Cabeças iluminadas

São sempre cabeças iluminadas que estão por detrás de grandes feitos, sejam eles no universo corporativo, político, econômico, etc. Não necessariamente só uma cabeça iluminada, mas um grupo de talentos envolvidos - e também e muito importante: obstinados! - na solução de um problema ou de uma melhoria, de uma evolução.
Assim o foi com Henry Ford, que desejava que as carruagens literalmente ficassem para trás. Com Steve Jobs, que tinha como meta não apenas inovar, mas surpreender, barbarizar(parêntese: no caso de Steve Jobs e de muitos outros ícones, estou certo de que se cria um mito maior do que o homem ou a mulher realmente foram, pois o ser humano adora ouvir histórias fantásticas. Continuando no caso específico dele, há inúmeros relatos de verdadeiras atrocidades no relacionamento interpessoal deste com subordinados. Só acho que há que se reconhecer seu incontestável talento e obstinação, duas variáveis importantes(mas não suficientes) para o êxito de uma iniciativa). Com Larry Page e Sergey Brin, com a máquina que é o Google(motor de busca na internet) e o incrível Youtube, só para ficar em dois exemplos. Com a liderança também obstinada de Mahatma Gandhi na pacificação da India.  Mais recentemente por aqui podemos citar Uber, Cabify, bancos digitais(Inter, Nubank) e vários outros.
Normalmente há uma inspiração, partida de uma destas cabeças iluminadas ou de um grupo efetivamente inspirado e com a mente aberta (outro pré-requisito para que as coisas aconteçam: o cérebro não pode ter barreiras), que trabalha por muitas horas, dias, meses, às vezes anos até chegar no produto ou na causa de forma assertiva, determinada e determinante.
Porém, não embarquemos em ilusões: em grande parte das ocasiões, há financiadores por trás deste tempo todo, sejam pais, seja fortuna de família, dinheiro desta natureza. Para que isto permita esta dedicação obstinada e muitas vezes exclusiva ao produto ou causa. Se o criador tivesse que se dedicar ao seu sustento, ao sustento da família, certamente naufragaria no meio do caminho, como muito acontece. As páginas de jornais, revistas, internet, gostam de romancear a história pois, como eu disse no início, o ser humano gosta de histórias fantásticas. Então, dê-lhe dizer que a empresa começou nos fundos de uma garagem.
Mas, a meu ver, isto não tira o talento e a genialidade, a obstinação e o valor dos incansáveis criadores de soluções e inovações. Só quis situar porque estas histórias, muitas vezes romanceadas, são cansativas e fica parecendo que erguer uma empresa multinacional de sucesso é uma coisa bastante simples e fácil.
Que se sigam iluminando mentes e também corações na busca de um mundo melhor, seja na área em que for. Líderes assim são necessários. Tá valendo!
Óticas Carol
São 20 anos enxergando longe - a empresa foi fundada em 1997 - e trazendo as melhores alternativas ao mercado, quer com laboratório próprio 100% digital(que se traduz em lentes de alta qualidade, que chegam a ser 30 a 50% mais baratas do que as similiares), quer oferecendo aos clientes pagamentos diferenciados em até 10x(sem juros). Como se vê, a visão de Marcos Amaro(empresário atual majoritário do grupo) é de longo alcance, contando com a experiência e gestão de Ronaldo Pereira(atual presidente do grupo), uma parceria de sucesso. No Rio Grande do Sul são 32 lojas, sendo 9 delas em Porto Alegre(2 próprias e 2 modelo franquia). Não deixe de conhecer www.oticascarol.com.br
Gokan - Apaixonados por Sushi
E quem tem visão empresarial(além de reunir grande experiência) é o José Guimaraes, proprietário do Gokan. Enxerga bem e longe. Porque não apenas sabe manter o Gokan como fazer com quem ainda não conhece, se apaixone por sushi. E pelo Gokan! Natural que isto não é por acaso, pois sua gestão se caracteriza por elevadíssimo padrão de qualidade e critério(seja na seleção de fornecedores, colaboradores, instalações), de tal forma que quem já é apaixonado por sushi segue apaixonado por sushi - e pelo Gokan. Já quem não era ainda, fica duplamente apaixonado: por sushi e pelo Gokan, com a vantagem de poder se deliciar ao meio-dia(exceto aos domingos) e à noite. Você certamente se enquadra em um dos casos. Portanto, vá hoje mesmo ao Gokan! www.gokan.com.br.

Comentários