Coluna do Nenê

OPINIÃO As dificuldades financeiras enfrentadas pelos brasileiros em meio à crise econômica estão alterando a relação com o trabalho e também os hábitos de …

OPINIÃO
As dificuldades financeiras enfrentadas pelos brasileiros em meio à crise econômica estão alterando a relação com o trabalho e também os hábitos de consumo e planejamento familiar. "Falta dinheiro, mas sobra criatividade e disposição para contornar o cenário difícil", comenta o especialista em comportamento, Sulivan França.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no início de setembro, reforça a afirmação de França. O levantamento mostra que quase metade da população do país faz bicos ou possui segundo emprego para evitar prejuízos maiores em consequência da situação da economia.
O mesmo estudo apontou que mais brasileiros estão se ajustando às turbulências da economia em comparação com a crise de 2008 e 2009. Mais da metade dos entrevistados pela CNI confirmaram alteração nos hábitos de consumo e de planejamento financeiro.
Sulivan França, que é presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), analisa o cenário a partir da capacidade de adaptação do ser humano. "As pessoas são mesmo capazes de se adaptar às situações mais diversas. O brasileiro já é muito criativo e esforçado. O importante, quando a necessidade de ajuste surge, é saber agir propositivamente, evitando o modo automático", alerta.
O especialista explica que em tempos de crise e dificuldades, há uma tendência natural do homem de evoluir enquanto espécie e em muitos outros sentidos. "Está ligado à sobrevivência. Se analisarmos brevemente a história da humanidade, podemos perceber que as maiores conquistas e descobertas surgiram com a necessidade de mudanças e de melhorias".
Mas que tipo de oportunidade pode ser aproveitada quando na verdade os brasileiros estão trabalhando mais porque estão ganhando menos e reorganizando gastos porque todos os custos estão maiores?  A resposta está no inconsciente da mente humana. "Quando buscamos alternativa de trabalho, por exemplo, estimulamos a capacidade do nosso cérebro para novas habilidades. Muitas habilidades podem ser novidade, inclusive. A oportunidade, neste caso, está relacionada à possibilidade de uma nova profissão", comenta.
Situações que nos tiram da zona de conforto são importantes para o desenvolvimento. "Aproveitar essas ocasiões é preciso. Perder a chance nos impede uma evolução de consciência", aconselha. "É como se as situações mais difíceis fossem um empurrão para que a mente possa se expandir, achar alternativas, vislumbrar novos horizontes".
Mudar, segundo o especialista, acaba sendo opcional se a situação é muito confortável. Para ele, são os tempos de crise que impulsionam. E não só as crises financeiras. "Nosso cérebro é estimulado principalmente nos tempos mais desafiadores. Se bem aproveitadas e trabalhadas, as alternativas que encontramos podem se tornar oportunidades bem sucedidas".
A analise e a concepção podem ser bem compreendidas e obedecem a nossa capacidade de querer fazer e de inovar. Porém existem fatores que fazem da crise uma salada muito grande e cheia de ingredientes que não podemos degustar com odores e gostos duvidosos. Não existe um movimento do todo por todos e sim um movimento do eu para o eu.
Fica muito difícil o tico e o teco aceitarem essas multidivergências e caminhos que são propostos a cada momento por várias mentes incapazes e destruidoras de vontade de acertar.
MERCADO
- A Martins + Andrade venceu a concorrência para a campanha do "Cartão Vero", do Banrisul, que teve também a participação das agências Escala e Competence.
- Marcia Ferla Faccioni é a nova gerente de Marketing do Shopping Iguatemi, primeiro grande shopping do Rio Grande do Sul. Ainda não foi escolhida a agência que substituirá a DM9Sul no atendimento da conta. São quatro as agências finalistas.
GLOBAL
Depois de ver a conta da Piccadilly sair do seu portfólio de clientes, a Global conquista uma grande conta do segmento calçadista. Muito bom para o mercado e para a agência que vai crescer em 2015 com essa virada.
O Destak
Primeiro jornal de distribuição gratuita e de grande circulação no País está chegando ao RS. O Destak foi lançado em  julho de 2006, em São Paulo, com o objetivo de atender a um público exigente e sem tempo a perder, que busca informação concisa, mas completa. O Destak conta hoje com edições diárias em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, ABC e Recife voltado a um público majoritariamente pertencente às classes A e B, com idades entre 18 e 44 anos.
AGÊNCIA MATRIZ
A Matriz reestruturou totalmente sua área de Gestão com a inclusão da Diretoria de Operações que passa a ter o comando de Daise Aimi. Em seu lugar, na Diretoria de Atendimento, foi promovida Taís Ludvig que fará toda a relação com os clientes. Completando o board, Mauricio Oliveira na direção de Criação e a promoção de Magali Barros como diretora de Mídia e Guilherme Benetti, diretor de Planejamento.
Esse time comanda a Matriz ao lado dos sócios Alberto Freitas, Roberto Philomena e Luiz Coronel.
ALAP/RIO
O 10º Encontro de Redação Publicitária, uma iniciativa da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap), com o patrocínio da ESPM e apoios do Conselho Nacional de Propaganda e do Clube de Criação do Rio de Janeiro, ocorrerá no dia 16 deste mês, na Casa de Rui Barbosa, com Concurso de Redação para Universitários, palestras e a cerimônia de entrega do Troféu Jeca Tatu.
