aplicação correta da tecnologia pode ajudar os distribuidores a serem mais conscientes dos riscos que enfrentam, além de servir como uma aliada para a minimização destes fatores. É o caso de um ERP que seja capaz de garantir integração de todas as operações e processos, resultando em eficiência e estabilidade. A importância de um sistema de gerenciamento especialista resulta na gestão segura de cada particularidade desse segmento, que possui exigências e políticas comerciais bastante específicas.
Os fabricantes e distribuidores que têm esse tipo de gestão implantada possuem maior probabilidade de não sofrerem impactos por interrupção na cadeia de suprimentos. Dentre os fatores essenciais para quem trabalha nesse setor, é importante ressaltar a segurança no controle de lote e data de validade - desde o momento que a mercadoria entra na empresa até venda e emissão dos relatórios obrigatórios -, atendimento às melhores práticas de acordo com o órgão regulador (Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa), monitoramento e escrituração de substância controlada e alvará de cliente e fornecedor.
Portanto, se sua empresa fabrica, distribui ou vende medicamentos ao consumidor final e você quer otimizar o seu dia a dia e potencializar sua produtividade, é hora de atentar-se às singularidades desse setor. Optando por aderir a uma ferramenta capaz de automatizar os processos da cadeia, você garante sua competitividade, tendo segurança de que o seu produto não faltará nas prateleiras.
FESTIVAL
Com trilhas para campanhas e produção sonora para cinema, disco e teatro, Janecy Nascimento e Felipe Vassão, maestros da LOUD, participam do 27º Fest"UP - Festival Universitário de Propaganda, voltado aos estudantes de Publicidade e realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. No dia 20 de setembro, das 15h às 16h, eles apresentam palestra sobre as etapas do trabalho de uma produtora de som, além de compor o júri do 21º Concurso de Jingles, que encerra o festival.
Para oferecer uma visão ampla aos jovens profissionais interessados no mercado fonográfico, eles vão mostrar como referências e pesquisas ajudam no processo de produção. Já no 21º Concurso de Jingles, vão avaliar a capacidade criativa e de persuasão dos grupos de estudantes, que apresentarão spots de 30" focados no poder de interação de um veículo radiofônico.
A seguir release com mais informações e como os interessados podem se inscrever. Neste link - http://tinyurl.com/oqdofte  -fotos da Janecy Nascimento e do Felipe Vassão. Se preferir imagens anexadas por e-mail e se precisar de outros detalhes,
INCOMUM
Contando histórias de sucesso protagonizadas pelo time feminino da Josapar - líder nacional do mercado de arroz -, a revista interna Prato Cheio lança a sua 73ª edição, assinada pela Agência Incomum.
Bisneta de imigrantes italianos, Cleida Corbellini nasceu em Monte Belo do Sul, na época, distrito de Bento Gonçalves (RS). Quando entrou para a Josapar Josiane Isquierdo tinha acabado de se formar em Eletromecânica, passando de estagiária à funcionária em apenas cinco meses. Para a supervisora administrativa em Itaqui (RS), Adriana Trodo Lima, para entender o que é ser mulher, é preciso ser uma. Na opinião da Victória Liz, supervisora comercial da região Norte, é poder combinar sensibilidade e força, é conquistar seu espaço e superar-se a cada desafio. Essas são as personagens da Matéria de Capa que revela dados do universo feminino do quadro de colaboradores da empresa. O tema é destaque em outras seções, como a Desenvolvimento, apresentando títulos de livro, filme e curso voltado a elas. O corpo da mulher passa por diversas mudanças ao longo da vida, e para cada uma delas, existe uma forma especial de lidar com ele. Nesse sentido, a seção Bem-Estar está recheada de orientações sobre os cuidados básicos para encarar bem cada fase. Em Você é o Chef, a serviços gerais Maria Silvana Salles ensina a receita do Mingau de Arroz com Frutas, Meu Bijuzinho. A novidade desta edição é a nova seção PDV em Foco, voltada especialmente a promotores de venda.
