Mais para ler

Confira as colunas de Ernani Ssó e Mário de Almeida e o artigo "Assessoria é Comunicação"

Em continuidade ao seu "Manual prático do escritor", o colunista Ernani Ssó traz hoje algumas respostas à pergunta que dá título ao texto: Por que você escreve, escritor? "Acho que cada escritor tem dezenas de respostas, todas corretas e todas parciais. Se um tem uma resposta apenas, ou ele está de sacanagem ou deve ser um imbecil chapado, por mais engenhosa que ela seja. Há muitos escritores que fazem uma piadinha e caem fora, como Manuel Vásquez Montalbán. Ele disse, provavelmente citando alguém, que escrevia pra ter um metro e oitenta e olhos azuis. Esta pergunta é complicada e parece deixar o buraco da fechadura livre a todo olho bisbilhoteiro."
Na crônica "Náusea", Mário de Almeida traz uma provocação sobre a forma como as autoridades brasileiras lidam com a poluição das águas no País. "Há mais de 50 anos, foi firmado um protocolo no qual o Japão auxiliaria o Brasil na despoluição da Baía de Guanabara. Nestes 50 últimos anos, a nossa Baía está muito mais poluída do que estava. Nunca houve vontade política para uma ação que apagasse essa sujeira do nosso mapa. Náusea."
A evolução na atividade de assessoria de imprensa, hoje chamada de assessoria de comunicação, e a quem cabe a competência de exercê-la são temas abordados no artigo "Assessoria é Comunicação!", da jornalista e professora universitária Laura Glüer. "Os profissionais das áreas de Relações Públicas e Jornalismo precisam, portanto, dialogar para uma convivência pacífica no mercado de assessoria. Além de promover o crescimento de todos os profissionais, com a troca de conhecimentos específicos de cada área, este diálogo promoveria o que considero mais importante: a legitimação da área da Comunicação, pois é nela que deve estar a atividade de Assessoria."

Comentários