As inscrições são gratuitas e informações completas no site www.alaprio.com.br
TV RECORD RS
A TV Record RS registrou 20% de crescimento na audiência no mês de setembro, considerando a faixa horária das 7h à meia noite, e consolidou mais um mês na vice-liderança entre as emissoras de TV Aberta.
Todos os programas locais (Rio Grande no Ar, Balanço Geral e Rio Grande Record), apresentaram crescimento sobre o mês anterior e mantiveram a vice-liderança em seus horários.
A programação do horário nobre se destacou. A novela Os Dez Mandamentos obteve 12 pontos de audiência média em setembro e 91% mais audiência que a emissora terceira colocada no horário.
As estreias dos realities shows A Fazenda e Batalha dos Confeiteiros Brasil fortaleceram as noites da Record. A oitava edição de A Fazenda estreou com 10 pontos de audiência média e Batalha dos Confeiteiros Brasil registrou 9 pontos de audiência média, ambos na vice-liderança de audiência.
Em média, a audiência da faixa noturna (18h à meia noite) obteve um incremento de 23% sobre o mês anterior.
Fonte: IBOPE MW, Grande Porto Alegre, audiência domiciliar. Variação de audiência domiciliar: setembro/2015 x agosto/2015.
Deixa de ser uma alternativa, para ser uma realidade de resultados.
CRISE
A crise econômica e o aumento de mensalidade têm levado pais a trocarem escolas particulares pelas públicas.
Segundo a publicação de janeiro a agosto deste ano, 195,7 mil estudantes fizeram esse movimento no Estado de São Paulo, de acordo com dados do Censo escolar. O número já é maior que o de todo o ano passado, quando 195 mil alunos migraram de escolas privadas para públicas. Não só em SP, em todo o Brasil, pais tem se reunidos com diretores  de escola e feito uma série de ações para que o custo fique menor. Promoções como exemplo de pais que trouxerem outros alunos para escola têm descontos especiais.
OPERADORA
Professor de várias Universidades do Brasil, que necessita se comunicar com frequência diária com suas entidades e também clientes que presta consultoria, não está conseguindo fazer, pois o seu celular, fala um pouco, depois desligam, reclama, ligam?e está nessa situação indigesta e que lhe causa prejuízos sérios há mais de 30 dias. Não existe, Anatel ou Procon que resolvam seu gravíssimo problema.
PAPO
Entidades tiveram um papo com publicitários e mercado de Santa Maria. Tema e finalidade não foram informados.
GUERRA
Uma guerra surda e cheia de caminhos tortuosos estão mexendo com o mercado nas licitações. Os preços dos "fees" não sustentam nem uma Onliadvertising.
NOVO LÍDER
Pela décima vez com o mesmo brilhantismo e sucesso dos anteriores, acontecerá no dia 27 de outubro próximo a noite de prêmios "O Futuro é o Tempo do Novo Líder", reunindo os talentos mais inovadores no nosso mercado. É a ESPM-SUL prestigiando o jovem, para ser empreendedor e valorizando suas conquistas.
FESTIVAL
O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica apresenta Alexandre Okada, Global Creative Director da Mullen Lowe Worldwide para Omo/Persil/Ala de Unilever, para seu prestigiado Ciclo de Conferências, Capacitação & Inspiração 2015. O festival que é considerado o principal evento criativo das Américas reunirá entre os dias 4, 5 e 6 de novembro, no Hotel Hilton de Buenos Aires, Argentina, local onde estarão as maiores mentes da publicidade, comunicação e marketing.
Todos que adquirirem entradas antes de 23 de outubro ganham um desconto de 20% sobre o valor do ingresso. Para isso, devem escrever para [email protected]
Mais uma oportunidade para os criativos mostrarem seus trabalhos que além da arte, fizeram sucessos com os clientes e consumidores.
REAGE RS
Com o objetivo de fazer com que as pessoas voltam a consumir, colaborando para que o estado saia desta crise, nove entidades lançaram a campanha Reage RS, que pede à sociedade para não dar  "voz e vez ao medo". O objetivo é ajudar na superação do clima de insegurança que se instaurou no Estado, principalmente nos últimos dois meses, devido ao parcelamento de salários e paralisações do funcionalismo público e estimular a retomada da economia gaúcha.
WALTER LONGO
O presidente da Grey Brasil, Walter Longo, é o novo integrante da lista de influencers do LinkedIn. Em seu primeiro artigo, "Exteligência e a busca de informação", ele destaca a importância da curadoria como uma vantagem competitiva no mundo dos negócios.
Lançado em 2012, nos Estados Unidos, o programa do canal Pulse do LinkedIn oferece espaços para publicação de conteúdos exclusivos de profissionais renomados em suas áreas de atuação. Atualmente reúne mais de 500 líderes de opinião do mundo, com nomes de diversas indústrias, como Richard Branson, Bill Gates, Jack Welch e Deepak Chopra.