Há mais de um ano, a revista Prato Cheio tem como jornalista responsável Claucio Brião e parceira estratégica da Agência Incomum.
QUEDA
O número de consultas para vendas a prazo do banco de dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) teve um novo recuo de 5,43% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ante um recuo de 3,26% em julho. É a sétima queda consecutiva do indicador anual.
Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a piora nas vendas é um reflexo direto da economia em recessão técnica. "O consumidor brasileiro tem visto sua renda recuar, afetada pela inflação cada vez mais alta, que diminui o poder de compra", diz Pinheiro. "Além disso, os brasileiros estão com maior dificuldade de encontrar emprego, o que também impacta no orçamento das famílias."
Na variação mensal, mais volátil, o indicador mostra um leve recuo de 0,41% em agosto ante o mês anterior - em julho, a comparação mensal teve um avanço de 3,23%.
Os dados negativos se refletem na queda do acumulado no ano até agosto: -3,09%, uma piora em relação aos -2,73% verificados em julho.
DIGITAL
Em reuniões para discutir novas estratégias para campanhas em geral, é comum haver na mesa com o cliente pelo menos duas agências: uma especialista em campanhas off-line e outro em digital. O que era para ser um encontro que definiria um planejamento integrado entre as mídias, transforma-se em uma mera divisão de recursos, normalmente com prioridade total para os veículos tradicionais em contraponto aos digitais e com as expressões "desmembra", "converte" e "adapta" faladas inúmeras vezes.
Com uma sociedade cada vez mais convertendo e entendendo o digital, vemos frequentemente que é discutido o fim da barreira entre os meios e que é preciso acabar com essa separação para garantir que as campanhas de comunicação consigam resultados mais efetivos para suas marcas de forma integrada.
A DISTÂNCIA
Hoje em dia é cada vez mais comum ver pessoas que têm a possibilidade de trabalhar a distância ou de sua própria residência, por meio de um conceito chamado trabalho flexível, que envolve o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação para ficar conectado a qualquer momento e de qualquer lugar, proporcionando serviços de qualidade.
Essa forma de trabalho permite combinar a vida profissional e a vida pessoal, sem ter que se expor a longas jornadas de trabalho - e deslocamentos - que podem deixar os colaboradores sem tempo para se relacionar com a família e amigos, o que consequentemente afeta negativamente a sua vida profissional.
No caso da indústria de turismo, seus diversos serviços estão cada vez mais profissionalizados e a América Latina não é exceção. A demanda pelo turismo internacional manteve-se sólida entre janeiro e abril de 2015, alcançando um crescimento de 6% na região e, olhando as sub-regiões, a América do Sul (8%) e o Caribe (7%) se diferenciaram com o maior crescimento.
CONSUMO
A nova edição anual do estudo TV & Media - produzido pelo ConsumerLab, área da Ericsson que estuda comportamento dos usuários - apresenta pontos de vista e hábitos de 680 milhões e consumidores e mostra como os serviço de vídeo sob demanda estão atendendo as necessidade dos espectadores atuais.
Segundo o estudo, o formato de transmissão sob demanda fez com que os consumidores mudassem seus hábitos de consumo de vídeo. Os usuários agora passam seis horas por semana assistindo à transmissão de TV, séries, programas e filmes on demanda (o dobro do registrado em 2011). Com os conteúdos baixados ou gravados sendo adicionados a essa conta, a porcentagem chega a 35% no mundo.
No Brasil, o levantamento apontou que a porcentagem é bem próxima da mundial: os entrevistados brasileiros passam 36% do tempo diário destinado ao consumo de vídeos, assistindo a conteúdos sob demanda.
