Em assembleia, jornalistas defendem campanha por aumento real

Categoria decidiu manter a mobilização por reajuste superior à reposição da inflação e pela concessão de outros benefícios

 

Jornalistas pedem reajuste superior à reposição da inflação | Crédito: Bruna Fernanda Suptitz/SindJors

Jornalistas pedem reajuste superior à reposição da inflação | Crédito: Bruna Fernanda Suptitz/SindJors


Jornalistas gaúchos se reuniram em assembleia geral neste sábado, 1º, e decidiram manter a mobilização por aumento real na campanha pelo acordo coletivo da categoria. Com isso, em tratativas com as entidades patronais, o sindicato da categoria deve defender a aprovação da proposta com aumento real de 1,5% para o piso na Capital e no Interior, além da reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período, que é de 8,76%.
Os índices foram sugeridos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) em reunião de negociação. A entidade também indicou a possibilidade de pagamento do 1,5% em duas parcelas, sendo a primeira parte referente a 1º de junho, data-base da categoria, e a segunda incorporada em janeiro, a exemplo do praticado no acordo deste ano com os profissionais da comunicação de Santa Catarina. "Entendemos que apenas o reajuste da inflação não é o suficiente para a categoria, pois já está defasado. Com esta decisão da plenária, seguiremos lutando pela conquista do aumento real na negociação deste ano", destacou o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Milton Simas.
A pauta de reivindicações defendida até o momento também inclui a concessão de benefícios como vale-alimentação, vale-cultura e ampliação da licença-maternidade dos atuais 120 dias para 180 dias. Itens como o auxílio-doença, adicional por viagem, garantia de estabilidade para aposentadoria e licença-remunerada para profissionais que estão concluindo Mestrado ou Doutorado já receberam sinalização positiva por parte das entidades patronais. A próxima rodada da negociação acontece nesta segunda-feira, 3.

Comentários