Cinco perguntas para Daniela Pedroso

Publicitária conduzirá formação a respeito do desafio de transformar marcas em sucesso

  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Daniela Pedroso, 43 anos, publicitária e professora. Amo marcas, histórias e argumentos. Sou mãe da Aurora, de um ano e seis meses, e casada com o Lucas Kehrwald. Nasci e vivi muito tempo em Santa Maria, mas também morei em vários lugares em virtude da docência. Nos últimos seis anos, estou em Porto Alegre. Ministro aulas, oficinas e workshops desde 1997, ano em que me formei na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lá, fiz uma especialização em Administração e investi em um mestrado em Comunicação e Linguagens, enquanto dava aulas na UTP, em Curitiba.

Todo esse tempo na educação, vivendo a mudança no perfil dos alunos, os modelos de ensino em tantas instituições e os workshops ministrados em eventos pelo Brasil me proporcionaram experiência para traduzir os conceitos da área mercadológica e da comunicação integrada para diversos públicos.

  1. Por que escolheu atuar com Publicidade e Propaganda?

Eu conhecia um pouco do universo da Publicidade e Propaganda, pois desde pequena frequentava agências e eventos em virtude do meu pai fazer parte desse mundo como ilustrador. Mas os livros que tinha em casa - minha mãe fez uma assinatura de obras para mim e para minha irmã - e as aulas de Literatura me conduziram para uma profissão que pudesse contar histórias. Então, a Publicidade, em 1992, era o melhor lugar para fazer isso. Fui estagiária em redação, redatora, atendimento e planejamento em agência de Propaganda e executiva de Marketing.

  1. De que maneira os profissionais de Comunicação podem contribuir para a consolidação das marcas atualmente?

Primeiro, realizando um bom diagnóstico. Segundo, definindo um posicionamento consolidado e reforçando isso em cada espaço que a marca tiver, com qualquer público. Empatia, conhecimento do mercado e de comunicação integrada é o que os profissionais de comunicação podem oferecer de melhor. Acabou o tempo da "sacada criativa".

  1. O que todo publicitário precisa saber?

Precisa entender de estudos culturais, de comportamento do consumidor, de estratégias de posicionamento e, principalmente, saber traduzir para cada público o que a marca quer dizer. Ou seja, entender de planejamento, comunicação integrada e adequação.   

  1. Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Quero continuar compartilhando conhecimento, empoderando as pessoas, tornando-as mais críticas e capazes de compreender a importância da comunicação. Estou me especializando ainda mais para ser uma facilitadora, alguém que conduz um ambiente no qual a educação acontece. Farei parte daqueles que estão transformando o processo de ensino e aprendizagem com novos modelos de aulas, workshops, capacitações para empresas ou o nome que isso tiver daqui a cinco anos. Pretendo ser uma profissional referência quando buscarem alguém para introduzir novos conceitos em equipes, instituições e projetos. Com meus amores e aqueles que quero bem sempre por perto.

Comentários