FÓRUM
E se você recebesse como missão a incumbência de colocar a marca de um banco, que culturalmente tem o estigma de um mal necessário, no coração das pessoas? Durante o MMA Fórum Brasil, que aconteceu nesta semana, em São Paulo, enquanto a maioria dos speakers ressaltou a importância da tecnologia e das tendências em formatos, o superintendente de marketing do Itaú, Eduardo Tracanella, falou sobre a comunicação capaz de engajar as pessoas que estão do outro lado do device.
Além de ter que driblar a comoditização convencional da comunicação no segmento e não ser uma marca tão naturalmente ligada a momentos de lazer e/ou descontração como Mc Donald´s, Nike ou Coca-Cola, por exemplo, o executivo falou sobre o desafio das marcas no novo cenário digital. "É necessário ser mais sedutor que as outras coisas no feed das pessoas, nas conversas de WhatsApp, entre os memes, enfim. É preciso fazer parte da cultura pop", acredita. Outro obstáculo, segundo Tracanella, é se conectar com o consumidor na hora e no lugar certo. "A conversa da comunicação não é mais baseada no prime time, mas sim no my time para o cliente. A estratégia precisa ser Always on", acrescenta.
FESTIVAL  PARIS
Acontecerá de 17 a 20 deste mês a terceira edição do Festival do  RS em Paris, com a presença de conferencistas e artistas do nosso estado, de Santa Catarina e do Paraná, conforme programa que está no site www.soldosul.fr. A abertura é no dia 17, às 16h30, na Embaixada do Brasil na capital francesa, com o filme O Tempo e o Vento, versão original. Entre os palestrantes destacamos a presença de Celívio Holz, presidente da Confederação Gaucha Brasiliense de Tradicionalismo, e na área artística um Concerto de Musicas Tradicionais Gaúchas em violão com o músico santa-rosense Antonio Carlos Careca, que vai apresentar a 50ª FENASOJA, programada de 21 de abril a 8 de maio de 2016, na cidade de Santa Rosa.
As inscrições para o 3º Festival do RS podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. A realização é da porto-alegrense, Jaqueline Dreyer,presidente da ONG Associação Sol do Sul e na França representa a ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade. Ela esteve no 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado no dia 12 de junho e fez o lançamento do 3º Festival do RS em Paris.
AACD
Conduzida de forma voluntária pela equipe da Shopper Experience para a AACD, a pesquisa "Investidores do Bem" partiu do desafio de identificar perfis de doadores brasileiros, a relação que mantêm com causas e instituições filantrópicas e os drives que motivam o engajamento - em especial, financeiro. Em sua terceira edição, a pesquisa traz informações que ajudam a traçar o retrato dos doadores no Brasil .
Os principais doadores de instituições filantrópicas creditam a prática ao autocrescimento, associando o ato de doar a uma oportunidade para se tornarem pessoas melhores. Mais do que isso, a doação faz com que a vida tenha mais sentido, pois estão ajudando quem precisa. Há, ainda, brasileiros que doam por gratidão, devoção, engajamento, cooperação, conexão com valores passados de geração para geração ou por ser uma decisão racional. Essa é uma das conclusões da pesquisa "Investidores do Bem", conduzida de forma voluntária pela Shopper Experience para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A pesquisa revela, ainda, quais são as causas preferidas dos doadores brasileiros; valor médio e frequência de doação; associações e entidades preferidas; e sugestões para ampliar o número de doadores no país.
Identificar a relação dos doadores (permanentes e ocasionais) - e não doadores da AACD e demais instituições filantrópicas do Brasil; os drives que motivam as doações; e entender o quanto a comunicação influencia a decisão de doar para instituições foram alguns dos objetivos da terceira edição da pesquisa coordenada por Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience. Durante o primeiro semestre de 2015, a empresa conduziu entrevistas qualitativas em profundidade com mais de 330 pessoas: homens e mulheres de 18 anos a mais de 55 anos com idade média de 44 anos.
