TVE retoma parceria com TV Cultura e apresenta novos programas

Emissora terá novidades nas produções locais e no telejornalismo a partir do dia 18

Começa na segunda-feira, 18, a nova programação da TVE. Sete produções locais devem entrar na grade: quatro programas musicais, duas séries de documentários e uma de entrevistas. As mudanças ainda envolvem logos, cenários e a parceria com emissoras do interior do Estado e redes internacionais de televisão. Além da transmissão de conteúdos da TV Brasil, o convênio com a TV Cultura de São Paulo será retomado.
A faixa das 20h nos dias de semana, com exceção das quartas-feiras, será ocupada pelas produções musicais. O programa "Obra Prima" será dedicado à música erudita, e irá ao ar nas segundas-feiras. Nas terças-feiras, o É Show trará MPB e outros gêneros acústicos. Nas quintas, É Geral terá o melhor do samba de raiz e do pagode. Sonzeira, nas sextas-feiras, focará no rock e outros estilos contemporâneos.
O programa Faces irá ao ar nas noites de quinta, às 22h30, com um novo formato de levar conteúdo ao público. A atração não terá apresentador, deixando o entrevistado livre para contar a sua trajetória profissional e pessoal. Também estreiam as séries de documentários Rumos, produção da Fundação Itaú Cultural, e China Cultura e Modernidade, produzido pela TV Pública asiática. A TVE já é a maior produtora de conteúdos locais no Estado e, com a nova grade, sua produção terá um incremento de mais 15%.
Além das novas produções, atrações consagradas como Estação Cultura, Radar, Viva Bem e Galpão Nativo foram revitalizadas. O Estação Cultura, apresentado de segunda a sexta, às 11h30, passa a ter dois apresentadores: Newton Silva, que já comandava a atração, e Domício Grillo. O Radar, exibido de segunda a sexta, às 18h, passa a ser comandando por Cristiano Sassá e ganha uma nova versão com os melhores momentos da semana, exibidos no sábado, às 17h.
O médico nutrólogo, especialista em medicina ortomolecular, José Irineu Golbspan assume a apresentação do Viva Bem, segunda às 7h30, que tem como foco a prevenção como prática para a qualidade de vida. Cantor e compositor com mais de 30 anos de carreira, Elton Saldanha assume a apresentação do Galpão Nativo, que passa a ser exibido no domingo, às 8h. No convênio com a TV Cultura, voltam a fazer parte da programação da TVE os programas: Roda Viva, Metrópoles, Cartão Verde. Passam a ser apresentados ainda, episódios inéditos dos programas Viola Minha Viola e Sr. Brasil.
O telejornalismo também terá alterações. O jornalístico Canal Aberto, transmitido às 12h30, terá uma hora de duração com informações factuais, atualidades, entrevistas analisando os fatos mais importantes do dia, previsão do tempo para diversas regiões do Estado, comentários, cultura e esportes. Jornalistas da FM Cultura também se juntarão ao Canal Aberto, com comentários e análises na área cultural. Demétrio Xavier vai falar sobre música latino-americana; Jaqueline Chala, cinema; Luis Dill, literatura; Nara Sarmento, shows.
Dalva Bavaresco e Daniel Vasques serão os apresentadores do Segunda Edição, às 19h30. O jornal, com duração de meia hora, irá mostrar e repercutir os principais fatos do dia. O programa Cidadania terá o seu horário alterado. A partir do dia 18, será exibido pela manhã, de segunda a sexta, a partir das 8h15. O TVE Repórter inédito será transmitido aos domingos às 16h30.

Presidente da Fundação Piratini, Isara Marques, e Marcos Mendonça, da Fundação Roquete Pinto | Crédito: Jair Magri

Presidente da Fundação Piratini, Isara Marques (C), e Marcos Mendonça, da Fundação Padre Anchieta | Crédito: Jair Magri


 

Comentários