Octo substitui Tvcom a partir de 17 de novembro

Projeto multiplataforma dará à emissora nova programação e modelo de negócio, sem intervalos comerciais

O Grupo RBS definiu a data para efetivar a restruturação da Tvcom. Será em 17 de novembro, quando entrará no ar o Octo, projeto multiplataforma que substituirá a emissora no canal 36 da NET e UHF. A novidade é apresentada como "um pluricanal, que se propõe a desenvolver novas linguagens e padrões para a produção e exibição de conteúdo". Além da televisão, o projeto aposta na integração com canais como site, redes sociais e mobile, e os demais veículos da empresa. Conforme informações obtidas por Coletiva.net, a proposta é fazer do Octo uma alternativa para intensificar o relacionamento de marcas com seus públicos. Para isso, os intervalos comerciais serão extintos e a conversa com o consumidor se dará por meio de conteúdo gerado por marcas.
O projeto vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, em uma iniciativa liderada pelo presidente executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. Diretora de Linguagem e Inovação da organização, Flavia Moraes é quem coordena o trabalho. Com foco em perfis influenciadores, visionários e pragmáticos, a multiplataforma pretende unir o Jornalismo do Grupo RBS a um casting de entretenimento, que contará com 12 novos artistas. Para remuneração, o modelo de negócio aposta em conteúdo nativo, com merchandising, branded content e product placement; projetos especiais com patrocínio; e conteúdo de marca distribuído de forma orgânica na programação.
Para o meio TV, Octo promete uma grade diversificada, organizada por tipos comportamentais. Na segunda-feira, o conteúdo estará voltado a temas como saúde e bem-estar; na terça-feira, conhecimento e trabalho; na quarta, amigos, futebol e traição são as palavras-chaves; a quinta virá ao estilo happy hour; na sexta-feira, festa e jantares; aos sábados, animais, festa, viagens e atividades ao ar livre; no domingo, churrasco, família e futebol nortearão a programação.
Além de Flavia, também estão à frente do projeto Gerson Cruz, responsável pelo desenvolvimento de produto, e Bruno Rodrigues, desenvolvimento de negócios, juntamente com a equipe do SE7 de Inovação e Linguagem. Assim como as demais operações dentro do grupo, Octo segue as premissas do estudo The Communication (R)evolution, mas também adotou seus próprios pilares. São eles: colaboração, geolocalização, inquietação e pluralidade.
Desde o ano passado, a Tvcom sofre com cortes na equipe. Em 2014, quando o Grupo RBS efetuou 130 demissões, o futuro da emissora foi objeto de  questionamento feito ao presidente Eduardo Melzer. À época, o executivo deixara claro que, como está, a emissora não poderia ficar.

Octo_set15

Projeto multiplataforma contempla mobile, redes sociais, TV e demais veículos do grupo | Crédito: Reprodução


Comentários