ENCONTRO
IBM, Natura, Netshoes, Volkswagen e outras empresas  comentaram suas experiências no 2ª Encontro de Marketing Digital na Amcham, em São Paulo, que aconteceu sexta-feira (11). O evento  debateu a reinvenção do marketing combinando uso de tecnologias, databases e automação de sistemas com as operações tradicionais.
O encontro foi aberto com uma apresentação da equipe IBM Marketing Cloud sobre a reinvenção do marketing pelo digital. Em seguida, haverá painéis de discussões sobre como essa evolução está impactando as estratégias das organizações.
Participaram dos debates, até o momento: Leandro Rocha de Andrade, director of Business Intelligence and Customer Experience da Natura; Fabio Rabelo, gerente de Marketing Digital e CRM da Volkswagen; Bruno Couto, gerente de Marketing da Netshoes; e Pedro Alves, gerente de Publicidade & Comunicação Digital para América Latina da GE.
GEMALTO
A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, amplia a sua relação de longa data com a Sprint com um contrato de muitos anos para gerenciar as crescentes implantações de LTE nos E.U.A. Com 57,7 milhões de assinantes, a Sprint usará a Allynis da Gemalto  Solução Avançada Over-the-Air (AOTA)  como uma Plataforma de Serviço (SaaS) para facilitar ativações de serviço LTE e gerenciar as complexidades em fornecer a conectividade multibanda 4G LTE. A solução da Gemalto ajuda a Sprint a proporcionar facilmente aos clientes as mais atualizadas tecnologias móveis, serviços e inovações num piscar de olhos.
Redes móveis têm evoluído para 4G há alguns anos, especialmente nos Estados Unidos, que representa mais de  50 por cento das conexões de LTE do mundo. A próxima geração rede LTE, a 4G LTE da Sprint e a Sprint Spark, oferecem serviço onipresente e conectividade sem fio de IP que está servindo como um  gateway para mais dispositivos conectados e a crescente Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). A simplicidade da solução hospedada da Gemalto-AOTA reduz a necessidade de instalações caras. A Sprint tem uma solução flexível para atender às demandas crescentes de conectividade de alta velocidade de muitos aplicativos de IoT.
ICASEI
Em 2007 nascia o iCasei ( www.icasei.com.br), com o objetivo de oferecer aos casais prestes a subir ao altar uma página personalizada na web. Hoje, a marca - responsável por criar sites personalizados para 5% dos noivos que oficializaram sua união no Brasil em 2014 - é uma grown up. Referência no mercado, recebe mais de 3 milhões de visitantes únicos por mês tendo atendido a cerca de 400 mil clientes. Sem perder o espírito inovador, o iCasei cresceu e, o seu idealizador brinca, deixou de atender por "startup".
GRATUIDADE
As opções são oferecidas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e na modalidade de Educação a Distância (EAD), o que facilita ainda mais o acesso às formações. As oportunidades são para cursos com grande demanda do mercado de trabalho: Técnico em Qualidade, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Marketing, Técnico em Logística, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho. Além destes, há vagas também para os novos cursos: Técnico em Design de Interiores e Técnicos em Jogos Digitais. Para participar do curso, o aluno precisa ter acesso à internet.
De acordo com levantamento realizado pelo Senac, mais de 80% dos alunos dos cursos técnicos da Instituição já concluem a habilitação com um emprego garantido. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de setembro, exclusivamente pelo site http://www.ead.senac.br/cursos-gratuitos/
ACORDO
A Aeroméxico e a Amadeus renovaram um Acordo de Conteúdo Completo (FCA) de longo prazo onde a companhia aérea mexicana se beneficia da rede global de agências de viagens da Amadeus. Os clientes da Amadeus continuarão acessando a gama completa de tarifas, disponibilidade e horários da Aeroméxico, com as mesmas condições presentes no site da companhia aérea, call centers e balcões de emissão de bilhetes.
