ACPA é homenageada na Câmara de Vereadores

Proposta de Adeli Sell, do PT, reconheceu trabalhos prestados pela entidade à Capital em seus 160 anos

Paulo Afonso recebe homenagem na Câmara - Reprodução

Após completar 160 anos na última quarta-feira, 14, a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) foi homenageada nesta quinta-feira, 15, na Câmara de Vereadores da Capital em sessão ordinária. A proposta para o reconhecimento da entidade partiu do vereador Adeli Sell (PT), com o objetivo de valorizar os trabalhos prestados à cidade.

De acordo com a instituição, a ACPA é a entidade empresarial mais antiga de Porto Alegre e a quinta associativa civil de comércio a ser criada no Brasil. Em 2016, com a posse de Paulo Afonso Pereira, voltou a contar com um presidente exclusivo. O último dirigente que ocupou o cargo foi Alberto Bins, entre 1924 e 1928.

No pronunciamento que ocorreu no Plenário Otávio Rocha, Paulo destacou a importância da ACPA a favor das condições dos transportes - dragagem e sinalização da Laguna dos Patos e do Guaíba, além do melhoramento e da abertura da barra de Rio Grande e das ferrovias. "A Associação Comercial apoiou e estimulou o nascimento da indústria gaúcha. Sediou a primeira mostra industrial de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul em 1861, e a decisão de criar a Viação Aérea Rio-Grandense, a nossa Varig, em 1927, nasce dentro da entidade", salientou.

Comentários