PEC do Diploma deve ser votada no Dia do Jornalista

Após mobilização da Fenaj, presidente da Câmara dos Deputados decide apoiar a proposta

Proposta já passou pelo Senado e agora vai a Plenário na Câmara | Crédito: Rodolfo Stuckert
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, informou a representantes de entidades dos jornalistas que a PEC do Diploma será votada no dia 7 de abril, Dia do Jornalista. Após mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) nesta quarta-feira, 25, o líder do PMDB, Leonardo Picciani, afirmou que a bancada apoiará a proposta do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), assim como os representantes do PSOL e PPS. Edmar Arruda, vice-líder do PSC, anunciou que o Partido não fechou questão, mas que a maioria da bancada é favorável à luta dos jornalistas.
Dirigentes da Fenaj e de Sindicatos de Jornalistas, acompanhados por profissionais e estudantes, começaram a mobilização pela aprovação da PEC no início da tarde, visitando gabinetes e passando pelos plenários onde ocorriam reuniões das comissões. Segundo a federação, diversos deputados foram abordados e a maioria declarou seu voto favorável. Durante o ato, a deputada e jornalista Luizianne Lins (PT/CE) disse apoiar integralmente a luta da categoria. Segundo ela, os jornalistas precisam ser reconhecidos e valorizados.
A vice-presidente da Fenaj, Maria José Braga, defendeu a regulamentação da profissão, com a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. Ela defendeu que o Jornalismo é uma atividade imprescindível à democracia e, por sua importância, exige profissionais qualificados. "O Jornalismo é garantidor da liberdade de expressão coletiva. É por meio dos jornalistas que a sociedade pode ter acesso à diversidade e pluralidade de opiniões", disse.
O ato contou com a participação dos dirigentes da Fenaj José Carlos Torves e Wanderlei Pozzembom. Os sindicatos de jornalistas do País foram representados pelos presidentes da categoria no Espírito Santo, Marília Poletti, em Goiás, Cláudio Curado, em Minas Gerais, Kerison Lopes, e no Pará, Roberta Vilanova, além do coordenador-geral do sindicato do Distrito Federal, Jonas Valente, do vice-presidente regional no Paraná, José Roberto Geremias, e do ex-presidente da federação Américo Antunes. Uma caravana de profissionais e estudantes de Jornalismo de Goiás e do Uniceub, de Brasília, reforçou a mobilização.
A Fenaj e os sindicatos de jornalistas vão organizar novo ato pela aprovação da PEC do Diploma, que será realizado no Dia do Jornalista. "Queremos que o ato se encerre com a comemoração da vitória", afirmou Maria José.

Comentários