O acordo também prevê a implementação das Famílias de Tarifas e os Serviços Complementares da Amadeus para desenvolver a estratégia de comercialização da Aeroméxico por meio de todas as interfaces da Amadeus, segmentos de agências de viagens e pontos de venda ao redor do mundo.
GAV
Mais um grande evento do projeto "Propaganda Gaúcha, e agora?". Um belo bate-papo com Clarice Londero, marketing do Grupo Quero Quero. Dentro do propósito que imaginava  o GAV.
A Clarice foi cirurgica! Exata, clara, direta, objetiva? Simplesmente simples. Simples como talvez nossos governantes devessem ser diante da crise.
Clarice fez uma apresentação da Quero Quero, contando a história, origem do nome, o início da empresa até chegar neste gigante do varejo gaúcho. 230 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, c/ foco em cidades menores. Fica clara esta estratégia, pois é onde a Quero Quero pode atuar no atendimento de seus clientes c/ grande habilidade no atendimento próximo do consumidor, quase um amigo, e c/ forte apelo emocional calcado nos valores de família.
A Quero Quero como todas as demais redes de varejo e quase que todos os segmentos de mercado sentiram a crise. O momento é de se reiventar quase que diariamente na busca do resultado. A tática escolhida p/ o momento é de caminhar todos juntos na mesma direção, pois assim a empresa como um todo chegará mais longe.
Clarice questionou aqueles veículos que vão até ela apresentar-se. Hoje ela conhece todos os veículos. Ela precisa de pessoas que batam a porta dela trazendo soluções! Que levem até ela pelo menos o desafio de fazer diferente para juntos atingir o resultado. Fica claro na oratória da Clarice que a Quero Quero busca parceiros para este momento.
Diferente de outras crises, esta crise é diferente. As crises anteriores eram curtas e a receita do remédio todos sabiam. Se colocava o dinheiro aqui e ali e o resultado aparecia. TV foi por muito tempo a super herói desses momentos. Mas esta crise é diferente. Ela é complexa e veio para ser um divisor de águas literalmente. Ela vai passar. Não sabemos aonde vamos parar. Mas se sabe que só caminhando juntos e sendo melhor a cada dia mais longe chegaremos.
CLIENTES
Dois clientes, uma indústria e outro uma entidade de educação, estão prestes a fazer House Agencys. Uma durante um longo período esteve com uma grande agência e outra foi dispensada .Um cliente do segmento de shopping ainda estuda com qual agencia trabalhará.
GESTÃO
Você já se sentiu decepcionado ao ir a uma farmácia porque algum item de sua preferência estava em falta? Quando o consumidor vai ao ponto de venda e não acha o que procura, é tomado por um sentimento de frustração e o varejista não é o único prejudicado com isso. Pesquisas apontam que mais de 80% das compras são decididas dentro da loja, no próprio ponto de venda.
A aplicação correta da tecnologia pode ajudar os distribuidores a serem mais conscientes dos riscos que enfrentam, além de servir como uma aliada para a minimização destes fatores. É o caso de um ERP que seja capaz de garantir integração de todas as operações e processos, resultando em eficiência e estabilidade. A importância de um sistema de gerenciamento especialista resulta na gestão segura de cada particularidade desse segmento, que possui exigências e políticas comerciais bastante específicas.
Os fabricantes e distribuidores que têm esse tipo de gestão implantada possuem maior probabilidade de não sofrerem impactos por interrupção na cadeia de suprimentos. Dentre os fatores essenciais para quem trabalha nesse setor, é importante ressaltar a segurança no controle de lote e data de validade - desde o momento que a mercadoria entra na empresa até venda e emissão dos relatórios obrigatórios -, atendimento às melhores práticas de acordo com o órgão regulador (Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa), monitoramento e escrituração de substância controlada e alvará de cliente e fornecedor.
