Em um ano, ecobarreira retira mais de 170 toneladas de lixo do Arroio Dilúvio

Diretor de TI da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior apresentou iniciativa durante lançamento do Prêmio de Jornalismo Ambiental

Luiz Carlos Zancanella Júnior
Com um ano de existência, o projeto Ecobarreira retirou mais de 170 toneladas de lixo do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. O dado foi informado aos presentes no lançamento oficial da quarta edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental pelo responsável da iniciativa, diretor de TI da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior.
Idealizado em 2014, o executivo contou que decidiu desenvolver o projeto inspirado em uma ecobarreira dos Estados Unidos. A iniciativa somente saiu do papel depois de dois anos, devido às licenças da Prefeitura e às demais autorizações.
Composta por módulos flutuantes de plástico e uma espécie de grade, que faz a contenção dos resíduos sólidos até 20 centímetros de profundidade, a barreira ecológica reúne os detritos, que são coletados e encaminhados ao Departamento Municipal de Lixo Urbano (DMLU). "Nosso propósito é evitar que o lixo flutuante chegue às águas do lago Guaíba", caracterizou, e explicou que ela está localizada nas proximidades do Shopping Praia de Belas.
O investimento para construção do projeto foi de R$250 mil, enquanto mensalmente são desembolsados, aproximadamente, R$15 mil para manutenção do espaço. "Sem dinheiro público, todo gasto é da Safeweb", destacou, orgulhoso.
Com um pouco mais de um ano, o contrato firmado entre o Instituto Safeweb e a prefeitura de Porto Alegre tem duração total de cinco anos. Após, a organização estudará o que fará com ela. "Eu comprei essa briga para mim e eu vou lutar por ela até o fim", enfatizou.
Para os próximos anos, Zancanella contou que seu objetivo é descaracterizar a contaminação dos resíduos e promover projetos de conscientização das comunidades lindeiras ao arroio. Também deseja disponibilizar coleta de lixo nessas comunidades e implantar novas barreiras em outros afluentes do Guaíba. "Estamos em busca de parceiros. Nós temos total interesse em reunir outras empresas que queiram se juntar à causa", finalizou.

Comentários