Profissionais dirigirão workshop de jornalismo investigativo

Humberto Trezzi e Francisco Amorim ensinarão a elaborar pautas com este viés

Francisco Amorim e Humberto Trezzi | Crédito: Reprodução
O campus de Porto Alegre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos irá oferecer o curso de extensão "Técnicas de Jornalismo Investigativo". Entre 21 de novembro e 5 de dezembro, acadêmicos de jornalismo e profissionais graduados serão orientados pelos jornalistas Humberto Trezzi e Francisco Amorim sobre como elaborar pautas com viés investigativo.
O curso será dividido em aulas teóricas e práticas, nas quais os participantes poderão acessar bancos de dados e aprender a buscar, baixar e interpretar as informações. Durante os encontros, cada estudante será atendido individualmente, de acordo com o perfil investigativo que mais lhe interessa.
Entre os conteúdos que serão trabalhados estão jornalismo de dados, que envolve captação e investigação de dados de diversos programas; jornalismo investigativo em coberturas internacionais; planos de contingência, que explica como um repórter pode se manter em segurança durante uma investigação, sem ser flagrado. Nas aulas, Humberto Trezzi e Francisco Amorim também contarão histórias e exemplos de jornalistas investigativos renomados, cuja técnica utilizada será avaliada e ensinada.
O objetivo é desenvolver técnicas que ajudem os participantes a perceber a veracidade de documentos importantes, ou como fazer jornalismo investigativo em uma área desconhecida. Os participantes ganharão uma apostila com as discussões trazidas durante os três encontros. Interessados poderão se inscrever até o dia 20 de novembro.
Mais informações estão disponíveis neste site.

Comentários