Newsletter Farol Jornalismo recorre a financiamento coletivo

Ao completar quatro anos, iniciativa dos jornalistas Moreno Osório e Marcela Donini busca consolidar o boletim

Reprodução

Criado em julho de 2014 como um projeto pessoal dos jornalistas e professores Moreno Osório e Marcela Donini, o Farol Jornalismo lança nesta sexta-feira, 20, uma campanha de financiamento coletivo recorrente, ou seja, que funcionará em forma de assinatura. Com possibilidade dos interessados em doar periodicamente qualquer quantia a partir de R$ 5, a primeira meta é atingir o valor de R$ 1.000, que ajudará a custear um upgrade no MailChimp, sistema de envio da newsletter. O crowdfunding visa a consolidar o boletim, enviado semanalmente, como uma referência para profissionais, estudantes e professores de Jornalismo

A segunda meta é a remuneração de quem produz o conteúdo - além da dupla, a iniciativa conta ainda com a jornalista e professora Lívia Vieira -, levando em conta: média de mercado para o valor da hora, a quantidade de horas utilizadas para a produção de cada edição e o número de pessoas envolvidas no trabalho - em geral duas. O terceiro objetivo é remunerar a produção de uma entrevista mensal e o quarto é o desenvolvimento do site da NFJ para disponibilizar o conteúdo produzido. "Depois de quatro anos e quase 200 edições, acreditamos ter um produto editorial maduro o suficiente. Agora, nosso objetivo é buscar sua sustentação financeira. A campanha é um primeiro passo nesse sentido", afirma Moreno Osório, cofundador do Farol Jornalismo e um dos editores da NFJ.

Enviado toda sexta-feira, o conteúdo aborda os principais temas da área, especialmente em sua interface com a tecnologia, a partir de uma curadoria crítica de links. De acordo com Marcela, a capacidade de síntese é o principal diferencial da newsletter: "Jornalistas trabalham demais e, muitas vezes, esse ritmo torna difícil acompanhar tudo o que anda acontecendo na profissão. Então, resolvemos o problema: a gente lê tudo e depois conta para os nossos colegas, que somam quase 2 mil assinantes, o que é mais relevante, inovador ou curioso".

No site da campanha, o trio registra que decidiu pedir ajuda ao público para possam continuar e ganhar mais qualidade. "Mais do que isso, o Farol Jornalismo quer crescer, indo além da newsletter, e levando as discussões sobre o Jornalismo no Brasil e no mundo a outros formatos, produzindo conteúdo próprio. Também queremos disponibilizar o nosso grande banco de dados com todas as newsletters."

Comentários