Vendas no setor supermercadista cresceram 5,2% no RS em 2018

Ranking Agas revela faturamento acima da média brasileira

Coletiva de imprensa ocorreu nesta terça-feira - Reprodução

Os supermercados gaúchos registraram um crescimento nominal de 5,2% em 2018, de acordo com o Ranking Agas 2018. Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 16, pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, em encontro com a imprensa na Capital. O estudo, realizado desde 1991 pela entidade, coletou nesta edição dados de 245 empresas supermercadistas gaúchas oriundas de 114 municípios e apurou que, ao todo, as lojas do setor somaram um faturamento de R$ 31,7 bilhões em 2018 - com 4,7 mil lojas e 99,8 mil empregos diretos em suas operações.

Segundo o levantamento, diariamente, quatro milhões de clientes frequentam os supermercados somente no Rio Grande do Sul. E, para o presidente da Agas, a essencialidade do setor, a praticidade e a conveniência oferecidas e as estratégias de redução de custos e de aproximação com os consumidores foram alguns dos principais fatores que pesaram para um resultado acima das expectativas em 2018. Deflacionado pelo índice oficial do IPCA/IBGE, o crescimento real para o setor, no Estado, foi de 1,5% em 2018. "No atual cenário, costumamos dizer que a tendência é não ter tendência, já que o varejista precisa criar atrativos diariamente para o consumidor e esperar sua resposta para entender o que este cliente necessita. O setor supermercadista é um grande jogo de xadrez", exemplificou Longo.

De acordo com a Agas, os números positivos de 2018 resultaram em um crescimento da participação do setor supermercadista gaúcho no PIB do Estado, estimado em R$ 410 bilhões: a representatividade dos supermercados foi de 7,2% em 2017 para 7,7% em 2018. Com relação à participação nas vendas do setor supermercadista brasileiro, a força do varejo alimentar gaúcho também aumentou: enquanto em 2017 os supermercados gaúchos detinham 8,5% das vendas em nível Brasil, a fatia do Rio Grande do Sul no cenário supermercadista nacional foi de 8,9% em 2018.

Os principais destaques da pesquisa serão homenageados em 23 de abril, no Grêmio Náutico União (rua João Obino, 300), em Porto Alegre. A solenidade marcará ainda a entrega das três primeiras Medalhas Marcello Zaffari, honraria criada pela Agas para distinguir o trabalho de empresários supermercadistas admirados pelos colegas do setor. A recepção à imprensa e a realização de entrevistas com agraciados e organizadores ocorrerão a partir das 19h20.

Comentários