SindJors pede ao governo continuidade de projeto sobre etnia na mídia

Secretaria responsável pela iniciativa foi extinta

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado (SindJors) reuniu-se com a primeira dama do Estado, Maria Helena Sartori, para tratar da continuidade de projeto sobre etnia na mídia. Anunciada em julho de 2014, a iniciativa "Gênero e Raça/Etnia na Mídia prevê a formação de 750 pessoas - entre jornalistas, estudantes e comunicadores - para o uso de linguagem inclusiva, além da produção de um livro, um guia e um hotsite entre outras ações. A realização era da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que foi extinta, com isso, o tema agora será acolhido pela pasta de Justiça e Direitos Humanos.
Foram recebidos pela primeira dama o presidente do SindJors, Milton Simas, e a segunda vice-presidente, Vera Daisy Barcellos. O encontro, conforme a entidade, foi uma das primeiras oportunidades que a entidade teve para apresentar o projeto, que prevê a realização de cursos junto a jornalistas, acadêmicos de comunicação e demais interessados, ao Executivo.
Maria Helena se comprometeu a levar o assunto ao titular da secretaria de Direitos Humanos, César Faccioli, e definir a realização das etapas seguintes do curso. A expectativa é qualificar cerca de 750 pessoas nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Pelotas, Caxias do Sul, São Borja, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo. "Como idealizador do projeto, a audiência serviu para que colocássemos o Sindicato dos Jornalistas à disposição do governo, para qualquer ação referente ao curso", afirmou Simas.
O presidente do sindicato também informa que o tema será discutido com o coordenador de Comunicação, Cleber Bevegnú, em audiência marcada para 6 de fevereiro.

Milton Simas, Vera Daysi e Maria Helena Sartori | Crédito: Karine Viana/Palácio Piratini

Milton Simas, Vera Daysi e Maria Helena Sartori | Crédito: Karine Viana/Palácio Piratini


Comentários