Procon organiza mais uma edição de mutirão para renegociar dívidas

Representantes de instituições financeiras estarão na sede do órgão na próxima quarta-feira, 17

Evento será em 17 de julho - Crédito: Brayan Martins/ PMPA

O Procon Porto Alegre organiza mais uma edição do Mutirão de Renegociação de Dívidas. Na próxima quarta-feira, 17, representantes do Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Cejusc, Bradesco, Crefisa, Itaú, Claro, Tim, Vivo, Oi, Caixa Econômica Federal e CDL POA estarão na sede do órgão (Rua dos Andradas, 686), das 10h às 16h. O objetivo da ação é renegociar débitos e sanar dúvidas dos consumidores.

Quem tiver interesse em participar da quinta edição, deve levar documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já realizados e contratos firmados com empresas. A diretora-executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, explica que a proposta do mutirão é viabilizar a renegociação e, até, possibilitar a quitação de dívidas. "Considerando a grave situação de endividamento em todo o Brasil, temos, entre nossas competências, planejar, elaborar e propor políticas de proteção e defesa dos direitos e interesses do consumidor", declara.

No evento, os consumidores serão orientados sobre como é possível negociar débitos com empresas que participam do portal www.consumidor.gov.br, mesmo que estas não estejam presentes fisicamente no dia. Para isso, é importante que a pessoa leve os documentos já referidos e que tenha uma conta de e-mail válida.

Para efetivar o processo pelo portal, o consumidor precisa ter uma conta de e-mail válida e realizar o cadastro no site. Após acesso, é possível selecionar a empresa e/ou instituição financeira com a qual pretende negociar a dívida informando no campo "problema" a opção "dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida". O usuário deve ter em mãos a documentação relacionada ao débito/dívida e uma previsão de valor que possa desembolsar mensalmente.

O Procon Porto Alegre é de uso exclusivo para residentes da Capital. As reclamações devem ser feitas diretamente pelo site, no atendimento eletrônico, ou pessoalmente, na sede do órgão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A cada dia, são distribuídas 80 fichas com atendimento por ordem de chegada. Também é possível agendar atendimento presencial pelo site, por onde são fornecidas 11 senhas diárias. Mais informações na página do Facebook.

Comments