No Brasil, primeiro país a mover-se em direção à internacionalização do conteúdo da rede - e escolhido por ser o terceiro mercado em número de usuários (22 milhões), atrás apenas de Estados Unidos e Índia -, o programa já conta com 30 influencers, entre personalidades e alguns dos principais executivos brasileiros. Entre eles estão Chieko Aoki, Claudio Luiz Lottenberg, Laércio Cosentino, Luiz Seabra, Luiza Helena Trajano, Nizan Guanaes, Ricardo Amorim, Sofia Esteves, Vicente Falconi, Vicky Bloch e Viviane Senna. Onde Walter se dedica, temos certeza que as coisas funcionam e muito bem.
EMPREENDA
A TOTVS acaba de lançar um portal com histórias reais e inspiradoras de micro e pequenas empresas de sucesso, o e-mpreenda. Para incentivar o público focado em ter seu próprio negócio a investir em seus sonhos, o portal conta com depoimentos exclusivos de empresários que pensaram grande, investiram pouco e conseguiram conquistar os seus objetivos.
Quem tiver interesse em conhecer histórias de sucesso inspiradoras ou contar a sua trajetória ou de algum empresário que lhe motiva, acesse www.fly01.com.br/canalempreenda. Virou moda e cases contar histórias. É uma volta ou não?
MARISA
A Marisa Lojas informou nesta segunda-feira que decidiu encerrar operações com venda direta para concentrar esforços da empresa em negócios mais maduros e reduzir custos, diante do aumento do nível de incerteza e da deterioração do cenário econômico atual.
A companhia iniciou a atividade de venda direta em 2012, mas afirmou que "a degradação acelerada do ambiente de consumo faz com que o retorno do projeto se torne por demasiado longo A crise econômica enfrentada pelo país, sem precedentes na nossa história recente, foi fator decisivo para descontinuarmos a operação de venda direta", disse em comunicado o presidente da companhia, Marcio Goldfarb. durante muito tempo foi o sucesso das lojas. O porta-a-porta virou um negócio de pouca confiança e muita inadimplência. Mas, Avon, Natura, Jetiki, continuam firmes e fortes.
TWITTER
Interações das marcas com seus seguidores é o grande lance do social media nos últimos tempos. Posts e respostas criativas parecem ser a chave para um trabalho de mídias sociais de sucesso.
Um exemplo de interação de sucesso aconteceu entre um usuário do Twitter e as marcas LG e Sony. Após relatar que sua TV havia que queimado e estava a procura de uma nova marcam, o usuário lançou um desafio convidando as marcas para uma "batalha de rima". Boa e bem bolada ideia.
DIFERENÇAS
O período entre novembro e dezembro é o mais aguardado pelos varejistas virtuais, porque engloba as duas principais datas comerciais que movimentam as vendas online: a Black Friday, na última sexta-feira de novembro, e o Natal no mês de dezembro. Juntas, elas corresponderam a 16,5% do total arrecado pelo e-commerce brasileiro em 2014, segundo dados do E-bit.
Entretanto, a distância de quase trinta dias entre as duas ocasiões faz muitos profissionais cometerem o erro de elaborarem uma estratégia unificada de marketing e vendas - ao invés de realizarem ações diferentes para aproveitar o que cada período tem de melhor. Confira no infográfico abaixo as cinco principais diferenças entre a Black Friday e o Natal para o empreendedor virtual e o que deve ser destacado em cada data. Esse texto, mostra a diferença grande entre oportunidades e datas festivas.
DIGITAL
Agora não tem mais desculpa para não aprender sobre o mundo digital: você é quem monta seu curso no Instituto Login - escolhe datas, horários e até o local! São trinta cursos, divididos em grupos temáticos: Cotidiano, Utilitários de Trabalho, Design, Tecnologia e Mídia Digital.
Mais informações: www.institutologin.com.br. Um curso administrado por profissionais da alta relevância e com história de sucessos.
TREINAMENTO
O treinamento de Dale Carnegie é considerado um dos mais completos do mundo. A metodologia fundada em 1912 por Dale Carnegie, autor do best seller "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", já transformou a vida de mais de 7 milhões de pessoas. Um dos segredos para o sucesso é a melhoria do desempenho nos negócios. Mais de 400 das 500 maiores empresas do mundo treinam com a Dale Carnegie. Uma volta aos anos 80 ou ao século XX. Nem tudo é novo. A história na definição nos ensina isso.
LIVE MARKETING
O Live Marketing vem se destacando numa crescente demanda do mercado publicitário, e com ele, diversas agências começam a ganhar espaço por suas ideias inovadoras no que diz respeito às experiências entre consumidores e marcas. Uma delas é a GAEL, que com apenas um ano de vida, comemora ativações de sucesso absoluto, como a promoção "Teste Drive Premiado" da Volkswagen no início deste ano, e todas as ações da plataforma "Pode Ser Épico", para Pepsi no Rock In Rio 2015. Estas últimas fizeram com que a marca fosse a mais lembrada pelos consumidores durante o evento.
