Comunicação é sentir a batida

Cada vez que há um novo trabalho, há - literalmente - uma nova construção. É óbvio que existem métodos e teorias que inspiram e ajudam a fundamentar, mas eu me apego mesmo é no feeling.

Dia desses uma amiga disse que a marca, para dar certo, precisa investir em redes sociais, que este é o segredo. Sem discordar, eu argumentei que é preciso estar lá - também. Mas de nada adianta ter incontáveis curtidas e não ser conhecida no bairro onde está. Voltar os esforços para as redes tem um grande retorno, porém, é necessário, ainda, atuar em diferentes formas de comunicação. Tem gente recebendo informação em tanto lugar diferente - e ao mesmo tempo - que focar em uma coisa só é pouco.

Esse negócio que "porque todo mundo está fazendo, tem que fazer também", eu já tenho um baita pé atrás. Além do mais, que você não é todo mundo. Não tem receita pronta, não adianta. O nosso negócio não é tão fácil quanto parece. Não consigo ter um plano "meio pronto", um esboço do que precisa ser feito. Depende muito e depende de tudo. Essa é uma das paixões dos bons profissionais de comunicação: criar. Se basear em histórias de vida, de negócios, de sonhos concretizados. Bons autores inspiram, assim como bons cases e bons ganchos. Ouvir a opinião de diferentes pessoas, entender o que cada funcionário pensa da empresa que atua, como enxerga ela de dentro e como explica ela para alguém de fora. Não adianta saber onde queremos chegar se mal sabemos onde estamos e quais são as melhores companhias para ir adiante conosco.

Essa mistura toda, essa pesquisa boa, essa conversa que parece fiada... isso inspira. Algumas levam tempo, outras te dão um clique de momento. A graça é confiar, anotar o que vier na mente, entender esse universo e ir em frente sempre com a certeza que a comunicação compõe - e muito - a alma do negócio.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários