Com novo posicionamento, RBS quer se aproximar ainda mais dos gaúchos

Mote 'A gente vive junto' foi apresentado na última semana para colaboradores e profissionais de mercado

Marcelo Leite apresenta novo posicionamento em encontro com o mercado - Divulgação/Coletiva.net

Na última semana, colaboradores do Grupo RBS e profissionais de mercado conheceram o novo posicionamento da empresa. Com o mote 'A gente vive junto', a organização busca se aproximar ainda mais dos gaúchos, sob a justificativa de que "somos a melhor fonte de informação no que se refere ao Rio Grande do Sul". A apresentação foi feita pelo diretor-executivo de Marketing do Grupo, Marcelo Leite, ao lado da equipe de Comunicação, liderada por Caroline Torma, na manhã da última sexta-feira, na sede da organização.

Leite fez uma retomada do processo de estudo feito pela empresa, que se iniciou em 2017, quando a RBS comemorou 60 anos de história. "A comunicação está sempre em transformação, por isso, o Grupo reviu sua postura e fez um resgate da alma da empresa, buscando sua essência, que é fazer jornalismo e entretenimento em prol da sociedade gaúcha", explicou. Segundo ele, as pessoas são o principal foco, pois "uma empresa de comunicação deve estar sempre conectada com a alma do seu público".

Antes de chegar ao posicionamento atual, a organização convidou todos os 2.185 colaboradores para saber o que eles tinham de conexão com a RBS, em um processo que incluiu profissionais do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Brasília. "Aprendemos muito com as respostas e, em cima disso, conseguimos ter uma visão do que as próprias pessoas que fazem a RBS pensam sobre a casa na qual e para a qual trabalham", falou Leite.

Com 'A gente vive junto', a proposta é convidar o público para construir uma campanha da RBS, fazendo com que todos se sintam parte da história. Esta é a primeira vez que a companhia faz isso, de acordo com o diretor-executivo. "Estamos confiantes e é o que queremos construir", afirmou. Na sequência, Carol Torma explicou mais sobre a construção da ação colaborativa, feita em conjunto com a Competence, do G|5.

De acordo com a gerente de Comunicação, a iniciativa foi baseada na música homônima de Lulu Santos, que fez uma versão exclusiva para a campanha. No site www.agentevivejunto.com.br, foram disponibilizadas 80 imagens para cada pessoa escolher suas preferidas e, assim, montar seu próprio vídeo da campanha e compartilhar nas redes sociais. "O processo de construção, para nós, é mais importante do que o resultado, pois queremos que o público se sinta parte de tudo isso", argumentou Carol.

Ao final, Leite e Carol responderam a algumas perguntas e afirmaram que optaram por não abrir espaço para sugestões de imagens, para "não perder a qualidade dos vídeos e ter controle, ao menos, do direito autoral". Ao serem questionados se o novo posicionamento tem relação com a venda da empresa de Santa Catarina, em 2016, como uma forma de se desvincular de fato com o, agora, Grupo NC, Leite e Carol foram enfáticos ao negar. A dupla também afirmou que a campanha nada tem a ver com os boatos de que a empresa gaúcha estaria em vias de ser vendida.

A equipe de Coletiva.net marcou presença no café da manhã. Também participaram do encontro professores universitários, formadores de opinião, jornalistas e publicitários. 

    

Comments