WI-FI
A Regus, líder mundial em soluções flexíveis de espaços de trabalho, acaba de incluir um novo serviço em seu catálogo de opções, o Only@Regus. Com esse lançamento, a empresa irá tornar ainda mais eficiente a rotina e a maneira de trabalhar de seus clientes. A funcionalidade Global Connect, oferece 18 milhões de pontos wi-fi cobrindo 106 países em estabelecimentos como hotéis, restaurantes, centros de convenção, trens, aeroportos e aviões permitindo que seus usuários fiquem online e mantenham-se produtivos em qualquer lugar do mundo. www.regus.com.br
SURPRESA
Para promover seus serviços, a Swiss Post resolveu surpreender os moradores de Lucerna, na Suíça. Com a ajuda da agência Jung von Matt/Limmat, a companhia colocou "pacotes ambulantes" para circular pelas ruas da cidade.
Trinta embalagens guiadas por controle remoto circularam chamando a atenção dos pedestres. A cena, além de inusitada, parecia no mínimo sem noção, até que os pacotes começaram a se abrir e presentear as pessoas com flores, roupas e até "brinquedinhos sexuais". Parece um ato de muita loucura, mas funcionou, isso é o mais importante.
INSTAGRAM
Atualmente, o Instagram tem mais de 300 milhões de usuários, perdendo em tamanho apenas para o Facebook. Devido ao fato de divulgar apenas os números mundiais, traçar um perfil específico do comportamento dos usuários brasileiros no Instagram pode ser um desafio.
A agência Iska Digital realizou um estudo com base nos dados do mercado disponibilizados pelo Instagram, referentes aos usuários que vinculam suas contas com o Facebook.
Segundo o levantamento, o Brasil está entre os países com maior número de usuários. Ao todo, são 16 milhões de brasileiros disponíveis para anúncio. O número ainda é pequeno se comparado ao Facebook, com 101 milhões de usuários no país.
No entanto, o comportamento mobile mostra-se cada vez mais promissor. Dos 101 milhões, 88 milhões acessam via celular enquanto 59 milhões acessam via computador.
A agência vê o Instagram como uma poderosa opção de mídia se comparada com a mídia de massa. São 16 milhões contra 344 mil leitores da Folha de S. Paulo, maior jornal em circulação no país, por exemplo. Uma realidade, que é inquestionável! Sim ou Não?
PRIMEIRA EDIÇÃO
A primeira edição do Turn Up Bussiness abordará o tema Marketing Empresarial, com palestra ministrada pela Jornalista Aline Wolff, diretora da WH Comunicação, empresa que trabalha há dez anos com Assessoria de Imprensa e posicionamento das marcas no ambiente digital. Atualmente, além de serviços tradicionais como produção de conteúdo e relacionamento com a imprensa, lida com marketing de alta performance através de ferramentas da web que propiciam a criação de conteúdo viral, resultando em uma maior visibilidade para o cliente.
O evento acontece dia 28 de outubro, quarta-feira, às 19h00, espaço Cuento Coworking (Rua Quintino Bocaiúva, 1482, Porto Alegre). São catorze vagas disponíveis e ingressos no valor de R$ 100,00. Os interessados podem garantir vaga através do telefone 51 3023-5993.Vale a pena participar.
MÁQUINAS DE VENDAS
Quem disse que as famosas "vending machines" foram criadas apenas para vender produtos? Apesar do nome, elas também são utilizadas de maneira criativa pelas marcas e agências para entregar interatividade, experiência e consequentemente envolver o público de alguma maneira. Impossível não lembrar, por exemplo, os inúmeros cases da Coca-Cola nesse sentido. A marca é praticamente uma especialista no artifício de promover conceitos, ideias e mensagens através de suas "máquinas da felicidade". Mas a fabricante de refrigerantes não é a única que consegue acertar a mão em iniciativas do gênero. Confira abaixo outros trabalhos que merecem destaque:
Garrafa vira tíquete para show
Você já pensou numa máquina que possa fazer o caminho de volta e recolher embalagens vazias? Essa foi a ideia da Astra, cerveja alemã que resolveu amenizar o problema da sujeira no "Distrito da Luz Vermelha", em St. Pauli, Hamburgo. Para isso, a marca colocou uma máquina em uma das ruas do bairro e transformou a garrafa em um tíquete para um show particular. Ao inserir a embalagem, uma pequena janela era aberta e a pessoa poderia ver perfomances ao vivo, que iam desde cantores até dançarinas. Essas atitudes com certeza fazem um mundo melhor.
" Zuêra Machine"
A Wieden+Kennedy resolveu criar uma máquina diferente para a marca Bis. A "Zuêra Machine" pedia para que as pessoas provassem sua amizade, dançassem com um colar havaiano, entre outras coisas. Quem deu voz a tal máquina foi o comediante Léo Lins. A descontração da iniciativa faz parte da estratégia da marca, que nos últimos tempos se apropriou do conceito de "zuêra" tão presente na linguagem web, sobretudo para os jovens. Esse é o mundo que queremos e desejamos, que as pessoas sintam-se, amem-se e unam-se.
Máquina da paz
A Coca-Cola desenvolveu a ação "Fair Play Machines", com máquinas instaladas nos arredores do estádio San Siro e criadas pela McCann de Milão. Elas continham um botão e um visor. Na tela, os torcedores do Milan conseguiam ver e ouvir os torcedores rivais da Inter passando do outro lado do estádio.  Era impossível pegar uma Coca-Cola para si, apenas para quem estava do outro lado do estádio. O resultado, segundo a marca, é que as duas máquinas se esvaziaram em menos de uma hora. Grandes sacadas, para todos independentes de que time torciam.
