Dados em todos os lugares muda tomada de decisões, segundo cientista de dados

Para filtrar tudo isso é preciso pegar o chamado big dada e transformar um small dele

"A Era dos Algoritmos!", com Ricardo Cappra - Divulgação/Coletiva

A enxurrada de dados em muitos lugares fez com que a forma para tomadas de decisões mudasse. A declaração foi do cientista de dados e especialista em Business Analytics, Ricardo Cappra durante o Festival de Interatividade e Comunicação (FIC) 2017, promovido pela Associação dos Agentes Digitais no Estado. "No começo, a informação chegava sempre no diretor da empresa e no político. A informação era comprada até chegar na mesa da diretoria. Isso acabou. Afinal, hoje, ela chega em todos ao mesmo tempo e estes têm poder."

Ele deu início a palestra A Era dos Algoritmos! dizendo que muitas pessoas não sabem, mas "companhias digitais guardam registo sobre nós". De acordo com ele, isto significa que, na verdade, é o conceito de bigdata, quando o encremento de informações acontece em alta velocidade, volume e variedade. Nesta era, para filtrar é preciso utilizar os recursos de Big Data e transformá-lo em um small, ou seja, diminuir o número de dados para cruzar no dia a dia. "Este é o momento que estamos vivendo agora", resumiu.

Cappra também explicou que para gerar empoderamento é necessário conectar as pessoas. Um exemplo disto é a Central de Relacionamento da Rede Globo, onde qualquer contato que chega pelos canais de telefone e internet cai em três telas. Conforme o cientista, para melhorar é preciso dar uma base de conhecimento e de dados. "Onde entra os algoritmos nisso? Sem informação não existe algoritmo bom", disse. Para transformar e identificar defendeu a necessidade de estabelecer uma cultura e usar de inteligência analítica.

Comentários