Em estudo, 38 estereótipos são identificados em peças e campanhas publicitárias

Levantamento foi protagonizado pela agência 65|10 e Facebook

Lançado recentemente, um estudo registra o histórico recente da representação do brasileiro na publicidade nacional. Na pesquisa 'Dados, diversidade e representação', realizada pela agência de consultoria criativa 65|10 em parceria com o Facebook, foi identificada a presença de 38 estereótipos de gênero, raça, classe, sexualidade e corpos que a propaganda brasileira ainda hoje apresenta em suas peças e campanhas.

O estudo foi conduzido por especialistas da área tanto da agência quanto da plataforma social. Nele, foram analisados milhares de campanhas publicitárias veiculadas - que trataram dos temas acima - em diversas plataformas, bem como em toda América Latina. Conforme o relatório, "estereótipos são historias únicas que contamos sobre algo ou alguém".

Realizada em cinco categorias (gênero, raça, orientação sexual, corpos dissidentes e classe), o levantamento pode ser conferido na íntegra pela página oficial do projeto, que em seguida será lançado em outros dois países: México e Argentina.

Comentários