Grande amizade
A Coca-Cola resolveu criar uma vending machine gigante com uma promoção especial para o Dia do Amigo: duas latinhas pelo preço de uma. Mas como pegar o refrigerante? Dê uma olhada.
Vai uma água suja?
Com um budget mínimo, a agência Casanova Pendrill criou uma vending machine de água suja para exibir a importância da água potável no mundo. Quem comprasse uma garrafa, faria uma doação automática para a Unicef.
Minha parte eu quero em likes
A Pepsi e a agência TBWA Bélgica se uniram para criar uma vending machine que não aceita dinheiro, só likes de Facebook. O primeiro teste foi em um concerto na Antuérpia.
Uma estratégia ousada
Como uma marca de produtos para higiene bucal pode se inserir nesse universo de vending machines? A Colgate, em parceria com a agência Y&R Puerto Rico, escolheu o caminho da ousadia. Os cremes dentais da empresa foram colocados dentro de uma máquina recheada de doces. Cada vez que uma guloseima era comprada, uma amostra grátis do creme dental acompanhava o produto com a mensagem no visor: "não se esqueça da escovação".
Máquina light
Se a Diet Coke é um produto com menos calorias e, consequentemente, capaz de contribuir com hábitos mais saudáveis e teoricamente pessoas mais magras, por que as máquinas não podem acompanhar o mesmo conceito? Conheça abaixo a vending machine mais fina do mundo, instalada pela Ogilvy em Paris, na França.
Vending machine de ovos frescos
Contra os maus tratos, e para promover o consumo de ovos apenas de galinhas criadas ao ar livre na Alemanha, a ONG Noah criou uma espécie de vending machine com galinhas vivas. A ideia era impactar a primeira vista. Quem chegava mais perto do aparelho, entretanto, entendi o conceito da campanha. Todas as galinhas eram de uma fazenda que produz ovos free range e voltaram para o seu habitat logo após a iniciativa. A criação é da Publicis de Frankfurt.
Cafés do bem
A Nescafé criou uma ativação que alia tecnologia e gentileza pelas ruas de Berlim. A marca, com a ajuda da OgilvyOne Frankfurt, instalou uma espécie de máquina de café no mesmo espaço do botão de pedestres para os semáforos. O aparelho tinha uma tela onde era possível ver a pessoa que estava do outro lado da rua, também tentando atravessar na faixa. A interação entre eles gerava um café quentinho numa cinzenta manhã europeia e arrancava muitos sorrisos de ambos os lados.
MULHERES
Não é segredo para ninguém que, historicamente, existe escassez de mulheres em posições de liderança. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas oito em cada 100 profissionais de alto escalão nas empresas do Brasil são do sexo feminino. Outro número, do  Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), confirma o contraste: as executivas não passam de 7,2% nos conselhos administrativos brasileiros.
Já os dados de pesquisa realizada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP),  entre maio e julho de 2014, com 340 agências de publicidade, mostram que 74% dos dirigentes são homens. Se trouxermos esse recorte para o segmento do Live Marketing, isso, com certeza, não será diferente. Como presidente de uma agência de brand experience e membro da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) o que vejo no dia-a-dia é que as universidades formam turmas compostas, em sua maioria, por mulheres; que a maior parte dos funcionários das agências é formada por mulheres; mas que, em posições de liderança, nós temos uma dominação masculina.
Grandes corporações de diferentes segmentos já desenvolvem programas de diversidade que incluem o empoderamento das mulheres. Inspirados por toda essa realidade, criamos na AMPRO o Comitê Women Empowerment, uma plataforma de mulheres executivas que busca contribuir para o crescimento e desenvolvimento profissional do gênero no mercado de Live Marketing, por meio da troca de experiências com os seus pares e da capacitação.
Assim, com estrutura e força preparar as profissionais do mercado para que cada vez mais mulheres assumam posições de liderança. Elas tem posição e conhecimento e isso tem que ser avaliado por todos.
CASES BRASILEIROS
Alguns dos gurus da comunicação moderna pintam o atual cenário como a "era da dispersão". A infinidade de devices, as novas plataformas e linguagens modernas tornam o ecossistema da informação algo cada vez mais complexo. Neste cenário, a propaganda convencional encontra um desafio ainda maior, sobretudo porque tudo está disponível on demand, quando e onde o consumidor quiser. A saída para engajar? Gerar experiências pode ser o primeiro passo. As marcas e agências no Brasil estão evoluindo nesse sentido, e com isso descobrindo novas maneiras de se conectar de uma maneira marcante com o público. Confira alguns exemplos abaixo:
Uma frequência que "apenas gays podem ouvir"
Na iniciativa, intitulada "Frequência Gay", ouvintes da rádio 89FM, em São Paulo, foram surpreendidos por um aviso de que a próxima música da programação estaria em uma frequência que somente os homossexuais conseguiriam ouvir. Para ampliar a discussão, um táxi com câmeras escondidas captou as reações das pessoas a essa "suposta" frequência.