Portanto, se sua empresa fabrica, distribui ou vende medicamentos ao consumidor final e você quer otimizar o seu dia a dia e potencializar sua produtividade, é hora de atentar-se às singularidades desse setor. Optando por aderir a uma ferramenta capaz de automatizar os processos da cadeia, você garante sua competitividade, tendo segurança de que o seu produto não faltará nas prateleiras.
ATACADISTA
O faturamento do segmento atacadista distribuidor anulou o desempenho ruim de junho (na comparação com maio houve queda de      -1,4%) e cresceu 6,5% em julho confrontado com junho, segundo dados deflacionados (reais) da pesquisa mensal da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração).  Em relação a julho de 2014, no entanto, a queda persiste, atingindo -9,7% (deflacionado). No acumulado de janeiro a julho de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, o recuo foi de -9,4% (deflacionado).
Em termos nominais, o faturamento cresceu 7,2% na comparação mês a mês. E, novamente, tanto no acumulado do ano até julho como na comparação com o mesmo mês de 2014 houve retração: de 1,9% e 1,1%, respectivamente.
Segundo a ABAD, ainda é cedo para dizer se o crescimento é uma tendência, mas os números de julho representam uma inflexão que dá novo alento ao setor, que vinha acumulando resultados negativos.
"A pesquisa continua a retratar o duro cenário de queda do consumo que hoje atinge quase todos os setores da economia. Contudo, a recuperação gradativa deve acontecer ancorada em dois fatores: a base de comparação mais fraca, observada a partir do segundo semestre de 2014, e a melhora do desempenho do comércio no fim do ano, especialmente no caso dos produtos mercearis", afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.
A desconfiança do consumidor, que tem reduzido as idas ao supermercado e substituído itens da cesta, não para de crescer diante da perspectiva de desemprego, do crédito ainda mais restrito e de uma crise política que ganha novos contornos diariamente. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas estão caindo há cinco meses consecutivos, uma situação que não acontecia desde 2000, quando o comportamento do varejo começou a ser analisado. Em junho, houve queda de -0,4% em relação a maio e de -2,7% na comparação com junho de 2014.
"A baixa confiança dos consumidores tem comprometido os resultados. É um comportamento que desestimula as vendas e atinge também a categoria de alimentos, que embora estejam entre os últimos itens do orçamento doméstico a sofrer corte, têm relação direta com a manutenção do emprego e da renda. Em virtude disso, mantemos expectativas modestas de crescimento para 2015, de cerca de 1%, bem abaixo do patamar que costumamos atingir", conclui o presidente da ABAD.
PUBLICIDADE INFANTIL
Você tem medo do quê? Autorização de trabalho? Como proceder? Questões como estas serão levantadas na palestra "Trabalho Infantil e Publicidade", que ocorre na próxima quinta-feira, 17, em Porto Alegre. Iniciativa do estúdio de fotografia StudioMe, em parceria com a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), o encontro será conduzido pelo fotógrafo Cláudio Meneghetti e pela advogada especialista no assunto Márcia Lunardi Flores.

A palestra acontece no auditório da sede da ARP (Rua Tobias da Silva, 120), às 19h. O encontro é gratuito e aberto ao mercado, incluindo agências de modelo e de propaganda, clientes e fornecedores. A presença deve ser confirmada pelo e-mail [email protected].
RECORD RS
Em Porto Alegre, a novela Os Dez Mandamentos bateu novo recorde de audiência na noite desta quinta-feira, 10. A trama registrou 13 pontos de audiência média e 24% de share domiciliar, o que representa 131% mais audiência do que a emissora terceira colocada, que obteve 5,6 pontos na mesma faixa horária. Mais de 415 mil telespectadores acompanharam o capítulo somente na Grande Porto Alegre. A novela, escrita por Vivian de Oliveira com direção de Alexandre Avancini, foi ao ar na faixa das 20h36 às 21h47 e consolidou o segundo lugar isolado.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários