Agência Incomum entra no 20º ano de atividades

Empresa teve um ano estável, investiu em seu posicionamento estratégico e projeta aniversário

A Agência Incomum avalia como estável o ano de 2014, quando atuou proativamente como parceira de seus clientes para manter e aumentar os resultados. Os últimos 12 meses foram marcados por investimentos em formação e valorização da equipe, infraestrutura, modernização da marca e elaboração de projetos com base estratégica. Em dezembro, um encontro com colaboradores deu start no planejamento da campanha referente aos 20 anos de sua fundação.
No primeiro semestre, a agência teve um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, índice que acabou compensando a redução ocorrida no segundo. Com isso, manteve o faturamento anual no mesmo patamar de 2013, com crescimento na lucratividade de 4% e na distribuição de prêmios à equipe de 5%. "Foi um ano de ajustes internos, afinamento de relacionamentos e posicionamento mais estratégico", disse o diretor de Criação Daniel Moreira, o Cuca. Ele detalhou que foram realizados trabalhos de diagnóstico com clientes como Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Frigorífico Famile e Veja Engenharia. "Sem um forte trabalho de diagnóstico, que leve ao entendimento do cenário e desafios, pode-se chegar a resultados pouco ou nada mensuráveis ou até mesmo inadequados", complementou a diretora de Expansão e Novos Negócios, Ana Paula Bachiega.
Criada com o nome de Insight, em 1995, por quatro colegas de Publicidade e Propaganda, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Incomum prepara-se também para comemorar seus 20 anos de fundação. Para marcar a data, colaboradores de todas as áreas realizaram um grande brainstorming, em dezembro, para discutir a campanha comemorativa. Com base nos pilares do plano estratégico anual - Inovação, Verdade, Bem comum e Entusiasmo -, foram traçadas as ações que pretendem chegar a todos os públicos da agência, inclusive à comunidade local.
Preparando-se para o novo cenário, a agência realizou dois eventos de endomarketing, visando ampliar o conhecimento, alinhar expectativas e trocar informações entre colaboradores e interfaces nos clientes. O primeiro foi um workshop sobre Assessoria de Imprensa, com o jornalista Claucio Brião, que aproximou os universos da Publicidade e do Jornalismo. O segundo, intitulado "Vivências do "Ponto de Venda"", reforçou as necessidades do mercado varejista, carente por estratégias bem definidas, com palestra do gerente de trade marketing da Josapar Alimentos, Michel Bersch de Mattos.
O núcleo de Mídias Sociais da Incomum investiu em capacitação, participando do curso de extensão sobre Marketing Digital, promovido pela ADVB/RS, em Porto Alegre. Comemorou o desempenho em 2014 com a conquista da conta da Seven Boys. Entre outras iniciativas de sucesso está o vídeo da campanha "Todos somos doces", da Fenadoce 2014, que, em apenas três minutos, atingiu dez mil visualizações. O núcleo é responsável pela gestão de mídias sociais do Shopping Pelotas, do Supermercado Guanabara e da Vetpharma.

Os sócios: Ana Paula Bachiega, Stela Nesello, Daniel Moreira e Gigi Treptow | Crédito: Luigi Sodré

Os sócios: Ana Paula Bachiega, Stela Nesello, Daniel Moreira e Gigi Treptow | Crédito: Luigi Sodré


Comentários