Grupo de Pesquisa na Intercom é liderado por docente da Ulbra

Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros são norte da proposição de Gabriela Almeida

Gabriela Almeida | Reprodução

A professora e coordenadora-adjunta do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, Gabriela Almeida, desenvolveu um Grupo de Pesquisa na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A criação do coletivo Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros foi acolhida em dezembro de 2017, entrando em vigor neste ano.

O GP nasce com o intuito de reunir pesquisas que reflitam as relações entre o sensível e o comunicacional, como a abordagem das políticas do corpo e da centralidade da experiência estética e do afeto para a compreensão dos fenômenos do mundo no presente. Ainda, sugere a discussão sobre a cultura da mídia e seus produtos a partir da disputa por diversidade; e a apropriação das militâncias pela mídia e pelo capital.

O desenvolvimento do GP contou a participação do coordenador dos cursos de Comunicação da Ulbra, Deivison Campos. Além dele, ajudaram os pesquisadores Daniela Zanetti (UFS), Dieison Marconi (Ufrgs), Eduardo Oliveira (UFC), Erly Vieira Jr (Ufes), Helen Barbosa (Uneb/UFBA) e Henrique Codato (UFC). Também integram a iniciativa os estudiosos Jamer Guterres de Mello (UAM), Janaína Casanova (UFBA), Jorge Cardoso Filho (UFBA/UFRB), Kenia Freitas (UNB), Lucas Murari (UFRJ), Lu Xavier (UFABC), Rodrigo Ribeiro Barreto (UFSB), Rodrigo Oliva (Unipar), Tainan Pauli Tomazetti (Ufrgs) e Talita Baena (Ufopa).

Comentários