Produtores gaúchos podem se capacitar sobre Lei Rouanet

Seminário, oferecido pelo Ministério da Cultura, ocorrerá na próxima segunda-feira

Theatro São Pedro/ Foto: Delourdes Bressiani

O Ministério da Cultura (MinC) realizará na segunda-feira, 21, a próxima edição do Circuito #CulturaGeraFuturo, que capacitará produtores e gestores gaúchos sobre a Lei Rouanet. O objetivo do evento, que ocorrerá no Theatro São Pedro, das 9h30 às 18h, é otimizar a utilização dos mecanismos de fomento disponibilizados pelo governo federal. O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, realizará a abertura do seminário.

Na ocasião, uma equipe da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), do MinC, que é responsável pela gestão da Lei Rouanet, explicará como ela funciona, orientando os participantes e tirando dúvidas sobre a apresentação de projetos. Outra equipe, formada por representantes da Secretaria do Audiovisual (SAv), do Ministério e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), detalhará os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor. Durante o seminário, também serão dadas orientações sobre as vantagens e as formas de apoiar projetos culturais.

No ano passado, o Rio Grande do Sul foi o estado da Região Sul que mais desfrutou dos recursos captados via Lei Rouanet, e a quarta unidade federativa do País no ranking de captação. Foram captados R$ 73,2 milhões para os projetos aprovados pelo MinC e, das 591 iniciativas aprovadas em 2017, 433 conseguiram captar recursos. Porto Alegre será uma das 27 capitais brasileiras que receberão, até julho, as equipes do MinC com orientações sobre os mecanismos de incentivo.

Comentários