Fenaj detalha propostas para fortalecer comunicação à Secom

Realização da 2ª Confecom e necessidade de um novo marco regulatório estiveram na pauta da reunião

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apresentou na última semana à Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) uma série de reivindicações. Entre elas estão o pedido de fortalecimento da comunicação pública, a convocação da 2ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e a implantação de um novo Marco Regulatório das Comunicações para o País. O presidente da entidade, Celso Schröder, e os dirigentes José Carlos Torves e Bruno Cruz foram recebidos pelo ministro Thomas Traumann, da Secom, e pelo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve.
Os representantes da entidade nacional dos jornalistas reafirmaram a agenda política comprometida com o fortalecimento do jornalismo e da comunicação pública. Ainda propuseram ao governo a promoção do Fórum Nacional de Emissoras Públicas para debater políticas ligadas ao sistema público e estatal de comunicação e a convocação da 2ª Confecom. Sobre estas questões e a formulação de uma proposta de novo Marco Regulatório das Comunicações, Schröder disse que o ministro Traumann "fez uma referência positiva à ideia da comunicação e ouviu atentamente nossos argumentos, mas não se comprometeu com encaminhamentos concretos imediatamente".
O presidente da EBC, Nelson Breve, por sua vez, elogiou a iniciativa de mediação realizada em dezembro passado pela Fenaj, com relação ao novo Plano de Cargos e Salários da empresa. O assunto tem sido debatido com a Comissão de funcionários e os Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Breve afirmou que a iniciativa da federação desbloqueou o diálogo e que, no momento, há uma convergência com a proposta da Comissão de Funcionários. Também sinalizou para março deste ano uma nova avaliação do plano. Após discussão com a comissão, o plano deverá passar pela direção da EBC para, em seguida, ser encaminhado à Secom.

Comentários