Coletiva de imprensa encerra a mostra de curtas gaúchos

Agraciados serão conhecidos nesta noite, em prêmio promovido pela Assembleia Legislativa

Divulgação/Coletiva.net

Após a segunda parte da exibição de curtas gaúchos, que encerrou esta mostra no início da tarde de hoje, 19, representantes dos filmes estiveram presentes em coletiva de imprensa. Assim como na primeira etapa, a sala de debates, localizada no Hotel Serra Azul, estava novamente lotada - incluindo pessoas sentadas no chão. Os agraciados serão conhecidos logo mais, em premiação promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O diretor de 'Fè Mye Talè', Henrique Lahude, iniciou sua explanação conversando sobre a dificuldade em realizar esta produção cinematográfica. O filme saiu do papel após ele encontrar o imigrante haitiano Alix Georges, que acabou integrando o elenco. De acordo com o ator, o roteiro, que narra a vinda de uma haitiana ao Brasil, é uma ficção baseada na realidade que se encontram estas mulheres negras no País.

Para detalhar, ele informou que a protagonista Phenite Raymond não estava presente no momento, pois deixou o Brasil por não ter se adaptado. "Gostaria que toda vez que vocês olhassem para algum imigrante negro, percebessem que são seres humanos carregados de muitas histórias, e que podem contribuir muito à sociedade", pediu.  Após, finalizou entoando "Haiti: mãe da liberdade", em referência à nação origem ter sido a primeira a se tornar independente e ter abolido a escravidão na América. Terminou a fala sendo ovacionado.

A diretora de 'Coágulo', Jéssica Gonzatto, contou que a obra, produzida como animação fantástica, foi criada para o curso Realização Audiovisual da Unisinos. Contou também que se baseou em algumas situações de ansiedade pelas quais passou, e os efeitos visuais surgiram do seu desejo de explorar aquilo que sempre admirou. Taísa Ernes, diretora de 'Mulher Limitada', revelou que foi convidada para escrever o roteiro de um filme, porém, o cartaz já estava pronto antes mesmo dela iniciar o trabalho. Nele, havia a ilustração de uma mulher amordaçada. Revoltada, resolveu criar uma paródia em protesto à utilização feminina na sétima arte no geral a qual, de acordo com ela, é usada para elucidar mulheres sendo salvas por um homem.

Ainda compareceram ao local os diretores de 'Antes de Lembrar, Luciana Mazeto e Vinicius Lopes; a produtora Mêmis Müller, de 'Nós Montanha'; o roteirista de 'Pelos Velhos Tempos', Roger Monteiro, entre outros representantes de 'A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina', 'Gasparoto' e 'O Viúvo'. A premiação acontece daqui a pouco no Palácio dos Festivais, onde serão conhecidos os vencedores.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.    

Comentários