Prêmio Esso consagra Letícia Duarte com "Filho da Rua"

Jornalista foi a vencedora na categoria Reportagem; Adriana Irion e José Luís Costa, também de ZH, conquistaram Regional Sul

A jornalista Letícia Duarte, de Zero Hora, levou o Prêmio Esso de Reportagem, com 'Filho de Rua', produção que relata as dificuldades no processo de reinserção de meninos de rua.  Por três anos, a repórter acompanhou os passos de um menino para revelar como a omissão, a desestrutura familiar, a pobreza e as falhas do Estado arrancam crianças de casa e da escola e as jogam nas calçadas e nas drogas. A reportagem foi publicada em junho deste ano, em Zero Hora, no formato de um caderno de 16 páginas, sem anúncios.
O resultado do Prêmio Esso de Jornalismo 2012, a mais importante premiação do gênero no País, foi divulgado esta manhã. No segmento Regional Sul, destacaram-se Adriana Irion e José Luís Costa, também de Zero Hora, com o trabalho 'Meninos Condenados?. A distinção principal, o Esso de Jornalismo 2012, será entregue aos jornalistas Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo Mattos e Sérgio Rangel, pela série de reportagens 'O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira?. O trabalho publicado na Folha de S. Paulo mostra que o dirigente combinou interesses particulares com os da Confederação Brasileira de Futebol, fato apontado como motivo de seu afastamento.
Os trabalhos indicados passaram por exame das comissões de premiação. Os 72 finalistas foram selecionados de um total de 1.302 trabalhos, dos quais 677 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 213 trabalhos fotográficos; 329 trabalhos de criação gráfica (Jornal, Revista e Primeira Página) e 83 trabalhos de telejornalismo. Os vencedores serão homenageados em jantar, marcado para 4 de dezembro, no Rio de Janeiro. 

Comentários