Repórter fotográfico é detido ao registrar torcidas no Gre-Nal

Wesley Santos foi impedido pela BM de fazer imagens durante a chegada de torcedores à Arena

Imagem registrou conflito entre torcedores | Crédito: Wesley Santos
O repórter fotográfico Wesley Santos foi detido pela Brigada Militar neste domingo, 9, enquanto cobria a chegada das torcidas à Arena do Grêmio, para o Gre-Nal. Wesley registrou uma tentativa de agressão entre torcedores, que acabou dispersada pela BM. Em seguida, um agente da corporação tentou impedi-lo de fazer imagens no local. Identificado com jaleco e carteira da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS) e credencial de imprensa, o fotógrafo se negou a parar de fotografar e acabou algemado e conduzido até a Delegacia de Polícia (4°DP), localizada na própria Arena. Um boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) para abertura de inquérito e investigação dos fatos.
A Arfoc-RS divulgou nota de repúdio ao ato da Brigada Militar, em que afirma que irá apoiar o profissional no que for preciso para que os fatos sejam esclarecidos. "Lembrando que nossa entidade representa todos os profissionais de Imagem, que tem como trabalho registrar fatos e acontecimentos em nosso Estado. Nosso dever é registrar o que é notícia. Nossas imagens são a única forma de expressão que não pode ser calada. Ninguém vai nos cegar", registrou a entidade.
Confira abaixo o relato de Wesley à Arfoc:
Após ver uma correria com cavalos e aparato da Brigada, corri junto com os mesmos em direção ao portão 06, setor oeste do lado externo da Arena do Grêmio. Chegando ao local, percebi uma tentativa de agressão de aproximadamente 10 torcedores do Internacional a um torcedor com camisa do Grêmio. Rapidamente, o tumulto foi dispersado pelo forte aparato da Brigada Militar. Quando visualizava os arquivos registrados, um soldado da BM, de maneira truculenta, abordou-me perguntando por que fazia fotos. Naquele momento eu já estava com jaleco da Arfoc-RS, carteira de associado Arfoc Brasil no pescoço e pulseiras de credenciamento (3), mesmo assim me apresentei como Imprensa. Ele respondeu: "Se continuar fazendo fotos aqui, vou quebrar sua câmera". Naquele momento tomei uma distancia daquele grupo e continuei fazendo fotos, porém o mesmo soldado acompanhado de mais três outros, veio em minha direção e de forma truculenta baixando minha câmera, pediu para acompanhá-lo até uma viatura estacionada aproximadamente 20 metros do local.
Chegando à viatura me deram voz de prisão por "desacato a autoridade".
Fui encaminhado para DPPA dentro da Arena do Grêmio, onde foi lavrado um TC por desacato e após apresentado ao Jecrim. Também foi registrado um BO contra os três soldados da Brigada Militar por tentar impedir o meu trabalho de fotojornalista.
Lamentável os fatos ocorridos. Atos como esse, denigrem a imagem da gloriosa instituição Brigada Militar. Ficam o meu desabafo e indignação. Tentar impedir o trabalho da imprensa é atentar contra o direito da sociedade à informação e, em última análise, à democracia.
Wesley Santos

Comentários