Procon orienta consumidores para temporada de liquidações

Órgão dá dicas para comprar com segurança e qualidade, e aproveitar o menor preço.

Com o início do período de liquidações e a abertura do 19º Liquida Porto Alegre, o Procon Porto Alegre alerta os consumidores sobre como questões a se observar para realizar as compras com segurança, qualidade e aproveitar o menor preço. De acordo com o diretor executivo do Procon municipal, Cauê Vieira, mesmo com a perspectiva de preços reduzidos, deve-se efetuar uma pesquisa prévia de preços. "As variações para um mesmo produto podem ser significativas de uma loja para outra", destaca.
No momento da compra, o consumidor deve se certificar de que não está adquirindo mercadorias de procedência duvidosa. Para isso, deve exigir a nota fiscal ou cupom fiscal e o certificado de garantia. É importante ter atenção na hora do pagamento: os fornecedores não podem diferenciar o preço à vista daquele pago com cartão de débito ou cartão de crédito. "Quando ofertado um desconto, este vale também para pagamento com cartão de débito ou de crédito, desde que a dívida seja liquidada em uma única vez", enfatiza Vieira.
Outra dica apontada pelo diretor do Procon é testar o produto na loja para verificar quais as suas condições de uso. Antes de retirar a mercadoria do estabelecimento comercial, certifique-se de que ela está em perfeito estado, sem arranhões ou peças soltas, verificando também se não está faltando nenhum acessório. "Reclamar depois de retirar a mercadoria fragiliza as alegações do consumidor", ressalta. Se o produto for entregue em casa, acrescenta Vieira, deve-se inspecioná-lo cuidadosamente, inclusive a voltagem.
Nas compras realizadas fora da loja física e promovidas pela internet, Correios, telefone ou catálogo, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor prevê que o consumidor tem direito de desistir da compra realizada até sete dias após a entrega da mercadoria, recebendo a quantia desembolsada incluindo as despesas de postagem, mesmo que o produto não apresente defeito. Vieira esclarece, ainda, que o fornecedor não é obrigado a trocar produtos que não apresentem falhas. "O consumidor deve se certificar de antemão se a loja aceita ou não a troca do produto sem defeito", adverte.
Durante o Liquida Porto Alegre, que se estende até 8 de março, o Procon municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, estará promovendo ações de fiscalização nos shoppings da cidade para averiguar possíveis irregularidades cometidas contra os consumidores.

Comentários