Paris dando uma dura na Airbnb

O conhecido site norte-americano Airbnb, de locação de imóveis no mundo todo, está enfrentando um perrengue com a prefeitura de Paris. O órgão entrou na justiça contra a empresa pela mesma não ter eliminado de sua plataforma os anúncios das pessoas que não os declararam da forma correta.

Conforme regulamentação da cidade que aprova leis mais rígidas para o funcionamento do Airbnb (e similares), há um limite de 120 dias para que uma pessoa possa alugar sua casa mobiliada por ano. E é atribuída a cada casa um código, que mostra que a residência está em conformidade com a legislação. Segundo a prefeitura, o site não retirou do ar anúncios que não possuem este código.

O que pega é que hotéis e moradores reclamam que está ocorrendo especulação imobiliária, em especial no período de férias. A saída para isto? A via judicial, pois, conforme afirma a prefeitura, 84% dos anúncios não cumprem a regra. E a prefeitura deseja uma multa de mil euros por dia de atraso e de cinco mil euros por dia para cada nova publicação sem o número de registro.

Narrado isto, o leitor que me acompanha sabe que sou defensor de novas iniciativas, disruptivas, novas tecnologias, do novo. Porém, o novo não pode ser destruidor e tampouco contrariar a cultura de uma região. Falo em cultura, não apenas em prática comercial. O Airbnb é um enorme avanço para quem viaja, deseja escolher um imóvel a um preço em conta, visualizando inúmeras alternativas. Mas é preciso que haja um entendimento e este não funcione à margem da lei, tampouco ignorando danos profundos causados à cidade, sob pena de transformar o panorama da metrópole histórica. Se em um primeiro momento pode parecer vantajoso, no médio prazo poderá causar danos incalculáveis à cidade-luz.

Um diálogo franco e aberto (em que não haja unicamente o interesse de manutenção de privilégios seculares) é a alternativa, como sempre. Não de interesses predadores, tampouco de corporações desejando manter seus feudos. Entrou uma inovação relevante? As coisas jamais serão como antes. Diálogo, conversa, debate, chame como você quiser, é a alternativa para construir uma solução que atenda interesses de usuários, do patrimônio da cidade, da prefeitura e do empreendedor. Muita calma nesta hora (mas sem debates intermináveis), mas com agilidade e objetividade.

Sandro Moscoloni - City's Collection

Novidades aprovadas por todos, do básico ao sofisticado, são os novos produtos da Sandro Moscoloni. A City´s Collection é inspirada na cidade de São Paulo, com suas expectativas, realizações e cosmopolitismo. A carreira do dia a dia, junto com a diversidade e liberdade de escolha, abriu caminho para tendências individuais. Quando possibilidade e atitude andam juntas, não tem como errar! Conheça muito mais em www.sandromoscoloni.com.br e escolha qual a sua tendência!

Produto surpresa

A ação é simples: o cliente escolherá uma categoria que deseja receber, Bota, Casual, Social ou Sapatênis, paga o valor de R$ 79 e a Sandro Moscoloni envia um modelo da categoria desejada.

Comentários