Fala, mercado!

Editor da revista Teorema, Marcus Mello, comparece ao Festival de Cinema desde 1986

Divulgação/Coletiva.net

O crítico de Cinema e editor da revista Teorema, Marcus Mello, veio pela primeira vez ao Festival de Cinema de Gramado ainda jovem, em 1986. Desde então, acredita que apenas falltou em 10 edições, tempo que viveu no exterior. Neste ano, foi o convite para mediar os painéis dos curtas gaúchos, que acontecem neste final de semana, que o trouxe à cidade.

Ele, que também é colunista da revista Aplauso, confessou que, como cinéfilo, deseja conferir algumas atrações, como 'Benzinho' e 'Herederas', exibidos neste sábado, 18. O diretor Cacá Diegues, que não lançava filmes havia algum tempo, também despertou o interesse de Marcus, com a obra 'O grande circo místico'. Ainda cita a nova obra de Daniela Thomas, 'O Banquete', e 'Ferrugem', de Aly Muritiba, - que, para ele, tem uma produção muito boa de curtas e, agora, o longa que dirigiu está sendo bastante aguardado.

Marcus acredita que o Festival de Cinema de Gramado é muito importante para o Rio Grande do Sul. "É o maior evento de Cinema brasileiro com edições ininterruptas, graças àqueles malucos que, lá nos anos 1970, no auge da ditadura militar, resolveram criar um evento destes, em uma pequena cidade, no interior do Estado e distante do centro do Brasil", falou ao Coletiva.net e completou: "Tinha tudo para dar errado, mas funcionou".

O crítico confessou que a seleção de filmes deste o ano o fez vir para Gramado com mais desejo do que em 2017. Além disso, falou que a produção acertou em muitos pontos neste ano, como a escolha das poltronas nas exibições serem por ordem de chegada, e não mais pela reserva de lugares. "Muitas vezes, o pessoal lotava o mezanino e a plateia ficava vazia", recordou. Por fim, destacou a volta da concentração de atividades nao hotel Serra Azul, com debates e credenciamento, por exemplo, onde o Festival de Cinema começou nos anos 1970. "Isto retoma a história do evento em um espaço icônico da cidade, além de ser ao lado do Palácio dos Festivais, o que facilita o deslocamento."

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.

Comentários