Jornalismo de dados é destaque no Congresso da Abraji

Oficinas sobre o tema ocorrerão nos três dias do evento, em São Paulo

Durante os três dias de programação do 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorrerá de 2 a 4 de julho, na Universidade Anhembi Morumbi, o jornalismo de dados será tema de destaque. O encontro contará com oficinas que abordarão técnicas para obtenção, filtragem e análise de dados, com a finalidade de gerar notícias.
As oficinas possuem distintos graus de complexidade. Coordenador de cursos da Abraji, Tiago Mali conta que algumas das oficinas mais básicas estão concentradas no primeiro dia e podem servir de porta de entrada para outras, um pouco mais sofisticadas. "Dessa forma, é possível aproveitar os três dias para se ter uma ideia bastante ampla do que tem sido usado de técnicas de jornalismo de dados por profissionais e colecionar referências para dar início aos seus próprios projetos dentro da área", completa.
O coordenador também será o instrutor de duas oficinas durante o evento: Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), que ensina a trabalhar com planilhas eletrônicas para organizar dados e extrair rankings, médias e conclusões relevantes a partir de bases públicas, e Como usar o Tableau para criar visualizações de dados Interativa, ensinando como usar o software Tableau Public. Mali editou a versão em português do Data Journalism Handbook e desenvolveu em parceria com a ONG Contas Abertas um curso on-line sobre investigação de gastos públicos, oferecido pela Abraji em 2009.
Os cursos de jornalismo de dados ainda irão abordar técnicas como raspagem de dados, em que o aluno aprenderá o básico da extração automatizada de informações de sites - no caso, será usada a linguagem de programação Python -, e limpeza de dados, em que será usado o programa gratuito Open Refine para mostrar como limpar, organizar e extrair insights de bases de dados desorganizadas.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://congresso.abraji.org.br/

Comentários