Idosos americanos ajudam brasileiros a falar inglês
A agência FCB Brasil e a rede de ensino de idiomas CNA criaram o premiado projeto Speaking Exchange, que une estudantes brasileiros da escola a americanos que vivem em lares destinados à terceira idade. Esse encontro é realizado por meio de uma ferramenta digital exclusiva, que coloca os alunos da escola frente a frente com os americanos via videochat.
Ação tatua diabéticos para situações de emergência
Médicos recomendam que toda pessoa com diabetes use acessórios informativos, como pulseiras ou colares, para ajudar no atendimento em casos de emergência como crises de hipoglicemia e hiperglicemia. Inspirada por essa recomendação, a campanha "Diabetes IdentiArte" apresenta uma ideia diferente de identificação: tatuagens informativas.
Crianças descobrem o mundo em HD
Levando em consideração o dado de que uma a cada quatro crianças sofrem de problemas oftalmológicos e não tem conhecimento deles, a operadora de canais por assinatura realizou uma ação com um truck em escolas públicas. Foram feitos testes de capacidade visual nos alunos e, em seguida, óculos foram distribuídos àqueles em que o problema foi confirmado. A ideia é que, com o tratamento correto, as crianças possam "conhecer o mundo em HD" que a empresa pretende entregar através de seus serviços.
Livros como bilhete do metrô em São Paulo
Para estimular a leitura no metro, a editora L&PM aproveitou o Dia do Livro para unir estes dois elementos que fazem parte do dia-a-dia de muitos paulistanos. Para isso, passageiros da linha 4-Amarela foram presenteados com diferentes clássicos da literatura.
Figurinhas de crianças desaparecidas
Completar o álbum de figurinhas da Copa para mostrar às futuras gerações foi uma febre de muitos torcedores em 2014. Com base nessa mania nacional, a agência NewStyle se uniu à causa da Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD), popularmente conhecida como "Mães da Sé", para conscientizar a sociedade de que existem figurinhas muito importantes que estão faltando nos álbuns de algumas famílias.
Heineken e o Beco das Garrafas
A marca de cerveja criou recentemente um mini documentário sobre o Beco das Garrafas (o berço da bossa nova), realizado com a consultoria de branded content e coprodução de Patrícia Weiss e direção de Paula Trabulsi, da ASAS. A história da Heineken com o local começou em 2014 quando, por meio de uma parceria com a agência Hands, a marca revitalizou os bares Bottle"s e Little Club que já serviram de palco para grandes nomes da música popular brasileira.
MÍDIA DIGITAL
São Paulo e Rio de Janeiro movimentam grande parte da economia do País. Quando o assunto é mídia também ocupam uma posição relevante e são os maiores centros de investimentos. Por outro lado, o setor no mercado regional apresenta desenvolvimento. Com menor participação e particularidades de cada região, há muito espaço para explorar e expandir em cidades que estão fora do eixo Rio-São Paulo.
Com uma gama incrível de possibilidades de negócios, o maior desafio das empresas de mídia on-line é conquistar uma parcela representativa de participação fora do eixo Rio - São Paulo e tornar os negócios regionais tão expressivos quanto são nessas regiões-focos.
Em geral, o setor apresenta números relevantes de investimentos e negócios. De acordo com dados divulgados pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) no início deste ano, a mídia digital segue em ritmo de expansão com uma projeção de 14% para este ano e investimento de R$ 9,5 bilhões.
Mesmo com o cenário favorável, o setor no mercado nacional ainda é considerado novo e está em fase de ampliação e consolidação. Atualmente, muitas pessoas ainda não reconhecem a mídia on-line como um grande comércio de comunicação, que também pode atuar com campanhas de publicidade e oferecer serviços tão efetivos quanto o off-line.
É possível perceber que algumas regiões ainda não estão estabilizadas neste setor e outras já alcançam o nível de serviços encontrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Brasília, por exemplo, oferece a mídia on-line completa e está no mesmo patamar que São Paulo em se tratando de profissionais, planejamento e investimento.
Por outro lado, o Sul apresenta um nicho bem específico, mas que oferece grandes oportunidades às empresas que buscam negócios em regiões fora do eixo Rio-SP. O esperado é que esse mercado se desenvolva bastante nos próximos dois ou três anos. Para isso, a região deve contar com uma atuação mais intensa dos veículos de mídia digital e ser tão bem trabalhada como acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A falta de investimento do próprio mercado e de veículos de comunicação para impulsionar a atividade é um dos pontos-chaves que limitam a consolidação nessas regiões. Hoje o mercado regional deve ser considerado uma boa oportunidade e ser trabalhado com a mesma importância de São Paulo e Rio de Janeiro. Há possibilidades incríveis e particularidades a serem descobertas por empresas que atuam com mídia on-line. O mais importante é ativar constantemente o mercado e torná-lo atrativo para investimentos nas regiões do país que ainda são pouco exploradas.
Artigo de Marcelo Bressan, diretor comercial de regionais do Grupo NZN e presidente regional do IAB de Brasília. Esse artigo do Marcelo, mostra com muita propriedade que devemos ter mais foco e estudos no conhecimento do digital, pois não tem mais volta é o presente e o futuro.
