Concerto da Ospa será homenagem à TVE e FM Cultura

Emissoras públicas comemoram 41 e 26 anos, respectivamente, neste mês

Nesta terça-feira, 31, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta o terceiro concerto da série intitulada "Theatro São Pedro", que, desta vez, será uma homenagem à TVE e à FM Cultura. As emissoras, que colaboram para a divulgação da cultura musical erudita, comemoram neste mês 41 e 26 anos, respectivamente. Sob o comando do maestro paulista Dario Sotelo, regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, os músicos da Ospa irão reproduzir obras dos séculos XIX e XX. Um dos destaques é o concerto com solo de percussão que abre a noite, com a performance do timpanista Douglas Gutjahr. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, e custam entre R$ 10 e 40.
A apresentação começará com peça do compositor francês Darius Milhaud (1892-1974). Nome associado às vanguardas dos anos 1920, ele viveu no Rio de Janeiro, sendo conhecido por músicas relacionadas ao Brasil. A Abertura de "Egmont", obra que o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) escreveu para a peça homônima de Goethe entre 1809 e 1810, dará sequência ao concerto. A terceira peça do programa, que pela primeira vez será inserida no repertório da Ospa, levará o público de volta ao século XX. É "A Lenda do Caipora", do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes (nascido em 1930). "A obra baseia-se em um dos mais importantes personagens do nosso folclore", observa Sotelo.
Para encerrar a noite, após o intervalo, a orquestra revisita a "Sinfonia nº3", do austríaco Franz Schubert (1797-1828). Essa sinfonia, que o maestro caracteriza como "uma obra extremamente refinada de um compositor expressivo do período romântico", foi escrita na juventude de Schubert, em 1815, e evidencia as influências de Beethoven, Haydn e Mozart em sua produção.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, das 13h às 21h. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 3222.7387.
Mais sobre os convidados:
Dario Sotelo (regente)
Formado em piano, violino e viola, recebeu seu título de mestrado em regência orquestral pela City University, em Londres. Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de Tatuí, instituição na qual estabeleceu o curso de regência instrumental. Através do conservatório, realizou várias estreias mundiais de compositores brasileiros, como a ópera "A Peste e o Intrigante" de Mario Ficarelli, "Cantata de Natal" de Ernest Mahler e "Sonho de Uma Noite de Verão", de Edson Beltrami. Rege a Orquestra de Sopros Brasileira - Orquestra Sinfônica Paulista do Conservatório de Tatuí. Como palestrante e regente convidado, participou de dezenas de atividades internacionais como o Festival de Música Brasileira em Wattwill (Suíça), gravação para a Rádio Estatal Húngara, e turnês pelos Estados Unidos e Espanha. Estabeleceu a Conferência Ibero-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica em Tatuí e foi o Coordenador Geral e Artístico nos anos de 2002 e 2004. Em 2013, na Cidade de Lliria (Valencia - Espanha), foi Secretario Geral do V Congreso Ibero-Americano.
Douglas Gutjahr (percussão)
Graduado em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrou o Grupo de Percussão da universidade, o Quarteto de Percussão Íncubos, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Orquestra Filarmônica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi membro da Orquestra Jovem Mundial (JMWO), se apresentando em algumas das principais salas de concerto da Europa, entre elas, Berliner Philharmonie (Berlim), Muziekgebouw (Amsterdam) e Palau de les Arts (Valência). Foi finalista do Prêmio Uglione de Música Instrumental e indicado ao prêmio de Melhor Instrumentista no Prêmio Açorianos de Música. Atualmente, ocupa o cargo de timpanista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e atua como músico convidado em orquestras como a Unisinos Anchieta, a do Theatro São Pedro e a Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), onde foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de Timpanista Solo no concurso público realizado em 2014.       

Dario Sotelo | Crédito: Ana Laura Freitas

Dario Sotelo | Crédito: Ana Laura Freitas


         

Comentários