Movimentos realizam ato contra comemorações da Globo

Em Porto Alegre, evento na Redenção contra 50 anos da organização tem mais de 2 mil confirmados

Neste final de semana, em pelo menos três capitais brasileiras, movimentos sociais convocam atos contra o aniversário de 50 anos da Rede Globo. Em Porto Alegre, a "descomemoração" contava, na tarde desta sexta-feira, 24, com 2,4 mil confirmados no evento no Facebook "Ato fora Globo\RBS! A festa acabou: 50 anos de mentira!". A mobilização está marcada para domingo, 26, na Redenção, às 14h.
De acordo com o Coletivo Intervozes, que fará parte do ato, estão previstos protestos também em São Paulo e Brasília. Entidades como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) declaram repúdio ao autoritarismo da linha editorial da Globo e denunciam casos de corrupção e sonegação fiscal.
"Sem enfrentar o poder e colocar limites à maior emissora do Brasil - é uma das cinco maiores do mundo - não será possível garantir a regulamentação dos artigos da Constituição que proíbem o monopólio para levar a cabo a democratização do país", afirma a descrição do evento em Brasília, também marcado para domingo, organizado pelo coletivo Levante Popular da Juventude.
Em São Paulo, a manifestação está programada para 15h, com concentração na Praça General Gentil Falcão.
Para as organizações, a emissora mantém uma postura "autoritária" diante dos movimentos sociais brasileiros, excluem do noticiário as lutas dos trabalhadores e expressa posição contrária ao sindicalismo. Conduta que "oprime jornalistas, radialistas e demais trabalhadores da empresa, que são subjugados por uma linha editoral que impede, na prática, o exercício do bom jornalismo, servidor do interesse público", explicam. "Vamos às ruas contra a Globo e convidamos todos os brasileiros comprometidos com a democracia, a liberdade de expressão, a cultura nacional, o jornalismo livre e a soberania popular a participar das manifestações em todo o país", completa a carta.

Na Globo, programação especial marca 50 anos

Na Globo, programação especial marca 50 anos | Crédito: Reprodução


 

Comentários