INOVAÇÃO
Uber, dispositivos móveis, internet das coisas, plataformas de crowdfunding. Novos produtos, serviços e modelos de negócios surgem a cada dia em uma era pautada pelos jargões do empreendedorismo e startups. Marcas tradicionais sentem a necessidade de se reinventar. Para entender melhor como o consumidor se comporta em meio a essa avalanche de inovações, a agência Edelman realizou o estudo "Earned Brand".
Se, por um lado, 92% dos entrevistados dizem que as inovações são essenciais e contribuem ao progresso, 87% afirmam ter preocupações em relação a tais novidades. Segundo a agência, a mudança de paradigma tem impacto direto na forma como as marcas se comportam, comunicam e se relacionam com seus clientes.
O estudo é resultado de 10 mil entrevistas em 10 países, incluindo o Brasil. Além da parte quantitativa, inclui um capítulo qualitativo baseado na consulta a millennials por meio de grupos focais e de "mobile diaries" - relatos enviados por celular durante duas semanas. Essa mostra nos dá uma visão mais contundente que somos avessos ao novo, mas queremos o novo.
DAVID ROCK
No próximo dia 18 de novembro, o Dr.º David Rock, Ph.D. em Neurociência da Liderança e considerado um dos maiores experts em neurocoaching da atualidade, participará de um talk show, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo, para falar como as empresas têm se beneficiado e introduzido os conhecimentos da neurociência nos processos de desempenho de seus colaboradores. A mediação do encontro será da renomada fonoaudióloga Dra. Mara Behlau. Mais informações: www.davidrock.com.br.A Neurociência cada vez mais mostra a sua importância no mercado e no conhecimento dos consumidores.
CDL
A Campanha Promocional "CDL Presente com Você", realizada pela CDL Caxias, ganha força na sua segunda etapa de realização. Já são mais de 400 estabelecimentos participantes, com um volume de mais de 15 mil cupons validados. "Estimamos que só em vendas a campanha já fomentou R$ 750 mil. Isso demonstra o sucesso desta iniciativa. Estamos muito felizes em proporcionar esta oportunidade aos nossos associados", explica Maurício Antunes, diretor de marketing da entidade.
A promoção é totalmente online e gratuita, um presente da CDL para os associados em comemoração aos 50 anos. Um sorteio já foi realizado no dia 29 de agosto. Ainda faltam ser realizados dois sorteios, os quais não são cumulativos, até o final do ano, totalizando R$ 50 mil em prêmios, como vales-compras e um automóvel. Vendedores e lojistas também serão contemplados com premiação. Os consumidores que validaram seus cupons estarão concorrendo nesta segunda fase, a oito vale-compras de R$ 500,00.
"Esta é uma promoção diferenciada. Além de ser totalmente gratuita para os nossos associados, ela também é prática para os consumidores, que não precisam mais preencher cupons para concorrer. Basta que eles se cadastrem no site da promoção. O nosso objetivo é promover ações de relacionamento e fidelização do lojista com o consumidor", explica Maurício.
A participação do consumidor será por meio de um cupom que ele receberá na loja onde efetuou compras acima de R$ 50,00, limitado a 20 cupons por compra. O cupom terá um código alfanumérico o qual deverá ser cadastrado no site www.cdlcaxias.com.br ou www.promocaodepremioscdl.com.br. Os sorteios acontecem nos dias 31/10/2015 e 06/01/2016, quando irá acontecer o sorteio do automóvel.
Como funciona:
- A cada R$ 50,00 em compras em um dos estabelecimentos participantes da promoção, identificados no ponto de venda, o consumidor ganha um cupom para cadastrar no site da promoção "CDL Presente com Você" - www.cdlcaxias.com.br ou www.promocaodepremioscdl.com.br
- No site, o consumidor deverá inserir o código do seu cupom. Para isto, é necessário que ele possua a nota fiscal da compra para informar o CNPJ da loja onde comprou.
- A realização dos sorteios será feita pela Loteria Federal e para solicitar a premiação o consumidor deverá apresentar na CDL o seu cupom e a nota fiscal da compra realizada.
O Regulamento da promoção encontra-se disponível no site www.promocaodepremioscdl.com.br
FENAPRO
A etapa São Paulo do evento "Design Thinking Propaganda", iniciativa da Fenapro - Federação Nacional das Agências de Propaganda, em parceria com o Sinapro-SP - Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo, acontece na capital paulista, nos dias 07 e 08 de outubro. O encontro deverá reunir cerca de 30 presidentes e diretores de agências da capital e do interior, no Roof Top 5 & Centro de Convenções, localizado no Complexo Ohtake Cultural.
O evento tem como objetivo estimular as agências a repensarem seu modelo de atuação, utilizando a dinâmica e os princípios do Design Thinking, um modelo mental que acelera a inovação e soluciona problemas através de um olhar humano.
"A realização do Design Thinking Propaganda é uma importante ação para o mercado publicitário, porque incentiva as agências a refletirem sobre seu atual modelo de negócios e enxergar futuros desejáveis", afirma Geraldo de Brito, presidente do Sinapro-SP. "A proposta é promover uma reflexão compartilhada e colaborativa, que aponte caminhos na direção das mudanças necessárias."
