Pesquisador francês Patrick Charaudeau palestra na Feevale

Autor da teoria da Semiolinguística ministrará conferência na segunda-feira

Patrick Charaudeau | Crédito: Foca Lisboa/UFMG
Criador da teoria da Semiolinguística, o pesquisador francês Patrick Charaudeau ministra conferência na Universidade Feevale, na segunda-feira, 1º. O professor falará sobre "Linguagem, identidade e cultura: uma relação paradoxal", em evento comemorativo à implantação do doutorado em Processos e Manifestações Culturais. O evento, gratuito e aberto a acadêmicos e comunidade, acontece às 20h, no auditório do prédio Multicolor, no Campus II da instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).
Patrick Charaudeau é professor emérito da Universidade de Paris-Nord (Paris 13), diretor-fundador do Centro de Análise de Discurso (CAD) e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique  (CNRS). Seus temas de pesquisa abrangem a teoria do discurso, gêneros discursivos, processos de comunicação, identidade cultural e imaginário social, didática do ensino de línguas, entre outros. Charaudeau é responsável pelo desenvolvimento da teoria da Semiolinguística do discurso e autor de livros como "Discurso das mídias", "Linguagem e discurso" e "Discurso político".
Na palestra, Charaudeau relacionará a importância da linguagem para a construção da identidade, a partir de quatro perguntas fundamentais: Quem julga a identidade de alguém? A identidade é individual ou coletiva? De onde vem a identidade cultural? A identidade resulta da natureza ou da cultura? Com essas questões, procurará descrever o mecanismo de construção identitária com seu duplo movimento atração e rejeição, e seus efeitos sociais. "A atividade de linguagem é, de algum modo, uma garantia de liberdade do indivíduo como possibilidade de interrogação e análise em relação ao outro e a si mesmo e como possibilidade de controle de nossos afetos", afirma.
A vinda do professor Charaudeau ao Rio Grande do Sul é resultado de uma parceria entre o programa de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Feevale, com coordenação da professora Juracy Saraiva, e a Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

Comentários