Otimismo, pessoas e recursos

Por Flavio Paiva

Conforme recentemente divulgado, Bill Gates atribui o seu sucesso aos três fatores acima, descritos no título. Não chega a ser novidade, mas é sempre interessante quando alguém de muito sucesso, primeiro, consegue identificar claramente quais os fatores foram fundamentais para o seu sucesso e, segundo, que o otimismo (ou estado mental, se for o pessimismo terá naturalmente o efeito contrário) esteja claro como fator de sucesso para ele.

Felizmente, muita coisa mudou no ambiente de trabalho e nas realizações. Conforme conversávamos ontem em uma reunião eu e o Rogério Delanhesi, a questão do estado mental é crucial. Absolutamente não somente do ponto de vista de otimismo/pessimismo, mas vou me ater a isto nesta coluna. A questão toda é: seja do ponto de vista da física quântica, espiritismo, budismo, seja do ponto de vista organizacional/empresarial, seja do ponto de vista mais prático possível (ou seja, que resultados o otimismo/pessimismo gera em nossas vidas, quando estamos em um ou em outro).

E o otimismo, absolutamente fundamental - em especial para empreendedores, mas não só - impacta diretamente no segundo item: pessoas. Na verdade, formação de equipes. Entenda-se por reunir pessoas certas, criar um clima além de otimista propício à realização. Liderar ou fazer a gestão deste grupo de tal forma que as dificuldades que surjam não sejam vistas como algo pesado, mas, sim, parte do processo. Que insucessos sejam vistos exatamente como o que são: insucessos, mas não fracassos. Que se aprenda diariamente, seja com os insucessos, seja com os sucessos. Que as pessoas sintam-se desafiadas. Isto tudo aliado a uma forte capacidade de liderança.

Por fim, recursos. Há a eterna discussão se os recursos são indispensáveis para fazer a coisa acontecer ou se eles são resultado exatamente dos dois fatores que citei, otimismo e pessoas. No meu entendimento, ambos. Porque sem um mínimo de recursos para iniciar, as coisas ficam bem difíceis. Mas mantendo sempre o otimismo e uma equipe de alto nível, motivada e com visão empreendedora e inovadora, os resultados vão acabar acontecendo. Se não para gerar uma fortuna como a de Bill Gates, para gerar o sucesso (que tem muitas definições, individuais) da organização ou empreendimento e das pessoas.

Não trago novidades ao listar estes três itens, a não ser de que Bill Gates os considera como fundamentais em sua trajetória. São conhecidos e reconhecidos. A questão é saber trabalhá-los, iniciando pelo otimismo. A vida bate? Bate e muitas vezes. Mas fundamentalmente o ponto é o aprendizado. Inúmeros autores, empresários, pensadores já disseram isto. Que é claro que vamos cair na vida, em vários momentos. Mas o importante é levantar, sacudir a poeira e sempre querer dar a volta por cima.

DICAS DO GUION

Pre-estreia, estreias e grandes filmes em cartaz! Aproveite este agradável clima de Primavera e vá hoje mesmo, aproveite o feriado do sábado, enfim, aproveite! Não faltam excelentes filmes e - claro - um café antes e/ou depois, além das delícias gastronômicas, exposição de obras de arte, CDs raros e importados e muitos livros! Melhor, impossível!

ESTREIAS

- Amor Assombrado (91min, drama, Brasil, direção de Wagner de Assis)

- Luna (89min, drama, Brasil, direção de Cris Azzi)

PRE-ESTREIA

- Em Guerra (113min, com o grande Vincent Lindon, drama, França, direção de Stéphane Brizé)

EM CARTAZ

Seguem os excelentes A Tabacaria, Encontros e O Homem Ideal?

Programação, informações, tudo em www.guion.com.br. Vá hoje mesmo!

Comentários