De acordo com Glaucio Binder, presidente da FENAPRO, o avanço das plataformas digitais sobre as mídias tradicionais está transformando fortemente a atividade publicitária e torna-se necessário refletir sobre isso. "O Design Thinking Propaganda quer auxiliar as agências na criação de um modelo que vá além das ações realizadas nas mídias tradicionais, e que assegure a sustentabilidade da atividade publicitária."
O trabalho será conduzido por Gabriel Coelho, da consultoria Empodere-se.  São Paulo é a segunda capital a receber o evento, depois do Rio de Janeiro.  A intenção da Fenapro é levar o projeto para outros estados. Ao final da série de encontros, haverá uma consolidação de tudo o que foi gerado nas discussões regionais, dando origem a um relatório único, a ser disponibilizado ao mercado. A Fenapro está realizando e acontecendo com muita propriedade, encaminhando e oportunizando novas realidades para o mercado brasileiro. Que o nosso mercado seja contemplado com brevidade.
MÍDIAS SOCIAIS
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Essa citação nunca se mostrou tão adequada aos profissionais de marketing e social media quanto nos dias de hoje.  As imagens estão entre os elementos mais importantes para qualificar a comunicação e o marketing digital nas mídias sociais, um ambiente onde o apelo visual se destaca no feed de notícias. Em média, um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido do que um estímulo de texto. Isso porque 90% das informações que retemos tendem a ser visuais. Segundo o mais recente levantamento realizado pelo Hubspot, 40% das pessoas reagem melhor a imagens do que a textos. Nas mídias sociais, esse número sobe para 44%.
Essa preferência pelo formato de imagens - vídeos ou fotografias - se confirma por meio de outro estudo, publicado pela GO-Gulf. De acordo com a pesquisa, dos 4,75 bilhões de itens compartilhados no Facebook, 43% estão no formato de imagem. Diante dessa tendência, é indiscutível que a gestão da comunicação visual nestes múltiplos canais sociais se tornou essencial para o desenvolvimento das marcas no ambiente digital.
Confira algumas recomendações sobre como os profissionais de marketing e social media podem qualificar a comunicação visual e melhorar o relacionamento entre marcas e clientes nas redes sociais.
Planeje seu conteúdo alinhado ao consumidor
Para captar a atenção de seus consumidores no feed de notícias, não basta apenas adotar o formato mais popular. É preciso compreender quais são os tipos de comunicação visual que mais conversam com seus consumidores e, com base nessas informações, elaborar um cronograma de postagens. De acordo com a pesquisa da Matter Communications, os formatos de comunicação visual que geram mais engajamento são fotografias/ imagens (44,50%), vídeos (33,20%) e infográficos (19%).
Fique atento às dimensões e qualidade das imagens
Cada rede social possui dimensões diferentes para a publicação e compartilhamento de imagens, visando proporcionar aos usuários uma melhor experiência de visualização do conteúdo. 67% dos consumidores on-line acreditam que fotos nítidas e detalhadas de um produto são mais importantes que a sua descrição, segundo levantamento publicado pela Wishpond. Por isso, crie imagens de acordo com as especificações de cada plataforma, reajustando as mesmas imagens para cada canal.
Tenha templates de modelo e personalize
Para facilitar a rotina do dia a dia na criação do conteúdo visual, busque conhecer as especificações dos canais sociais que serão utilizados e crie personalizados templates (modelos) com os formatos adequados para rede social. Dessa forma, é possível diminuir o índice de retrabalho e otimizar o tempo na elaboração de novos conteúdos.
Aposte nos infográficos
Em média, o consumidor consegue manter atenção voltada para alguma coisa por apenas cinco segundos. Com essa necessidade de comunicar informações de maneira cada vez mais rápida, clara e objetiva, os infográficos se tornaram uma verdadeira febre e uma das melhores opções para marcas que querem se destacar sem perder tempo. Um título chamativo, um conteúdo relevante, dados contundentes, ilustrações amigáveis e um fluxo claro são os pilares para desenvolver um bom infográfico.
Compartilhe valores e dicas
Outra forma de agregar valor às marcas e engajar o seu público por meio do conteúdo visual é compartilhar citações e dicas como imagens de fundo nas postagens. Dessa forma, é possível disseminar a cultura e os valores da sua empresa de uma maneira atrativa e criativa.  De acordo com Iinterativa, posts com imagens recebem 94% mais visualizações e interações que os que não têm.
Fortaleça suas campanhas com ilustrações
Uma das melhores formas de potencializar o lançando de campanhas com o uso de hashtags é ilustrar o tema e as hashtags oficiais da campanha com imagens impactantes. Essas imagens conseguem captar atenção do leitor e, se bem sucedidas em criam identificação, conseguem estimulam a interação por meio de compartilhamentos. Quando compartilhadas, essas imagens contribuem para fortalecimento da marca e da campanha na memória dos usuários.
Compartilhe suas conquistas
Por fim, toda conquista nas redes sociais deve ser celebrada e, principalmente, compartilhada! Grande marcos, como a conquista de um milhão de seguidores, devem ser compartilhados com a sua audiência, e a melhor forma de fazer isso é por meio de imagens bem humoradas e exclusivas.
Esses são exemplos para que todos tenham mais conteúdo e conhecimento. Precisamos desses elementos para o nosso cotidiano bem diferente que estamos vivenciando.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários