Bom exemplo da RBS TV no esporte

Ao acompanhar mais de perto da programação de esportes da RBS TV, dois assuntos chamaram minha atenção neste inicio de cobertura do Gauchão 2016: …

Ao acompanhar mais de perto da programação de esportes da RBS TV, dois assuntos chamaram minha atenção neste inicio de cobertura do Gauchão 2016: a série de reportagens com vários craques do passado que disputaram o Campeonato Gaúcho nas últimas décadas - O Gauchão Mudou Minha Vida; e a valorização para dos goleadores com a promoção Bucha (que no futebol significa gol). É importante valorizar os bons jogadores do passado trazendo para o presente suas conquistas. E também é importante valorizar os jogadores que marcam gols bonitos que ficam na lembrança de quem os presenciou, mas que precisam ser valorizados e eternizados.
No caso dos craques do passado, quando organizou o evento Os Melhores do Gauchão para a Federação Gaúcha de Futebol, além da escolha da Seleção do Campeonato, mais técnico, dirigente e árbitro, acrescentei uma premiação adicional onde destacava um Craque do Passado, um profissional de um clube, bem como uma torcida. Esse tipo de reconhecimento faz parte de um processo de valorização dos bons hábitos no futebol, premiando aqueles que contribuíram para o engrandecimento do esporte.
E, recentemente, por meio da ACEG, sugeri duas premiações adicionais àquelas que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) faz na festa dos Melhores do Gauchão: introduzi a entrega do Troféu Fairplay à equipe mais disciplinada - conquistada pela União Frederiquense m 2015 - e o Gol de Placa, conquistado pelo atacante Jô, do São José, em 2015, com um belíssimo gol de bicicleta contra o Inter no Beira-Rio. Para este ano a ACEG pretende dar continuidade à premiação do Troféu Fairplay e ao Gol de Placar. A entidade está buscando patrocinadores para viabilizar a promoção, da qual participam os cronistas esportivos associados da ACEG e os associados da ARFOC - Associação dos Repórteres Cinematográficos e Cinegrafistas do RGS.
Com certeza as duas promoções da RBS TV vão mobilizar os jogadores e os profissionais da comunicação para que tenhamos ao final do campeonato uma escolha justa e merecida. Se os vencedores serão os mesmos, não se sabe, pois há risco de serem diferentes se os critérios de avaliação não forem os mesmos. No caso do Troféu Fairplay não há escolha, nem votação, pois o resultado final é matemático, conforme o número de cartões amarelos e vermelhos recebidos por cada equipe disputando. Mas vale conferir e mais uma vez elogiar as boas iniciativas, até porque elas acabam rendendo boas pautas.

Autor
Júlio Sortica é jornalista formado pela Ufrgs. Foi repórter do Diário de Notícias, Zero Hora, Folha da Tarde, Jornal do Comércio, Correio do Povo, Revista Consumidor, editor da Plástico Sul, diretor de O Sul e coordenador de Comunicação da Secretaria de Planejamento do Estado do RS. Fez várias coberturas internacionais, editou publicações segmentadas.

Comentários