Os desafios de uma sala de aula

Por Cris De Luca

Sabe quando te dizem que a gente só conhece realmente uma situação quando passa por ela? Que a pode estudar o quanto que for, simular um zilhão de vezes o momento, mas nada te prepara para aquilo totalmente? Que pode não ser a primeira vez que tu faz aquilo, só que o frio na barriga não some, o alerta está sempre ligado? Então, assim são os desafios de uma sala de aula.

Tem gente que pode dizer que é coisa de quem está começando agora, que daqui a pouco acostuma. Não sei, não. Mesmo estando em sala de aula como professora de pós-graduação por dois anos seguidos, cada turma era uma surpresa. Por que seria diferente agora, não é mesmo?

Acho que uma das grandes questões para mim, e acredito que para qualquer professor, é que tu queres que os alunos saiam dali melhores do que quando entraram. Tu queres que eles possam aplicar o que vocês estão debatendo na vida, na carreira, no ambiente de trabalho, em casa. A gente quer que eles saiam questionando o mundo e que nos questionem também. OK, tem gente que não gosta de ser questionada.

Eu sempre chego na sala de aula de coração aberto, digo de onde eu venho, o caminho que eu trilhei para chegar até ali e que não sou a dona da verdade e nem sei tudo de tudo, que meu papel é ajudar a construir conhecimento. Que o que eu não souber, vou buscar para compartilhar. Acredito que nunca me mostrei tão vulnerável assim num ambiente profissional. É bom? É ruim? Só o tempo vai dizer.

Acho que é o meu jeito de ser mesmo. Um jeito que venho encontrando de ser mais eu em tudo. Para mim, por mais que às vezes como aluna eu não tenha pensado assim, a sala de aula é um ambiente de cocriação real oficial. Isso faz toda a diferença e, ao mesmo tempo, é um grande desafio! Então, vamos a ele!

Autor
Jornalista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Marketing e mestre em Comunicação - e futura relações-públicas. Possui experiência em assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo e relacionamento. Apaixonada por Marketing de Influência, também integra a diretoria da ABRP RS/SC e é professora visitante na Unisinos e no Senac RS.

Comentários