Alterações na TVE incluem sete novos programas

Grade de programação renovada irá ao ar no próximo dia 18

Sede da TVE | Crédito: Claudio Fachel
Previstas para o próximo dia 18, as mudanças na programação da TVE apresentarão ao público sete novos programas. As novidades, anunciadas após o encerramento de outras cinco produções, vêm para modernizar a grade da emissora, segundo o diretor de Programação, Paulo Leônidas. A alteração deve garantir que mais 25% da programação sejam destinados à produção local, o que faria da TV pública a emissora com maior produção local no Estado.
Entre as novidades, a TVE aposta em novos modelos de programa de entrevistas, faixa de longas-metragens e uma nova linha de shows. Atração já conhecida dos telespectadores, o Jornal da TVE 1ª edição ganhará mais tempo, levando ao ar uma hora de conteúdo. Os programas Radar e Viva Bem também passarão por mudanças e terão novos apresentadores. O conteúdo jornalístico também é reforçado por acordo firmado com 11 emissoras do Interior, que diariamente colaboram com matérias produzidas com o olhar do Interior.
Segundo o diretor de Programação, a gestão atual se baseia em dois pilares principais: protagonismo e interiorização de conteúdo. É a partir deles que a TVE decidiu por adequar parte de seu conteúdo, com o encerramento de alguns programas. Desde janeiro, a emissora analisou dados de audiência para verificar como seu conteúdo se relacionava com o público.
De acordo com Leônidas, alguns programas, embora muito respeitados, não tinham audiência. Este fator, somado a questões técnicas e encerramentos contratuais, foi considerado na decisão de colocar fim aos programas. "Tínhamos uma análise de 120 dias de audiência e fizemos uma avaliação criteriosa da programação, ouvimos o quadro da Fundação, que tem ótimos profissionais. Estamos renovando alguns programas para revitalizar a TVE", afirmou.
Ele acrescenta que, atualmente, a TVE abrange um público potencial de 6,5 milhões de pessoas em todo o Estado e conta com 38 retransmissoras, o que faz do canal o segundo maior em cobertura no Rio Grande do Sul. Em alguns momentos, a emissora, segundo Leônidas, alcança o segundo e o terceiro lugar em Ibope. "A TV pública tem que ter conteúdo social, mas também o respaldo da audiência", argumenta.
Dos 11 apresentadores contratados, apenas quatro permanecem na emissora. Leônidas também fez questão de frisar que dos 40 cargos em comissão disponíveis para a emissora, metade foi preenchido. Os demais foram ocupados por funcionários da casa, que assumiram cargos de coordenadores e chefes de setor. Todas as modificações serão apresentadas ao Conselho Deliberativo da Fundação Piratini no próximo dia 11 e aos profissionais da emissora, em 15 do mesmo mês.

Comentários