Jornalismo gaúcho vence três categorias na regional do Prêmio MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta tarde os vencedores regionais da edição 2015 de seu Prêmio de Jornalismo. Profissionais do Rio Grande do …

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta tarde os vencedores regionais da edição 2015 de seu Prêmio de Jornalismo. Profissionais do Rio Grande do Sul venceram em três das oito categorias: Jornal Impresso, com o Diário Popular; Webjornalismo, com Zero Hora; e Universitário, com trabalho da Unijuí. Concorrentes de Santa Catarina e do Paraná venceram as categorias Revista impressa, Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e Repórter cinematográfico. Há as categorias especiais "Fraudes trabalhistas" e "Prêmio MPT de jornalismo", que será concedido à melhor reportagem entre todas as vitoriosas das categorias nacionais. Os vencedores dos prêmios especiais receberão, cada um, R$ 45 mil, e serão conhecidos em solenidade a ser realizada em Brasília, no próximo dia 14 de agosto.
A disputa compreende duas fases. Na primeira, os trabalhos concorrem ao primeiro lugar por categoria, em cada uma das cinco regiões do Brasil. Na segunda etapa, os campeões regionais disputam a fase nacional com os melhores de cada região, podendo, assim, serem premiados novamente. Em todas as etapas, a seleção das reportagens é realizada por um júri composto por jornalistas convidados e integrantes do MPT. Ao todo, a premiação irá distribuir  R$ 400 mil entre os vencedores. O montante resulta de acordo judicial em ação civil pública proposta pelo MPT. Informações sobre o prêmio podem ser acompanhadas pela  página do Facebook.
As matérias do RS são as seguintes:
Categoria: Jornal impresso
Diário Popular
Inimigos Invisíveis - por Diego Queijo
Reportagem investigativa do Diário Popular - dividida em dois capítulos - traz à tona situação sobre a atividade carbonífera no município de Candiota. Na primeira parte, o texto foi escrito com base em estudo de pesquisadora da UFRGS com funcionários da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Os resultados apontaram efeito genotóxico e mutagênico do carvão em todos os pesquisados. A ação motivou abertura de investigação conjunta do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. Já o segundo aborda a falta de dados sobre a doença e as dúvidas sobre a saúde na comunidade. O Diário Popular revela a dificuldade de relacionar problemas respiratórios dos mineiros devido à ausência de notificação aos órgãos de prevenção e de vigilância.
Categoria: Universitário
O silêncio dos trabalhadores do campo: o envenenamento velado pelo uso de agrotóxicos e a ausência de amparo legal devido ao medo de denunciar - por Carine da Pieve
A UNIJUÍ FM preparou para o Dia do Trabalho uma reportagem especial sobre a realidade da região Noroeste do Rio Grande do Sul quanto ao uso de agrotóxicos pelos trabalhadores do campo, focando na baixa demanda de denúncias sobre as relações de trabalho envolvendo a intoxicação de agricultores. A reportagem fala sobre como o Ministério Público enxerga o agricultor que comete o crime de aplicação, utilização e manuseio de agrotóxicos, o medo dos trabalhadores de serem enquadrados na prática criminal assim como seus empregadores, a impossibilidade de processar o fabricante destes produtos químicos, as denúncias e as notificações de intoxicações na região e o silêncio de quem trabalha no campo e não tem coragem para gritar a sua voz.
A matéria foi ao ar no especial do Dia do Trabalhador na UNIJUÍ FM, 1° de maio de 2015. Também foi publicada na conta do Mixcloud, site oficial (Notícias), Facebook e Twitter. Acesse aqui.
Categoria: Webjornalismo
Os novos imigrantes - por Carlos Roslling e Humberto Trezzi
ZH mostra, nessa reportagem, o novo rosto da migração no país. Em 2010 foram cerca de mil migrantes caribenhos e africanos que pediram refúgio no país. Em 2014, só no primeiro semestre, quase 18 mil. É o mais completo mapeamento feito por jornalistas no Sul do Brasil, quiçá em todo o Brasil, sobre o enraizamento dos novos migrantes caribenhos e africanos.
Zero Hora fez a reportagem em duas etapas - em julho e em agosto. Em ummês de apuração, sendo duas semanas de viagem, ZH viajou para oito municípios que concentram novos migrantes. Retratou os sonhos dos imigrantes, suas motivações, as agruras porque passam na viagem até o Brasil e denunciou os coiotes (intermediários) que promovem tráfico humano em grande escala.?
A reportagem de webjornalismo, com um webdocumentário e fragmentos de vídeo está disponível aqui.
 

Comentários